Trabalhando com literatura infantil: caminhos possíveis para uma construção identitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/57402 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar e questionar o papel da literatura infantil na relação entre a teoria e a prática na construção da identidade da criança negra no contexto escolar. Em contraponto a crença de que a discriminação e o preconceito não estão inseridos na educação infantil e que neste ambiente não há segregação, nem há material literário que o incentive, este trabalho se torna desafiador e objetiva traçar linhas argumentativas que provoquem mudanças nas práticas pedagógicas da educação infantil na utilização da literatura infantil como formadora das identidades sociais e culturais das crianças, especificamente as negras, nessa fase escolar. O combate ao preconceito está além da agenda política, pois se insere no nível das consciências sociais. A questão étnico-racial é contemplada pela constituição cidadã e aponta para uma luta contínua no combate à desigualdade racial e uma nova agenda na construção da identidade social afirmativa do negro brasileiro. No primeiro tempo da formação escolar da criança na educação infantil a vulnerabilidade é acentuada pela fragilidade da experiência humana em sua cosmovisão de mundo. O que fazer para um despertar das consciências infantis e transformação desta realidade? O que se espera nesta fase da educação infantil para que as crianças percebam, compreendam e valorizem suas diferenças afirmativamente como seu pertencimento racial e construam sua identidade positivamente? Essas questões serão esclarecidas apoiadas no marco legal e no referencial teórico em intercessão com a prática. |
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