A importância da literatura afro-brasileira na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izabel Laurentina Quirino de Lima
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/57831
Resumo: Este trabalho foi realizado por meio da análise de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Contagem e de Belo Horizonte. A proposta foi investigar como a literatura afro-brasileira contribui para a construção da identidade de crianças de quatro anos matriculadas em uma turma de um Centro Municipal de Contagem (CEMEI) e de crianças de um ano matriculadas em uma turma de uma Unidade Municipal de educação Infantil em Belo Horizonte (UMEI). Este estudo foi originário de inquietações, principalmente de como as crianças constroem suas identidades étnico-raciais desde bem pequenas. As leituras, intervenções e reações das crianças em sala e nos demais espaços da escola demonstraram que, para que a criança tenha uma autoimagem positiva, é preciso que aprenda a conviver com a diversidade étnico-racial e com as diferenças entre os indivíduos em nossa sociedade. Torna-se importante considerar que esta criança, quando chega ao ambiente escolar, já teve contato com outras oportunidades de construção de identidade, não cabendo à escola ignorar este fato e sim identificar suas capacidades e habilidades para construírem sua autoimagem respeitando as diversidades étnico-raciais. A observação iniciou-se em maio de 2014 até dezembro de 2015, apoiada nas orientações da Lei 10.639/03 que delibera a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas brasileiras. Durante o desenvolvimento do plano de ação, durante o ano letivo foram feitas observações no ambiente escolar, oportunizando às crianças condições de construírem uma imagem positiva de si.
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