Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hélen dos Santos de Araujo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
Resumo: O presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro?
id UFMG_172eef28948662ab660fb0e266b47e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADRNKM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Raimundo Lisboa da CostaHélen dos Santos de Araujo2019-08-13T18:04:44Z2019-08-13T18:04:44Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKMO presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro?Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSocialização  Educação de crianças  Educação intercultural  Educação Relações etnicas AlteridadeEducação InfantilIdentidadeRelações Étnico RaciaisEducação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhelen_dos_santos_de_ara_jo.pdfapplication/pdf2400995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/1/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf0902049d3ca89c1382ed35ff0357950cMD51TEXThelen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txthelen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain85266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/2/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txte097ed6662266c5c1ee56fc590bda78cMD521843/BUOS-ADRNKM2019-11-14 17:15:57.082oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADRNKMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:15:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
title Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
spellingShingle Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
Hélen dos Santos de Araujo
Alteridade
Educação Infantil
Identidade
Relações Étnico Raciais
Socialização  
Educação de crianças  
Educação intercultural  
Educação Relações etnicas 
title_short Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
title_full Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
title_fullStr Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
title_full_unstemmed Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
title_sort Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
author Hélen dos Santos de Araujo
author_facet Hélen dos Santos de Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Raimundo Lisboa da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hélen dos Santos de Araujo
contributor_str_mv Jose Raimundo Lisboa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade
Educação Infantil
Identidade
Relações Étnico Raciais
topic Alteridade
Educação Infantil
Identidade
Relações Étnico Raciais
Socialização  
Educação de crianças  
Educação intercultural  
Educação Relações etnicas 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Socialização  
Educação de crianças  
Educação intercultural  
Educação Relações etnicas 
description O presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro?
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:04:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/1/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/2/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0902049d3ca89c1382ed35ff0357950c
e097ed6662266c5c1ee56fc590bda78c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589265513250816