Educação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKM |
Resumo: | O presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro? |
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Jose Raimundo Lisboa da CostaHélen dos Santos de Araujo2019-08-13T18:04:44Z2019-08-13T18:04:44Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRNKMO presente trabalho analisou a construção das relações e os afetos no ambiente escolar na educação infantil, com o intuito de fomentar socializações baseadas no respeito às diferenças e na tolerância. A partir da análise do panorama político e social da formação da nação brasileira, diante do paradigma do eurocentrismo impondo modelos e padronizando o mundo conforme seus ditames, e, da propositura da Lei .10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do resgate e valorização da história e cultura afro brasileira, foi levantada a base para a fundamentação teórica deste trabalho. Conceitos de identidade e alteridade foram levantados e aprofundados para engendrar uma metodologia que contemplasse a realidade das crianças que foram atingidas pelo Plano de Ação proposto. Atividades de inteiração, conhecimento e resgate de culturas foram propostas e realizadas no ambiente escolar, sob o grande questionamento: Qual é o papel do professor no processo de formação identitária dos alunos e dos seus afetos a partir do reconhecimento da imagem do outro?Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSocialização Educação de crianças Educação intercultural Educação Relações etnicas AlteridadeEducação InfantilIdentidadeRelações Étnico RaciaisEducação étnico racial e relações de diversidade na infância: dimensões de identidade e alteridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhelen_dos_santos_de_ara_jo.pdfapplication/pdf2400995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/1/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf0902049d3ca89c1382ed35ff0357950cMD51TEXThelen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txthelen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain85266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADRNKM/2/helen_dos_santos_de_ara_jo.pdf.txte097ed6662266c5c1ee56fc590bda78cMD521843/BUOS-ADRNKM2019-11-14 17:15:57.082oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADRNKMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:15:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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