Tragédia dos bens comuns na mobilidade urbana: o caso de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Luiz Vilela de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCMGPM
Resumo: Este trabalho buscou avaliar a possibilidade da tragédia dos bens comuns na mobilidade urbana na Cidade de Belo Horizonte, Brasil. Em resumo, esta tragédia ocorreria se o aumento da utilização do automóvel causasse uma piora na mobilidade, em termos de tempo despendido no trânsito. Em uma descrição mais completa, trata-se de um estudo que avalia se a escolha individual racional de cada cidadão, que opta pelo modo de transporte mais satisfatório para si, pode de alguma forma tornar o resultado pior para todos, caso todos os cidadãos tomem a decisão pelo mesmo critério. Este fenômeno já foi descrito a respeito do compartilhamento de pastos públicos por pastores, cujo resultado inevitável de degradação ambiental é chamado tragédia dos bens comuns, que é um caso especial do Dilema do Prisioneiro; que por sua vez, é um jogo descrito pela Teoria dos Jogos. Na analogia aqui proposta, os bens comuns seriam a malha viária de uma cidade e a decisão a ser tomada pelos indivíduos seria o dilema de utilizar o automóvel ou o ônibus como modo de transporte. O quadro de escolhas e recompensas para esta analogia, visto como um caso do Dilema do Prisioneiro em mobilidade urbana, pode ser considerado pioneiro na literatura. A revisão da bibliografia demonstrou que a utilização do ônibus como uma forma de cooperação que poderia evitar tal tragédia não pode ocorrer em uma cidade grande, onde os viajantes em geral não se conhecem. Utilizando a base de dados de trajetos da Pesquisa Origem e Destino da RMBH de 2012, e por meio de uma metodologia que envolveu a roteirização desses trajetos; além da estimação das velocidades e densidades de veículos nas vias; e do ajuste de um modelo macroscópico de tráfego que permitiu a previsão dos tempos de viagem em situações hipotéticas de tráfego; foi possível comparar os tempos de viagem entre a situação em que todos os viajantes usassem somente o ônibus e a situação em que todos usassem somente o carro. O tempo sob esta segunda situação foi considerado infinito, já que a densidade na região "Centro" durante o horário de pico da tarde atingiria o valor máximo possível. Logo, a conclusão final do trabalho foi a de que a tragédia dos bens comuns é uma possibilidade real em Belo Horizonte. Isto é, a escolha racional de se optar pelo automóvel, por ele ser mais rápido atualmente; se tomada por todos os cidadãos, pode levar paradoxalmente ao aumento do tempo médio de viagem. Isto já era uma proposição da literatura, que ainda não havia sido demonstrada quantitativamente como foi feito neste trabalho. Por conseguinte, este trabalho corroborou estudos anteriores que alertaram a sociedade a respeito dos riscos associados ao aumento do uso dos automóveis nas grandes cidades.
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Este fenômeno já foi descrito a respeito do compartilhamento de pastos públicos por pastores, cujo resultado inevitável de degradação ambiental é chamado tragédia dos bens comuns, que é um caso especial do Dilema do Prisioneiro; que por sua vez, é um jogo descrito pela Teoria dos Jogos. Na analogia aqui proposta, os bens comuns seriam a malha viária de uma cidade e a decisão a ser tomada pelos indivíduos seria o dilema de utilizar o automóvel ou o ônibus como modo de transporte. O quadro de escolhas e recompensas para esta analogia, visto como um caso do Dilema do Prisioneiro em mobilidade urbana, pode ser considerado pioneiro na literatura. A revisão da bibliografia demonstrou que a utilização do ônibus como uma forma de cooperação que poderia evitar tal tragédia não pode ocorrer em uma cidade grande, onde os viajantes em geral não se conhecem. Utilizando a base de dados de trajetos da Pesquisa Origem e Destino da RMBH de 2012, e por meio de uma metodologia que envolveu a roteirização desses trajetos; além da estimação das velocidades e densidades de veículos nas vias; e do ajuste de um modelo macroscópico de tráfego que permitiu a previsão dos tempos de viagem em situações hipotéticas de tráfego; foi possível comparar os tempos de viagem entre a situação em que todos os viajantes usassem somente o ônibus e a situação em que todos usassem somente o carro. O tempo sob esta segunda situação foi considerado infinito, já que a densidade na região "Centro" durante o horário de pico da tarde atingiria o valor máximo possível. Logo, a conclusão final do trabalho foi a de que a tragédia dos bens comuns é uma possibilidade real em Belo Horizonte. Isto é, a escolha racional de se optar pelo automóvel, por ele ser mais rápido atualmente; se tomada por todos os cidadãos, pode levar paradoxalmente ao aumento do tempo médio de viagem. Isto já era uma proposição da literatura, que ainda não havia sido demonstrada quantitativamente como foi feito neste trabalho. Por conseguinte, este trabalho corroborou estudos anteriores que alertaram a sociedade a respeito dos riscos associados ao aumento do uso dos automóveis nas grandes cidades.This work has sought to evaluate the possibility of the tragedy of the commons in urban mobility in the City of Belo Horizonte, Brazil. In short, this tragedy would occur if the increased car use worse the mobility in terms of time spent in traffic. More completely, it is a study assessing whether the rational individual choice of each citizen choosing the most satisfactory mode of transportation for himself or herself, can somehow effect a result worse for all, that is, if all citizens make the decision by the same criterion. A similar phenomenon had formerly been described regarding the sharing of public ground pastures by certain pastoralists, a sharing whose inevitable environmental degradation result falls into the tragedy of the commons predicate. The latter is a special instance of the Prisoner's Dilemma conception, a game described in Theory of Games. According to the analogy or application proposed here, commons is the road network of a city; and the decision to be made by individuals would concern the dilemma of using either car or bus as their mode of transportation. The chart of choices and rewards for this analogy, seen as a case of the Prisoner's Dilemma in urban mobility, can be considered a pioneer in the literature. Incidentally, the literature reviewed hereby, shows that using buses as a form of cooperation which cooperation if feasible could avoid the tragedy cannot take place in a large city, where travelers generally do not know each other. Using the route database of the Research of Origin and Destination of RMBH 2012, and through a methodology that involved the routing of riding courses; and the estimation of road speeds and densities; the adjustment of a macroscopic traffic model allowing the prediction of traveling clocked times in hypothetical traffic situations; it was possible to compare traveling times, to compare the one situation in which all travelers used only the bus and the another situation in which everyone only used car. The time under this second situation was considered infinite, since the downtown density during afternoon rush or peak hour would reach the maximum value possible. Therefore, the final conclusion of the work is that tragedy of common goods is a real possibility in Belo Horizonte. That is, the rational choice to opt for car because it is faster nowadays; if taken by all citizens, can paradoxically lead to an increase in average traveling time. This has been a proposition of the source literature, but it had not yet been demonstrated quantitatively, as was done in the present work. In this way, this work corroborated previous studies warning society about the risks associated with the increasing use of automobiles in large cities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÔnibusMobilidade urbana Belo Horizonte (MG)Bem comumTransportesAutomóveisÔnibusMobilidade urbanaTragédia dos bens comunsAutomóvelTragédia dos bens comuns na mobilidade urbana: o caso de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ricardo_castro___a_tragedia_dos_bens_comuns_na_mobilidade__urbana.pdfapplication/pdf4673778https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCMGPM/1/dissertacao_ricardo_castro___a_tragedia_dos_bens_comuns_na_mobilidade__urbana.pdf15cb9b80827f9103c4b60b5f066feddcMD51TEXTdissertacao_ricardo_castro___a_tragedia_dos_bens_comuns_na_mobilidade__urbana.pdf.txtdissertacao_ricardo_castro___a_tragedia_dos_bens_comuns_na_mobilidade__urbana.pdf.txtExtracted texttext/plain405220https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCMGPM/2/dissertacao_ricardo_castro___a_tragedia_dos_bens_comuns_na_mobilidade__urbana.pdf.txt1d753b9107fb28ec3e648b9c9b18ddd9MD521843/RAOA-BCMGPM2019-11-14 15:44:55.044oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BCMGPMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:44:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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