As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinthia Fernandes Matias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42108
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor.
id UFMG_1831723e1fe842417b21bb809c63bf5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42108
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Aleixo dos Reishttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800Elise Barbara PittengerValdir ClaudinoJessé Máximo Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9984865248472929Cinthia Fernandes Matias2022-05-31T14:04:21Z2022-05-31T14:04:21Z2021-12-13http://hdl.handle.net/1843/42108O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor.The objective of this work is to present a study of the composer Mozart Camargo Guarnieri’s Sonatas for cello and piano, as well as proposing suggestions that enphasize the expressive content of the Sonata N.3. As a foundation for this study, Guarnieri’s evolution as a composer is considered and his three cello sonatas are related to his three compositional phases. Furthermore, private classes were held with cellist Antonio Lauro Del Claro, to whom Sonata N.3 was dedicated and who was present in the realization of Guarnieri’s sonatas for cello and piano. These classes with Del Claro were used to reflect on and record the composer’s intentions and inspirations, as described in the cellist’s memories of their shared experiences throughout the process of creating the sonatas. Biographical sources are used to trace the influences that were important to the compositional process of the work. Finally, this study proposes to support a performance that is coherent with the composer’s intentions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica para violonceloGuarnieri, Carmargo, 1907-1993SonatasMúsica para pianoSonata para violoncelo de Camargo GuarnieriMúsica brasileira para violoncelo e pianoAntonio Lauro Del ClaroAs sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3M.C Guarnieri's Sonatas for cello and piano, in context: technical-interpretative aspects of Sonata N.3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAs sonatas para violoncelo e piano de M C Guarnieri_ em contexto_aspectos técnico_interpretativos da Sonata n3.pdfAs sonatas para violoncelo e piano de M C Guarnieri_ em contexto_aspectos técnico_interpretativos da Sonata n3.pdfapplication/pdf3155009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/3/As%20sonatas%20para%20violoncelo%20e%20piano%20de%20M%20C%20Guarnieri_%20em%20contexto_aspectos%20t%c3%a9cnico_interpretativos%20da%20Sonata%20n3.pdf8287f0f4b8b77dfaad178f23e44302b8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/4/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/421082022-05-31 11:04:21.435oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-31T14:04:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv M.C Guarnieri's Sonatas for cello and piano, in context: technical-interpretative aspects of Sonata N.3
title As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
spellingShingle As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
Cinthia Fernandes Matias
Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri
Música brasileira para violoncelo e piano
Antonio Lauro Del Claro
Música para violoncelo
Guarnieri, Carmargo, 1907-1993
Sonatas
Música para piano
title_short As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
title_full As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
title_fullStr As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
title_full_unstemmed As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
title_sort As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
author Cinthia Fernandes Matias
author_facet Cinthia Fernandes Matias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Aleixo dos Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5317178599045800
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Elise Barbara Pittenger
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valdir Claudino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jessé Máximo Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9984865248472929
dc.contributor.author.fl_str_mv Cinthia Fernandes Matias
contributor_str_mv Carlos Aleixo dos Reis
Elise Barbara Pittenger
Valdir Claudino
Jessé Máximo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri
Música brasileira para violoncelo e piano
Antonio Lauro Del Claro
topic Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri
Música brasileira para violoncelo e piano
Antonio Lauro Del Claro
Música para violoncelo
Guarnieri, Carmargo, 1907-1993
Sonatas
Música para piano
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música para violoncelo
Guarnieri, Carmargo, 1907-1993
Sonatas
Música para piano
description O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T14:04:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-31T14:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42108
url http://hdl.handle.net/1843/42108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/3/As%20sonatas%20para%20violoncelo%20e%20piano%20de%20M%20C%20Guarnieri_%20em%20contexto_aspectos%20t%c3%a9cnico_interpretativos%20da%20Sonata%20n3.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/4/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8287f0f4b8b77dfaad178f23e44302b8
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676764340027392