As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/42108 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor. |
id |
UFMG_1831723e1fe842417b21bb809c63bf5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/42108 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Aleixo dos Reishttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800Elise Barbara PittengerValdir ClaudinoJessé Máximo Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9984865248472929Cinthia Fernandes Matias2022-05-31T14:04:21Z2022-05-31T14:04:21Z2021-12-13http://hdl.handle.net/1843/42108O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor.The objective of this work is to present a study of the composer Mozart Camargo Guarnieri’s Sonatas for cello and piano, as well as proposing suggestions that enphasize the expressive content of the Sonata N.3. As a foundation for this study, Guarnieri’s evolution as a composer is considered and his three cello sonatas are related to his three compositional phases. Furthermore, private classes were held with cellist Antonio Lauro Del Claro, to whom Sonata N.3 was dedicated and who was present in the realization of Guarnieri’s sonatas for cello and piano. These classes with Del Claro were used to reflect on and record the composer’s intentions and inspirations, as described in the cellist’s memories of their shared experiences throughout the process of creating the sonatas. Biographical sources are used to trace the influences that were important to the compositional process of the work. Finally, this study proposes to support a performance that is coherent with the composer’s intentions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica para violonceloGuarnieri, Carmargo, 1907-1993SonatasMúsica para pianoSonata para violoncelo de Camargo GuarnieriMúsica brasileira para violoncelo e pianoAntonio Lauro Del ClaroAs sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3M.C Guarnieri's Sonatas for cello and piano, in context: technical-interpretative aspects of Sonata N.3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAs sonatas para violoncelo e piano de M C Guarnieri_ em contexto_aspectos técnico_interpretativos da Sonata n3.pdfAs sonatas para violoncelo e piano de M C Guarnieri_ em contexto_aspectos técnico_interpretativos da Sonata n3.pdfapplication/pdf3155009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/3/As%20sonatas%20para%20violoncelo%20e%20piano%20de%20M%20C%20Guarnieri_%20em%20contexto_aspectos%20t%c3%a9cnico_interpretativos%20da%20Sonata%20n3.pdf8287f0f4b8b77dfaad178f23e44302b8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/4/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/421082022-05-31 11:04:21.435oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-31T14:04:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
M.C Guarnieri's Sonatas for cello and piano, in context: technical-interpretative aspects of Sonata N.3 |
title |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
spellingShingle |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 Cinthia Fernandes Matias Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri Música brasileira para violoncelo e piano Antonio Lauro Del Claro Música para violoncelo Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 Sonatas Música para piano |
title_short |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
title_full |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
title_fullStr |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
title_full_unstemmed |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
title_sort |
As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
author |
Cinthia Fernandes Matias |
author_facet |
Cinthia Fernandes Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5317178599045800 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Elise Barbara Pittenger |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Valdir Claudino |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jessé Máximo Pereira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9984865248472929 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cinthia Fernandes Matias |
contributor_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis Elise Barbara Pittenger Valdir Claudino Jessé Máximo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri Música brasileira para violoncelo e piano Antonio Lauro Del Claro |
topic |
Sonata para violoncelo de Camargo Guarnieri Música brasileira para violoncelo e piano Antonio Lauro Del Claro Música para violoncelo Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 Sonatas Música para piano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música para violoncelo Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 Sonatas Música para piano |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-31T14:04:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-31T14:04:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/42108 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/42108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/3/As%20sonatas%20para%20violoncelo%20e%20piano%20de%20M%20C%20Guarnieri_%20em%20contexto_aspectos%20t%c3%a9cnico_interpretativos%20da%20Sonata%20n3.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/4/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42108/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8287f0f4b8b77dfaad178f23e44302b8 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589281714798592 |