Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UVGHG |
Resumo: | Este trabalho é um ensaio biográfico sobre a atriz e escritora mineira Maria Lysia Corrêa de Araújo (1921-2012) que produziu uma literatura diversificada, apresentando um conjunto de composição literária em variados gêneros como a crítica teatral, a crônica, o romance e o conto. A artista foi frequentemente inserida pela crítica na estética do chamado realismo fantástico ou realismo mágico e sua produção insere-se no contexto brasileiro de uma conturbada pós-modernidade das décadas de 50, 60 e 70 do século XX, momento que faz aflorar no país uma produção próxima da literatura hispano-americana que lhe é contemporânea, escritas circundadas por governos autoritários e violentos. Além disso, como atriz, esteve presente em montagens expressivas à época, sendo premiada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Em sua vida artística, itinerou por várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte participando de grupos teatrais importantes como o Arena, o Oficina, a Cia Maria-Della Costa, a Cia. Tônia-Autran, entre outras. Trabalhou com diretores como José Celso Martinez, Augusto Boal, Alfredo Mesquita, além de encenar peças de conteúdos ideológicos profundos em uma época de silenciamento e repressão. Através de uma metodologia atravessada pelo conceito das passagens benjaminianas, as fisionomias do fragmento, das citações, dos resquícios, enfim, toda uma gama do residual investe ao material biográfico a possibilidade de constituição da história de uma vida. A partir desse conjunto, pretende-se realizar um ensaio biográfico que possa abarcar as facetas múltiplas da existência da artista, estendendo-a também a uma memória heterobiográfica, que possibilite compreender os espaços biográficos nos quais se insere a existência de Lysia de Araújo, sua arte e sua escrita |
id |
UFMG_185a7aaab7f2885f4b5d7f0d90ee1165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UVGHG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Reinaldo Martiniano MarquesLeda Maria MartinsSabrina Sedlmayer PintoAudemaro Taranto GoulartAlberto Ferreira da Rocha JúniorHeleniara Amorim Moura2019-08-10T21:33:40Z2019-08-10T21:33:40Z2015-03-20http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UVGHGEste trabalho é um ensaio biográfico sobre a atriz e escritora mineira Maria Lysia Corrêa de Araújo (1921-2012) que produziu uma literatura diversificada, apresentando um conjunto de composição literária em variados gêneros como a crítica teatral, a crônica, o romance e o conto. A artista foi frequentemente inserida pela crítica na estética do chamado realismo fantástico ou realismo mágico e sua produção insere-se no contexto brasileiro de uma conturbada pós-modernidade das décadas de 50, 60 e 70 do século XX, momento que faz aflorar no país uma produção próxima da literatura hispano-americana que lhe é contemporânea, escritas circundadas por governos autoritários e violentos. Além disso, como atriz, esteve presente em montagens expressivas à época, sendo premiada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Em sua vida artística, itinerou por várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte participando de grupos teatrais importantes como o Arena, o Oficina, a Cia Maria-Della Costa, a Cia. Tônia-Autran, entre outras. Trabalhou com diretores como José Celso Martinez, Augusto Boal, Alfredo Mesquita, além de encenar peças de conteúdos ideológicos profundos em uma época de silenciamento e repressão. Através de uma metodologia atravessada pelo conceito das passagens benjaminianas, as fisionomias do fragmento, das citações, dos resquícios, enfim, toda uma gama do residual investe ao material biográfico a possibilidade de constituição da história de uma vida. A partir desse conjunto, pretende-se realizar um ensaio biográfico que possa abarcar as facetas múltiplas da existência da artista, estendendo-a também a uma memória heterobiográfica, que possibilite compreender os espaços biográficos nos quais se insere a existência de Lysia de Araújo, sua arte e sua escritaThis work is a biographical essay about the actress and writer Maria Lysia Correa de Araujo (1921-2012) who produced a diverse literature, presenting a set of literary composition (in a variety of) genres such as theater critics, chronic, novel and short stories. This artist was often inserted in the (critical) aesthetics called fantastic realism or magical realism and her production is part of the Brazilian disturbed postmodernism context from the 50s, 60s and 70s XX century, at this moment it brings out a production close to the next generation of Spanish American literature in the country, which is contemporary, written surrounded by authoritarian and violent governments. Furthermore, as an actress, she was present at expressive art assemblies and the School of Dramatic Art of São Paulo awarded her. In her artistic life, she lived for a short time in various cities like São Paulo, Rio de Janeiro, Recife and Belo Horizonte participating in important theater groups such as Arena, Oficina, Cia Maria Della Costa, Cia Tônia Autran, among others. She worked with directors like José Celso Martinez, Augusto Boal, Alfredo Mesquita, while enacting pieces of deep ideological content in a period of silence and repression. Through a methodology straddles the concept of Benjamin in 'Passagen-werk', the faces of the fragment, quote, the remains, finally, a whole range of residual invests biographical material to the possibility of formation of a life story. From this set, we intend to conduct a biographical essay that can encompass multiple facets of the artist's existence, also extending it to a heterobiography memory, which allows us to understand the biographical spaces in which it takes the existence of Lysia de Araújo, her art and her writingUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGArtistas BiografiaTeatro Aspectos politicos Brasil Séc XXEscritoras brasileiras BiografiaTeatro Produção e direção História Séc XXMemóriaAraújo, Maria Lysia Corrêa de BiografiaArte e literaturaFicção brasileira Historia e criticaAraújo, Maria Lysia Corrêa de Crítica e interpretaçãoMaria Lysia de Corrêa AraújopassagensmemóriaPassagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdfapplication/pdf8212264https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UVGHG/1/ppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdfc66f307831756e5c3625598814b00365MD51TEXTppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdf.txtppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdf.txtExtracted texttext/plain653948https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UVGHG/2/ppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdf.txt28eae22915a80bbd80359b83503fb427MD521843/ECAP-9UVGHG2019-11-14 06:38:14.278oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UVGHGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
title |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
spellingShingle |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo Heleniara Amorim Moura Maria Lysia de Corrêa Araújo passagens memória Artistas Biografia Teatro Aspectos politicos Brasil Séc XX Escritoras brasileiras Biografia Teatro Produção e direção História Séc XX Memória Araújo, Maria Lysia Corrêa de Biografia Arte e literatura Ficção brasileira Historia e critica Araújo, Maria Lysia Corrêa de Crítica e interpretação |
title_short |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
title_full |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
title_fullStr |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
title_full_unstemmed |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
title_sort |
Passagens da memória: ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo |
author |
Heleniara Amorim Moura |
author_facet |
Heleniara Amorim Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leda Maria Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sabrina Sedlmayer Pinto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Audemaro Taranto Goulart |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Alberto Ferreira da Rocha Júnior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heleniara Amorim Moura |
contributor_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques Leda Maria Martins Sabrina Sedlmayer Pinto Audemaro Taranto Goulart Alberto Ferreira da Rocha Júnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maria Lysia de Corrêa Araújo passagens memória |
topic |
Maria Lysia de Corrêa Araújo passagens memória Artistas Biografia Teatro Aspectos politicos Brasil Séc XX Escritoras brasileiras Biografia Teatro Produção e direção História Séc XX Memória Araújo, Maria Lysia Corrêa de Biografia Arte e literatura Ficção brasileira Historia e critica Araújo, Maria Lysia Corrêa de Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artistas Biografia Teatro Aspectos politicos Brasil Séc XX Escritoras brasileiras Biografia Teatro Produção e direção História Séc XX Memória Araújo, Maria Lysia Corrêa de Biografia Arte e literatura Ficção brasileira Historia e critica Araújo, Maria Lysia Corrêa de Crítica e interpretação |
description |
Este trabalho é um ensaio biográfico sobre a atriz e escritora mineira Maria Lysia Corrêa de Araújo (1921-2012) que produziu uma literatura diversificada, apresentando um conjunto de composição literária em variados gêneros como a crítica teatral, a crônica, o romance e o conto. A artista foi frequentemente inserida pela crítica na estética do chamado realismo fantástico ou realismo mágico e sua produção insere-se no contexto brasileiro de uma conturbada pós-modernidade das décadas de 50, 60 e 70 do século XX, momento que faz aflorar no país uma produção próxima da literatura hispano-americana que lhe é contemporânea, escritas circundadas por governos autoritários e violentos. Além disso, como atriz, esteve presente em montagens expressivas à época, sendo premiada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Em sua vida artística, itinerou por várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte participando de grupos teatrais importantes como o Arena, o Oficina, a Cia Maria-Della Costa, a Cia. Tônia-Autran, entre outras. Trabalhou com diretores como José Celso Martinez, Augusto Boal, Alfredo Mesquita, além de encenar peças de conteúdos ideológicos profundos em uma época de silenciamento e repressão. Através de uma metodologia atravessada pelo conceito das passagens benjaminianas, as fisionomias do fragmento, das citações, dos resquícios, enfim, toda uma gama do residual investe ao material biográfico a possibilidade de constituição da história de uma vida. A partir desse conjunto, pretende-se realizar um ensaio biográfico que possa abarcar as facetas múltiplas da existência da artista, estendendo-a também a uma memória heterobiográfica, que possibilite compreender os espaços biográficos nos quais se insere a existência de Lysia de Araújo, sua arte e sua escrita |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T21:33:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T21:33:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UVGHG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UVGHG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UVGHG/1/ppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UVGHG/2/ppgestudosliterarios_heleniaraamorimmoura_tesedoutorado_versaodefinitivaabril201_5.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c66f307831756e5c3625598814b00365 28eae22915a80bbd80359b83503fb427 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589196538970112 |