Os nomes italianos em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte e a relação identitária Brasil-Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivan Fagundes Batista
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEKZH
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mapear e analisar os nomes italianos em estabelecimentos comerciais da cidade de Belo Horizonte quer possuam significante total ou parcial desse idioma. A intenção é descobrir o que leva os comerciantes a colocarem nomes com esse tipo de constituição em seus estabelecimentos, assim, contribuindo para o campo maior que investiga as relações identitárias Brasil-Itália. Os dados foram coletados principalmente na região da Savassi, mas também se estenderem por meio de uma busca randômica pela cidade. Esses nomes levantados passaram por análises de cunho gráfico, sintático e semântico, a fim de localizarmos os tipos de desvios que apresentavam. Além disso, questionários foram aplicados aos proprietários das lojas com a intenção de fornecerem dados que nos levassem a compreender melhor suas motivações. Percebeu-se que os desvios nos nomes chegavam a quase ¾ do número total analisado e que a italianidade presente nas práticas dos comerciantes é ampla, entretanto de caráter superficial. Aliado a isso, foi possível também notar que a relação atual que a Itália apresenta com a cidade e com o Estado de Minas Gerais acende, nas classes privilegiadas, esse substrato de italianidade.
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