Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago da Cunha Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53281
Resumo: O presente estudo tem como enfoque o pintor português Antônio Rodrigues Bello, que atuou na região de Cachoeira do Campo por volta de 1750. Este pintor executou no teto da Capela-mor da Matriz de Nazaré uma antiquíssima quadratura, que se enquadra documentalmente e morfologicamente dentre as mais antigas da região, além de uma série de outras obras por todo o templo. Neste sentido, este estudo aprofunda-se sobre a produção deste pintor no referido templo de Cachoeira do Campo, inicialmente investigando aspectos da referida quadratura por ele executada, hoje encoberta por uma nova camada pictórica, e posteriormente analisando-a e comparando-a a outras quadraturas existentes na região, em especial aquelas existentes na Capela de bom Jesus das Flores do Taquaral, em Ouro Preto, a qual acredita-se que possa ter relação direta com sua produção.As quadraturas analisadas neste estudo, em conjunto, demonstram a predominância de um determinado método compositivo na região de Vila Rica durante a primeira metade do século XVIII, que por se distanciarem de soluções tratadísticas preestabelecidas, indicam para a adoção de soluções próprias, que podem fornecer indícios do cerne da produção das pinturas em perspectiva em minas Gerais.
id UFMG_18899fd5626d1e483071b0e299852299
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53281
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Magno Moraes Mellohttp://lattes.cnpq.br/5493721457619980Liszt Viana NetoMateus RosadaAlex Fernandes Bohrerhttp://lattes.cnpq.br/6836121606922844Tiago da Cunha Rosa2023-05-14T13:41:09Z2023-05-14T13:41:09Z2022-12-14http://hdl.handle.net/1843/53281O presente estudo tem como enfoque o pintor português Antônio Rodrigues Bello, que atuou na região de Cachoeira do Campo por volta de 1750. Este pintor executou no teto da Capela-mor da Matriz de Nazaré uma antiquíssima quadratura, que se enquadra documentalmente e morfologicamente dentre as mais antigas da região, além de uma série de outras obras por todo o templo. Neste sentido, este estudo aprofunda-se sobre a produção deste pintor no referido templo de Cachoeira do Campo, inicialmente investigando aspectos da referida quadratura por ele executada, hoje encoberta por uma nova camada pictórica, e posteriormente analisando-a e comparando-a a outras quadraturas existentes na região, em especial aquelas existentes na Capela de bom Jesus das Flores do Taquaral, em Ouro Preto, a qual acredita-se que possa ter relação direta com sua produção.As quadraturas analisadas neste estudo, em conjunto, demonstram a predominância de um determinado método compositivo na região de Vila Rica durante a primeira metade do século XVIII, que por se distanciarem de soluções tratadísticas preestabelecidas, indicam para a adoção de soluções próprias, que podem fornecer indícios do cerne da produção das pinturas em perspectiva em minas Gerais.This study focuses on the Portuguese painter Antônio Rodrigues Bello, who worked in the region of Cachoeira do Campo, a village of Ouro Preto, around the year of 1750. This painter performed an ancient quadratura painting on the ceiling of the Capela-mor da Matriz de Nazaré, which is documented and morphologically framed among the oldest ones in the region, besides a series of other works throughout the temple.In this sense, this study delves into the painter’s work of art in the Cachoeira do Campo’s temple by initially investigating aspects of the aforementioned quadratura carried out by him, which is, currently, covered by a new pictorial layer, and, afterward, by analyzing and comparing it to other quadraturas in the region, especially those in the Capela de Bom Jesus das Flores do Taquaral, in Ouro Preto, which is believed to be directly related to his work.The quadraturas hereby analyzed, demonstrate, together, the predominance of a certain compositional method in the region of Vila Rica during the first half of the 18th century, which, since they distance from pre-established treaty solutions, they indicate the adoption of their own. These solutions might provide evidence of the core of the perspective paintings work in Minas Gerais.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAHistória - TesesBello, Antonio RodriguesPintura - TesesAntônio Rodrigues BelloArtistas coloniais mineirosPintura em perspectivaQuadraturaAntônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53281/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALTIAGO DA CUNHA ROSA - DISSERTAÇÃO REVISÃO FINAL - 06 04 2023.pdfTIAGO DA CUNHA ROSA - DISSERTAÇÃO REVISÃO FINAL - 06 04 2023.pdfapplication/pdf16038075https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53281/1/TIAGO%20DA%20CUNHA%20ROSA%20-%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20-%2006%2004%202023.pdf6806e4278979e883cf682e6777b3e62cMD511843/532812023-05-14 10:41:09.484oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-14T13:41:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
title Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
spellingShingle Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
Tiago da Cunha Rosa
Antônio Rodrigues Bello
Artistas coloniais mineiros
Pintura em perspectiva
Quadratura
História - Teses
Bello, Antonio Rodrigues
Pintura - Teses
title_short Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
title_full Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
title_fullStr Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
title_full_unstemmed Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
title_sort Antônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIII
author Tiago da Cunha Rosa
author_facet Tiago da Cunha Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magno Moraes Mello
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5493721457619980
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Liszt Viana Neto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mateus Rosada
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alex Fernandes Bohrer
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6836121606922844
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago da Cunha Rosa
contributor_str_mv Magno Moraes Mello
Liszt Viana Neto
Mateus Rosada
Alex Fernandes Bohrer
dc.subject.por.fl_str_mv Antônio Rodrigues Bello
Artistas coloniais mineiros
Pintura em perspectiva
Quadratura
topic Antônio Rodrigues Bello
Artistas coloniais mineiros
Pintura em perspectiva
Quadratura
História - Teses
Bello, Antonio Rodrigues
Pintura - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História - Teses
Bello, Antonio Rodrigues
Pintura - Teses
description O presente estudo tem como enfoque o pintor português Antônio Rodrigues Bello, que atuou na região de Cachoeira do Campo por volta de 1750. Este pintor executou no teto da Capela-mor da Matriz de Nazaré uma antiquíssima quadratura, que se enquadra documentalmente e morfologicamente dentre as mais antigas da região, além de uma série de outras obras por todo o templo. Neste sentido, este estudo aprofunda-se sobre a produção deste pintor no referido templo de Cachoeira do Campo, inicialmente investigando aspectos da referida quadratura por ele executada, hoje encoberta por uma nova camada pictórica, e posteriormente analisando-a e comparando-a a outras quadraturas existentes na região, em especial aquelas existentes na Capela de bom Jesus das Flores do Taquaral, em Ouro Preto, a qual acredita-se que possa ter relação direta com sua produção.As quadraturas analisadas neste estudo, em conjunto, demonstram a predominância de um determinado método compositivo na região de Vila Rica durante a primeira metade do século XVIII, que por se distanciarem de soluções tratadísticas preestabelecidas, indicam para a adoção de soluções próprias, que podem fornecer indícios do cerne da produção das pinturas em perspectiva em minas Gerais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-14T13:41:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-14T13:41:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53281
url http://hdl.handle.net/1843/53281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53281/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53281/1/TIAGO%20DA%20CUNHA%20ROSA%20-%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20REVIS%c3%83O%20FINAL%20-%2006%2004%202023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
6806e4278979e883cf682e6777b3e62c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589528856821760