Priorização das características de qualidade do transporte público por ônibus sob a ótica dos usuários do transporte individual motorizado: aplicação do método QFD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASAHAX |
Resumo: | Nos últimos anos no Brasil, tem ocorrido um movimento no sentido de priorizar os sistemas de transporte coletivo por ônibus. Parte deste processo deve-se aos problemas de mobilidade enfrentado nos centros urbanos brasileiros (congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição ambiental). Entretanto, a realidade verificada é a queda de atratividade do transporte coletivo, em função da qualidade do serviço ofertado e do crescimento acentuado do transporte individual motorizado (automóveis e motocicletas). Este trabalho tem como objetivo identificar os principais atributos de qualidade do transporte coletivo por ônibus e suas prioridade do ponto de vista dos usuários do transporte individual motorizado do município de Belo Horizonte. Foi conduzida uma Pesquisa de Opinião com esses usuários para atribuir grau de importância aos atributos de qualidade do transporte coletivo, previamente selecionados de acordo com sua recorrência na literatura consultada. O Método de Intervalos Sucessivos possibilitou conferir pesos aos atributos de qualidade apurados na pesquisa. A prioridade dos atributos de qualidade, sob a ótica dos usuários do transporte individual, apresentou esta ordem: tempo de viagem, segurança, conforto, estrutura dos locais de parada, acessibilidade, tarifa, tempo de embarque, sistema de informações e estética dos veículos. Na aplicação do Método de Desdobramento da Função Qualidade QFD foi elaborada uma Matriz de Qualidade cuja correlação permitiu priorizar as características da qualidade, que atendem aos padrões dos usuários consultados. A correlação da Matriz da Qualidade, realizada por especialistas da área de transportes urbanos, resultou em uma lista composta por doze categorias e trinta e quatro características de qualidade do transporte público, ordenadas em função da prioridade conferida pelo público alvo deste estudo. Concluiu-se que a integração física, tempo de espera nos transbordos e a prioridade do transporte coletivo no sistema viário são os itens de maior relevância. Esses itens nortearam a elaboração de um Plano de Melhorias composto por ações e estratégias para promover a qualidade do transporte coletivo. O Plano de Melhorias agrupou as características da qualidade em três níveis de planejamento do transporte: estratégico, tático e operacional. A metodologia desenvolvida mostrou-se aplicavél para o setor de transportes e aos objetivos propostos. O método QFD mostrou-se uma importante ferramenta de planejamento de transporte público para órgãos gestores, que permite analisar e promover melhorias na qualidade do serviço ofertado. |
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Heloisa Maria BarbosaNilson Tadeu Ramos NunesLeandro CardosoLeila Luiza Efigênio Diniz2019-08-10T12:15:48Z2019-08-10T12:15:48Z2017-05-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASAHAXNos últimos anos no Brasil, tem ocorrido um movimento no sentido de priorizar os sistemas de transporte coletivo por ônibus. Parte deste processo deve-se aos problemas de mobilidade enfrentado nos centros urbanos brasileiros (congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição ambiental). Entretanto, a realidade verificada é a queda de atratividade do transporte coletivo, em função da qualidade do serviço ofertado e do crescimento acentuado do transporte individual motorizado (automóveis e motocicletas). Este trabalho tem como objetivo identificar os principais atributos de qualidade do transporte coletivo por ônibus e suas prioridade do ponto de vista dos usuários do transporte individual motorizado do município de Belo Horizonte. 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A correlação da Matriz da Qualidade, realizada por especialistas da área de transportes urbanos, resultou em uma lista composta por doze categorias e trinta e quatro características de qualidade do transporte público, ordenadas em função da prioridade conferida pelo público alvo deste estudo. Concluiu-se que a integração física, tempo de espera nos transbordos e a prioridade do transporte coletivo no sistema viário são os itens de maior relevância. Esses itens nortearam a elaboração de um Plano de Melhorias composto por ações e estratégias para promover a qualidade do transporte coletivo. O Plano de Melhorias agrupou as características da qualidade em três níveis de planejamento do transporte: estratégico, tático e operacional. A metodologia desenvolvida mostrou-se aplicavél para o setor de transportes e aos objetivos propostos. O método QFD mostrou-se uma importante ferramenta de planejamento de transporte público para órgãos gestores, que permite analisar e promover melhorias na qualidade do serviço ofertado.In recent years in Brazil, there has been a movement of prioritization of modes of collective transportation systems by bus. Part of this process is due to the problems of mobility faced in Brazilian urban centers (traffic congestion, traffic accidents and environmental pollution). However, the reality is the fall in the attractiveness of public transport, due to the quality of the service offered and the strong growth of motorized individual transport (automobiles and motorcycles). This work aims to identify the main quality attributes of collective transportation by bus and its priority from the point of view of users of individual transportation in the city of Belo Horizonte. An opinion survey was conducted with these users to assign a degree of importance to the attributes of quality of collective transportation, previously selected according to their recurrence in the literature consulted. The method of successive intervals made it possible to check weights to the attributes of quality obtained in the research. The priority of attributes of quality, from the point of view of individual transport users, presented this order: travel time, safety, comfort, structure of stopping places, accessibility, fare, boarding time, information system and aesthetics of vehicles. In the application of the QFD - Quality Function Deployment Method, a Quality Matrix was developed whose correlation allowed the prioritization of quality characteristics, which meet the standards of the users consulted. The correlation of the Quality Matrix, carried out by specialists in the area of urban transport, resulted in a list composed of twelve categories and thirty four characteristics of quality of public transport, ordered according to the priority given by the target public of this study. It was concluded that the physical integration, waiting time at transhipments and the priority of collective transportation in the road system are the most relevant items. These items guided the elaboration of an Improvement Plan composed of actions and strategies to promote the quality of collective transportation. The Improvement Plan grouped quality characteristics into three levels of transportation planning: strategic, tactical and operational. The methodology developed was applicable for the transport sector and the proposed objectives. The QFD method has proved to be an important public transport planning tool for management bodies, which allows analyzing and promoting improvements in the quality of the service offered.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGeotecniaTransportesTransporte públicoQualidade e Desdobramento da Função Qualidade QFDPriorização das características de qualidade do transporte público por ônibus sob a ótica dos usuários do transporte individual motorizado: aplicação do método QFDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiss_leila_luiza_efigenio_diniz.pdfapplication/pdf1956037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASAHAX/1/diss_leila_luiza_efigenio_diniz.pdfd1e0908f734bf7ea776263df2596f21fMD51TEXTdiss_leila_luiza_efigenio_diniz.pdf.txtdiss_leila_luiza_efigenio_diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain228043https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASAHAX/2/diss_leila_luiza_efigenio_diniz.pdf.txtdbc7101896c9b63df7b4058c014ac2b2MD521843/BUOS-ASAHAX2019-11-14 05:35:17.758oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ASAHAXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:35:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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