Contribuição dos projetos universidade-escola na prática dos professores de química da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5JP5 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições dos projetos Universidade-Escola na melhoria da prática de sala de aula dos professores da Educação Básica participantes desses projetos. Para tanto buscamos identificar as estratégias didáticas usadas pelo professor ao ensinar Química; identificar como e quando o professor se apropriou dessas estratégias; e analisar se a participação do professor nos projetos o auxilia na transformação da sua prática, facilitando a apropriação de tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. Para um olhar mais panorâmico sobre a contribuição dos projetos na formação continuada do professor, utilizamos de um questionário. Ele foi respondido por nove professores participantes de quatro diferentes projetos da UFMG. Com ele, selecionamos duas professoras para investigar as aulas que desenvolvem nas escolas, usando como critério o maior envolvimento com o projeto. Para isso, utilizamos três instrumentos de coleta de dados: filmagem de aulas, caderno de campo e entrevista. Filmamos e analisamos um total de treze aulas, sendo cinco da professora Meire e oito da professora Vanderleia. Para facilitar a análise segmentamos essas aulas em episódios e analisamos cada um deles, buscando aqueles em que havia indícios de apropriação de alguma das tendências contemporâneas de ensino. A análise dos dados revelou que as professoras utilizam algumas estratégias em suas aulas, como facilitadores dos processos de aprendizagem, em consonância com o que tem sido discutido na comunidade especializada. Compreendemos na fala das professoras, durante as entrevistas realizadas, que a participação no projeto auxiliou na apropriação de determinadas estratégias e na ampliação da utilização de algumas outras. Embora as professoras tenham descrito algumas estratégias como sendo sua maneira de ensinar e que já as utilizavam antes de participar dos projetos Universidade/Escola, elas demonstraram mais segurança no trabalho, pois viram a sua forma de trabalho ser validada pela Universidade. Dessa maneira entendemos que os projetos de interação Universidade-Escola têm contribuído para a formação do professor supervisor, auxiliando na melhoria da sua prática, ampliando a apropriação das tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. E mesmo que esse não seja o foco principal dos projetos, acreditamos que a formação continuada do professor supervisor precisa ser um ponto de discussão/reflexão constante nesses projetos, de forma a contribuir para a formação não só do licenciando, mas de todos os envolvidos, como o professor supervisor. |
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Ana Luiza de QuadrosFranciane Cristina Toledo Bastos2019-08-11T04:07:55Z2019-08-11T04:07:55Z2016-07-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5JP5Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições dos projetos Universidade-Escola na melhoria da prática de sala de aula dos professores da Educação Básica participantes desses projetos. Para tanto buscamos identificar as estratégias didáticas usadas pelo professor ao ensinar Química; identificar como e quando o professor se apropriou dessas estratégias; e analisar se a participação do professor nos projetos o auxilia na transformação da sua prática, facilitando a apropriação de tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. Para um olhar mais panorâmico sobre a contribuição dos projetos na formação continuada do professor, utilizamos de um questionário. Ele foi respondido por nove professores participantes de quatro diferentes projetos da UFMG. Com ele, selecionamos duas professoras para investigar as aulas que desenvolvem nas escolas, usando como critério o maior envolvimento com o projeto. Para isso, utilizamos três instrumentos de coleta de dados: filmagem de aulas, caderno de campo e entrevista. Filmamos e analisamos um total de treze aulas, sendo cinco da professora Meire e oito da professora Vanderleia. Para facilitar a análise segmentamos essas aulas em episódios e analisamos cada um deles, buscando aqueles em que havia indícios de apropriação de alguma das tendências contemporâneas de ensino. A análise dos dados revelou que as professoras utilizam algumas estratégias em suas aulas, como facilitadores dos processos de aprendizagem, em consonância com o que tem sido discutido na comunidade especializada. Compreendemos na fala das professoras, durante as entrevistas realizadas, que a participação no projeto auxiliou na apropriação de determinadas estratégias e na ampliação da utilização de algumas outras. Embora as professoras tenham descrito algumas estratégias como sendo sua maneira de ensinar e que já as utilizavam antes de participar dos projetos Universidade/Escola, elas demonstraram mais segurança no trabalho, pois viram a sua forma de trabalho ser validada pela Universidade. Dessa maneira entendemos que os projetos de interação Universidade-Escola têm contribuído para a formação do professor supervisor, auxiliando na melhoria da sua prática, ampliando a apropriação das tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem. E mesmo que esse não seja o foco principal dos projetos, acreditamos que a formação continuada do professor supervisor precisa ser um ponto de discussão/reflexão constante nesses projetos, de forma a contribuir para a formação não só do licenciando, mas de todos os envolvidos, como o professor supervisor.This research aims at analyzing the contribution of the University-School projects to the improving of classroom practices of Basic Education teachers who participate in these projects. Therefore we seek to identify the teaching strategies used by teachers to teach Chemistry as well as how and when the teachers incorporated these strategies, and analyze if the participation of the teachers in the project assists them in the transformation of their practice, facilitating the internalization of teaching and learning contemporary trends. To have a panoramic view of the contribution of the projects to the continuing education of the teacher, we used a questionnaire which was answered by nine participating teachers from four different projects at UFMG. We also selected two teachers to investigate the lessons that they develop at their schools, using as criteria their greater involvement in the projects. For this, we used three data collection instruments: shooted lessons, field notes and interview. We filmed and analyzed a total of thirteen classes, being five of teacher Meire and eight of teacher Vanderleia. To facilitate the analysis of these classes, we segmented them into episodes and analyzed each of them, looking for those that showed evidence of ownership of some teaching and learning contemporary trends. Data analysis revealed that teachers use some strategies in their classes, in line with what has been discussed by the expert community as facilitators of learning processes. From the speech of the teachers during the interviews, we understand that participation in the project helped them absorb certain strategies and expand the use of some others. Although the teachers have described some strategies as "their way of teaching" and reported they had used them before joining the University- School projects, they showed more confidence for they know the way they work is validated by the university. Thus, we understand that the University- School interaction projects have contributed to the formation of the housemasters, helping to improve their practice, increasing the absorbing of contemporary trends in teachingand learning even when this is not the main focus of the projects. We believe that the supervising teachers continuing education needs to be a point of discussion and constant reflection upon these projects in order to contribute to the formation not only of licensed professionals, but of all involved, such as the supervising teacher.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores FormaçãoEducaçãoComunidade e universidadeProfessores de quimicaProfessor supervisorProjetos Universidade-EscolaFormação continuadaContribuição dos projetos universidade-escola na prática dos professores de química da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfranciane_cristina_toledo_duarte.pdfapplication/pdf3587956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5JP5/1/franciane_cristina_toledo_duarte.pdfbcf47744435b1f882091003c7d4931e8MD51TEXTfranciane_cristina_toledo_duarte.pdf.txtfranciane_cristina_toledo_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain288771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5JP5/2/franciane_cristina_toledo_duarte.pdf.txtf19721ad6f9fac09f6420577b305ccc2MD521843/BUOS-AR5JP52019-11-14 07:54:12.847oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5JP5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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