Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria da Penha Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5B
Resumo: A utilização de recursos lúdicos como alternativas pedagógicas ao ensino de química é a principal temática deste trabalho. Além da questão da inserção de atividades lúdicas no ensino é abordada também a importância deste tipo de material didático como meio facilitador da aprendizagem e a sua relevância na melhoria do ensino. A adaptação de jogos tradicionais em jogos específicos, bem como a apresentação de experimentos, a utilização de rótulos de alimentos como fonte de pesquisa, dentre outros, mostram-se recursos úteis para a formação conceitual em Química que, normalmente, são considerados pouco atrativos pelos alunos do ensino médio e estudantes de graduação dos ciclos básicos. A inserção do lúdico contribui significativamente, pois, possui a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensina, proporciona prazer. Além disso, o aluno pode usá-los em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte. Desta maneira, este estudo analisa o potencial destas estratégias pedagógicas e as características que permitem classificá-las como atividade investigativa no ensino de ciências.
id UFMG_197f0ce70b7bfe6bd4e302e41c309fd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AAPM5B
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rita de Cássia Costa TeixeiraFernanda Silva TorresMaria da Penha Lopes2019-08-12T22:56:46Z2019-08-12T22:56:46Z2014-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5BA utilização de recursos lúdicos como alternativas pedagógicas ao ensino de química é a principal temática deste trabalho. Além da questão da inserção de atividades lúdicas no ensino é abordada também a importância deste tipo de material didático como meio facilitador da aprendizagem e a sua relevância na melhoria do ensino. A adaptação de jogos tradicionais em jogos específicos, bem como a apresentação de experimentos, a utilização de rótulos de alimentos como fonte de pesquisa, dentre outros, mostram-se recursos úteis para a formação conceitual em Química que, normalmente, são considerados pouco atrativos pelos alunos do ensino médio e estudantes de graduação dos ciclos básicos. A inserção do lúdico contribui significativamente, pois, possui a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensina, proporciona prazer. Além disso, o aluno pode usá-los em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte. Desta maneira, este estudo analisa o potencial destas estratégias pedagógicas e as características que permitem classificá-las como atividade investigativa no ensino de ciências.The use of playful resources as pedagogical alternatives for teaching Chemistry is the main topic of this work. Besides the insertion of ludic activities in teaching, this work also discusses the importance of this kind of courseware as a facilitator of learning and its relevance in improving education. The adaptation of traditional games into specific ones, as well as the presentation of experiments, the use of food labels, among others, are shown as useful resources for understanding Chemistry concepts which normally are considered uninteresting by high-school students and entry-level college students. The insertion of the ludic contributes significantly because it has the advantage of teaching while being pleasurable. Moreover, the student can use them at home or even in other places where they will be able to learn while playing. Thus, this study analyses the potential of those pedagogical strategies and its characteristics as investigative activities in teaching sciences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos educativosQuímica Ensino médioMaterial didáticoJogosEnsino-aprendizagemQuímicaProcessos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdfapplication/pdf802315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAPM5B/1/maria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf179ec2227fa3d55f74f5acc5c2b57b31MD51TEXTmaria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf.txtmaria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf.txtExtracted texttext/plain52506https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAPM5B/2/maria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf.txtb3551e3a753542887e6f78e316391410MD521843/BUOS-AAPM5B2019-11-14 20:15:06.482oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AAPM5BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
title Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
spellingShingle Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
Maria da Penha Lopes
Jogos
Ensino-aprendizagem
Química
Jogos educativos
Química Ensino médio
Material didático
title_short Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
title_full Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
title_fullStr Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
title_full_unstemmed Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
title_sort Processos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiência
author Maria da Penha Lopes
author_facet Maria da Penha Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernanda Silva Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria da Penha Lopes
contributor_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
Fernanda Silva Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ensino-aprendizagem
Química
topic Jogos
Ensino-aprendizagem
Química
Jogos educativos
Química Ensino médio
Material didático
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos
Química Ensino médio
Material didático
description A utilização de recursos lúdicos como alternativas pedagógicas ao ensino de química é a principal temática deste trabalho. Além da questão da inserção de atividades lúdicas no ensino é abordada também a importância deste tipo de material didático como meio facilitador da aprendizagem e a sua relevância na melhoria do ensino. A adaptação de jogos tradicionais em jogos específicos, bem como a apresentação de experimentos, a utilização de rótulos de alimentos como fonte de pesquisa, dentre outros, mostram-se recursos úteis para a formação conceitual em Química que, normalmente, são considerados pouco atrativos pelos alunos do ensino médio e estudantes de graduação dos ciclos básicos. A inserção do lúdico contribui significativamente, pois, possui a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensina, proporciona prazer. Além disso, o aluno pode usá-los em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte. Desta maneira, este estudo analisa o potencial destas estratégias pedagógicas e as características que permitem classificá-las como atividade investigativa no ensino de ciências.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:56:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5B
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5B
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAPM5B/1/maria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAPM5B/2/maria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 179ec2227fa3d55f74f5acc5c2b57b31
b3551e3a753542887e6f78e316391410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589153058717696