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Marilia AlvesBruna Figueiredo ManzoHeloisa de Carvalho TorresAlexandre de Padua CarrieriAdriane VieiraElana Maria Ramos Freire2019-08-12T23:39:33Z2019-08-12T23:39:33Z2017-02-23http://hdl.handle.net/1843/ANDO-ALHKJWEm um contexto de promoção de melhorias contínuas e segurança dos serviços hospitalares, a Acreditação pela metodologia ONA, tem se destacado dentre os métodos para avaliação da qualidade de organizações de saúde. Apesar da existência de padrões e requisitos para o alcance da Acreditação, cabe a cada instituição elaborar estratégias para atender e manter estes requisitos. Assim, objetivou-se neste estudo, analisar as estratégias gerenciais para promoção de melhorias no cotidiano dos serviços de um hospital e para manutenção da certificação de Acreditado com Excelência. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa realizado em um hospital privado de grande porte, Acreditado com Excelência, localizado na cidade de Belo Horizonte- MG. Participaram da pesquisa, 22 profissionais que atuam na gerência, coordenação e assistência hospitalar, além de profissionais diretamente envolvidos no processo de Acreditação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas utilizando-se roteiro semiestruturado, análise de documentos organizacionais e observação. A análise das entrevistas se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática, utilizando-se como referencial teórico a abordagem de estratégia como prática. Os resultados foram organizados em quatro categorias: O processo de Acreditação no hospital: mudanças e desafios; Estratégias para manutenção da certificação com excelência; Monitoramento e controle das ações para qualidade; e A estratégia na visão dos profissionais e sua importância para manutenção da Acreditação. A primeira categoria aborda a evolução do processo de Acreditação no hospital, que promoveu melhoriasassistenciais, na comunicação, estrutura física, capacitação e envolvimento dos trabalhadores, segurança do paciente e do profissional, dentre outras. Como principais desafios, destaca-se:resistência profissional, obtenção de recursos, rotatividade da enfermagem e mudança de cultura. Na segunda categoria, as estratégias para manutenção da Acreditação identificadasforam: o trabalho cotidiano com os padrões de qualidade, melhorias na comunicação, capacitação de pessoal, auditorias internas e o papel estratégico da Assessoria da Qualidade. Dentre as principais ações para monitoramento das estratégias, destacam-se: o uso deindicadores, avaliações semestrais para a alta direção, satisfação do cliente, monitoramento in loco, auditorias internas e externas. A última categoria abordou à concepção de estratégia pelos profissionais, que esteve atrelada ao planejamento para alcance de resultados e paraimplantação de melhorias, jogo de cintura e implantação prática de ideias. Há interdependência e complementariedade entre as ações e estratégias para qualidade hospitalar. Evidencia-se a importância da comunicação para envolvimento e participação dos funcionários no processo de Acreditação, com disseminação de informações até o níveloperacional. Os treinamentos constantes e as auditorias internas contribuíram para desenvolvimento de pessoal e melhoria dos processos, refletindo no trabalho cotidiano com qualidade e na manutenção da certificação.In a context of promoting continuous improvements and safety of hospital services, Accreditation by the ONA methodology has been outstanding among the methods for evaluating the quality of health organizations. Despite the existence of standards and requirements for the achievement of Accreditation, it is up to each institution to devisestrategies to meet and maintain these requirements. Thus, the objective was to analyze the management strategies to promote continuous improvements in the daily services of a hospital and to maintain the certification of Accredited with Excellence. This is a case study of aqualitative approach carried out in a large private hospital Accredited with Excellence, located in the city of Belo Horizonte, MG. Participated in the research, 22 professionals who work inthe management, coordination and hospital care, as well as professionals directly involved in the Accreditation process. The data were collected through interviews using a semi-structured script, analysis of organizational documents and observation. The analysis of the interviews was done through the technique of "Thematic Content Analysis", using as a theoreticalreference the approach of "strategy as practice". The results were organized into four categories: "The Hospital Accreditation Process: Changes and Challenges", "Strategies for Maintaining Certification of Excellence," "Monitoring and Control of Actions for Quality," and " The strategy in the view of the professionals and their importance for the maintenance of Accreditation". The first category deals with the evolution of the Accreditation process in the hospital, which promoted improvements in communication, physical structure, training and employee involvement, patient and professional safety, among others. As the main challenges, it stands out: professional resistance, obtaining of resources, nursing rotation and change of culture. In the second category, the strategies for maintenance of Accreditation identified were: daily work with quality standards, communication improvements, staff training, internal audits and the strategic role of the Quality Advisor. Among the main actions to monitor the strategies, the following stand out: the use of indicators, half-yearly evaluations for senior management, customer satisfaction, on-site monitoring, internal and external audits. The last category dealt with the understanding of strategy by professionals, which was tied to planning for achievement of results and for implementation of improvements, flexibility and practical implementation of the ideas. There is interdependence and complementarity between the actions and strategies for hospital quality. The importance of communication for employee involvement and participation in the Accreditation process is evidenced, with dissemination of information up to the operational level. Constant training and internal audits have contributed to staff development and process improvement, reflecting quality day-to-day work and certification maintenance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão da QualidadeEstratégiasEnfermagemAcreditação HospitalarQuestionáriosGestão da QualidadeAcreditação HospitalarEnfermagemEstratégias para manutenção do nível de certificação em um hospital Acreditado com Excelênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelana_maria_ramos_freire.pdfapplication/pdf1199539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ALHKJW/1/elana_maria_ramos_freire.pdf93542e2dd14e369d3aa256e672671bdeMD51TEXTelana_maria_ramos_freire.pdf.txtelana_maria_ramos_freire.pdf.txtExtracted texttext/plain409554https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-ALHKJW/2/elana_maria_ramos_freire.pdf.txta7202431999c5cc6d4c252adde221be3MD521843/ANDO-ALHKJW2019-11-14 20:21:41.679oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-ALHKJWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:21:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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