Educação para a democracia: a contribuição da ética do discurso habermasiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DH96 |
Resumo: | A relevância, a consistência e o significado da obra de Habermas, podem ser indicados pelo desenvolvimento de uma teoria da sociedade própria, resultante da tradução empírica de uma intuição filosófica fundamental que consiste na força racionalizadora do entendimento comunicativo, objeto dentre outros trabalhos, de sua obra magna a Teoria do agir comunicativo. Esta idéia inicial ao longo do tempo persistiu determinando a ampliação de seu programa de pesquisa inicial, com o acréscimo de novos elementos. Neste projeto filosófico, envolvido em múltiplos debates e por vezes intensas polêmicas, o desenvolvimento conceitual implicou em algumas mudanças, sem contudo jamais alterar o propósito inabalável de defender um potencial de racionalidade comunicativa historicamente efetivo, contra todas as objeções e dúvidas que queiram intercalar-se. 1 Esta dissertação pretende ser uma leitura de Habermas contextualizada no horizonte do debate educacional onde a partir da Teoria do Agir Comunicativo explicitaremos as articulações da ética do discurso habermasiana com a educação, pensada em dois sentidos: num primeiro e mais amplo, pretendemos tratar das possibilidades ético-discursivas sobre a socialização, produção e reprodução cultural da sociedade; e, em sentido estrito, investigaremos as determinações ético-discursivas sobre os processos de escolarização e de formação da personalidade. |
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