Aprendizagem móvel na formação continuada docente: um olhar sob a perpectiva dos princípios de comunidade de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Alves Soares Veridiano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAPM5V
Resumo: Este trabalho discorre sobre as potencialidades de uso de dispositivos de tecnologia móvel, em especial o aplicativo WhatsApp, na formação continuada de professores de Língua Portuguesa, sob o viés da Aprendizagem Situada (LAVE e WENGER, 1991) concebida pela teoria de Comunidade de Prática (WENGER, 1998). Almeida e Araújo Jr. (2015); Royle et al (2014) e UNESCO (2014) apontam para a necessidade de formação de professores para o uso de dispositivos digitais com fins pedagógicos. Os objetivos são: (1) identificar características de Comunidade de Prática (CoP) e Participação Periférica Legítima durante a formação continuada via WhatsApp; (2) buscar evidências empíricas do potencial de aplicativos móveis, em especial o WhatsApp, para a formação continuada de professores; (3) verificar de que maneira a familiaridade com as funcionalidades dos dispositivos móveis e o aplicativo WhatsApp influencia no processo de participação no curso. Em virtude disso, esta pesquisa, por meio de observação participante e estudo de caso, descritiva interpretativa, tem como contexto um grupo de 45 participantes de um curso de oito semanas, ministrado via WhatsApp Taba Móvel Redigir - para formação continuada de professores de Língua Portuguesa; o conteúdo do curso abordou o uso dos recursos do aplicativo pelo professor e reflexão sobre o uso pedagógico. Os instrumentos de pesquisa são questionário inicial, com a finalidade de esboçar o perfil dos professores participantes do curso, como idade, desenvoltura com dispositivos móveis, etc.; interações entre participantes durante o curso; e questionário final, onde se podem constatar aspectos observados nas interações, bem como, identificar elementos não esclarecidos nos outros meios de investigação. Os resultados indicam que, na situação posta, por meio da observação dos princípios de cultivo de CoP no design do curso e mediação do grupo, ocorreu a emergência de comunidade no grupo Taba Móvel Redigir, bem como testificamos nos dados as dimensões de CoP engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado. Percebemos não haver, nos dados analisados, interferência da familiaridade com dispositivos móveis e a participação no curso. E, também, denotamos pertinência e potencialidade do uso do aplicativo WhatsApp como ambiente de formação docente continuada. Portanto, acreditamos que esta pesquisa traz contribuições para a área de Aprendizagem Móvel ao propor a fomentação de Comunidade de Prática em um grupo organizado no WhatsApp e reflexões do potencial deste aplicativo para aprendizagem; para a área de concepções de aprendizagem ao abordar as noções da teoria social de aprendizagem base de Comunidade de Prática nos termos de Lave e Wenger (1991) e Wenger (1999); e para a área de formação docente continuada ao apresentar conclusões sobre a possibilidade de cursos nos formatos deste estudado no presente trabalho.
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Os objetivos são: (1) identificar características de Comunidade de Prática (CoP) e Participação Periférica Legítima durante a formação continuada via WhatsApp; (2) buscar evidências empíricas do potencial de aplicativos móveis, em especial o WhatsApp, para a formação continuada de professores; (3) verificar de que maneira a familiaridade com as funcionalidades dos dispositivos móveis e o aplicativo WhatsApp influencia no processo de participação no curso. Em virtude disso, esta pesquisa, por meio de observação participante e estudo de caso, descritiva interpretativa, tem como contexto um grupo de 45 participantes de um curso de oito semanas, ministrado via WhatsApp Taba Móvel Redigir - para formação continuada de professores de Língua Portuguesa; o conteúdo do curso abordou o uso dos recursos do aplicativo pelo professor e reflexão sobre o uso pedagógico. Os instrumentos de pesquisa são questionário inicial, com a finalidade de esboçar o perfil dos professores participantes do curso, como idade, desenvoltura com dispositivos móveis, etc.; interações entre participantes durante o curso; e questionário final, onde se podem constatar aspectos observados nas interações, bem como, identificar elementos não esclarecidos nos outros meios de investigação. Os resultados indicam que, na situação posta, por meio da observação dos princípios de cultivo de CoP no design do curso e mediação do grupo, ocorreu a emergência de comunidade no grupo Taba Móvel Redigir, bem como testificamos nos dados as dimensões de CoP engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado. Percebemos não haver, nos dados analisados, interferência da familiaridade com dispositivos móveis e a participação no curso. E, também, denotamos pertinência e potencialidade do uso do aplicativo WhatsApp como ambiente de formação docente continuada. Portanto, acreditamos que esta pesquisa traz contribuições para a área de Aprendizagem Móvel ao propor a fomentação de Comunidade de Prática em um grupo organizado no WhatsApp e reflexões do potencial deste aplicativo para aprendizagem; para a área de concepções de aprendizagem ao abordar as noções da teoria social de aprendizagem base de Comunidade de Prática nos termos de Lave e Wenger (1991) e Wenger (1999); e para a área de formação docente continuada ao apresentar conclusões sobre a possibilidade de cursos nos formatos deste estudado no presente trabalho.This study discusses the potentialities of using mobile technology devices, especially the WhatsApp application, in the professional development of Portuguese language teachers, under the Situated Learning (LAVE e WENGER, 1991) Communities of Practice (WENGER, 1998). Almeida and Araújo Jr. (2015); Royle et al (2014) and UNESCO (2014) point to the need for teacher training for the use of digital devices for educational purposes. The objectives are: (1) to identify characteristics of Community of Practice (CoP) and Legitimate Peripheral Participation during professional development via WhatsApp; (2) to seek empirical evidence of the potential of mobile applications, especially WhatsApp, for professional development of teachers; (3) check how familiarity with the features of mobile devices and the WhatsApp application influences the course participation process. Therefore, this research, through participant observation and case study, descriptive interpretive, has as context a group of 45 participants from an eight - week course, taught via WhatsApp - Taba Móvel Redigir - for the professional development of Portuguese language teachers; the content of the course addressed the use of the resources by the teacher and reflection on the pedagogical use. The research instruments are initial questionnaire, with the purpose of outlining the profile of the teachers participating in the course, such as age, resourcefulness with mobile devices, etc .; interactions between participants during the course; and final questionnaire, where one can verify observed aspects in the interactions, as well as, identify elements not clarified in the other means of investigation. The results indicate that, in the situation posed, by observing the principles of cultivation of CoP in the design of the course and mediation of the group, the Community of Practice emerged in the group Taba Móvel Redigir, because there were traces of mutual engagement, joint enterprise and shared repertoire. We noticed that, in the analyzed data, there was no interference from familiarity with mobile devices and participation in the course. And we also denote pertinence and potentiality of using the WhatsApp application as a professional development environment. Therefore, we believe that this research brings contributions to the area of Mobile Learning by proposing the fostering of Community of Practice in a group organized in WhatsApp and reflections of the potential of this app for learning; for the area of learning conceptions when approaching the notions of social learning theory - the basis of Community of Practice in terms of Lave and Wenger (1991) and Wenger (1999); and to the area of professional development when presenting conclusions about the possibility of courses in the formats discussed in this work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Formação de professoresAplicativos móveisAprendizagem MetodologiaTecnologia educacionalcomunidade de práticaaprendizagem móvelformação de professoresAprendizagem móvel na formação continuada docente: um olhar sob a perpectiva dos princípios de comunidade de práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1967m.pdfapplication/pdf2402983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAPM5V/1/1967m.pdfe32ea3b2597ca57d81dae74dedaa4487MD51TEXT1967m.pdf.txt1967m.pdf.txtExtracted texttext/plain329428https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAPM5V/2/1967m.pdf.txtf08cad4ea018cfe063335f736e3b7533MD521843/LETR-BAPM5V2019-11-14 05:43:59.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAPM5VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:43:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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