Escolarização da leitura no ensino primário de Minas Gerais (1906-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karina Klinke
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5T6F6P
Resumo: O trabalho tem como objetivo compreender o lugar que a leitura ocupou nas três primeiras décadas do ensino graduado em Minas Gerais: de que modo as formas de ler foram gestadas dentro do projeto pedagógico deste modelo de ensino, como se produziu uma cultura escolar do gosto pela leitura e de que forma este processo de escolarização atendeu, ou não, às finalidades maiores da educação. Na pesquisa foram utilizadas como principais fontes textos oficiais prescritivos de como e de o quê deveria ser lido na escola graduada: discursos políticos, leis, ordens, decretos, instruções, circulares, os programas, os métodos, os exercícios etc. Nos relatórios de inspeção e direção e alguns depoimentos de professoras, de alunos e alunas, existentes na Revista do Ensino, foram encontradas nuances sobre como e o quê se lia, de fato, nas escolas primárias mineiras. Os prefácios dos livros de leitura adotados apontaram os acordos e desacordos do campo editorial. As fontes coletadas foram sendo cruzadas ao longo da pesquisa, a partir de determinadas categorias, algumas das quais definidas a priori (como a de geração) e outras emergentes do contato com o próprio material empírico ou com a bibliografia sobre o tema (como as de escola graduada e escola de um único mestre, espaço e tempo, método da palavra e da sentença, leitura mecânica e corrente, oral e silenciosa, livros para crianças). Os estudos sobre história cultural, da leitura e das disciplinas escolares, as discussões em torno da biblioteca escolar, as pesquisas que se detêm no ensino graduado, na escolarização de saberes, os métodos de ensino, a literatura infantil e os trabalhos referentes à relação entre leitura oral e silenciosa nortearam, teórica e metodologicamente, a investigação. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, composta de dois capítulos, é enfocada a implantação do ensino graduado no Estado de Minas Gerais a partir, principalmente, da análise das determinações oficiais de como ele deveria se estruturar: a busca de uma uniformidade do ensino para todo o Estado, a conformação dos espaços criados para a leitura nos Grupos Escolares e a organização do tempo de ler na escola. Na segunda parte da tese, composta de três capítulos, busca-se conhecer os conflitos internos construídos principalmente no campo educacional, com alguns apontamentos sobre o campo editorial, sobre o quê e como se lia no ensino graduado, através da análise das mudanças e das continuidades do processo de escolarização da leitura e da escrita, das representações de leitura para crianças, de como este modelo escolar construiu seus próprios tipos de ensino da leitura e as habilidades da leitura corrente e de como se buscou atingir as finalidades educacionais, ou seja, porquê a leitura ser escolarizada desta forma. A pesquisa mostra que para atender às finalidades maiores da educação neste período proporcionar uma educação integral de um maior número de crianças, para que toda a população fosse civilizada a fim de se conquistar uma unidade nacional, que encaminhasse o País para o progresso e a modernidade o ensino simultâneo da leitura com a escrita assumiu a função social de preparar as crianças para serem leitoras de bons livros, ou seja, aqueles considerados como capazes de moralizar e instruir, em um primeiro momento, e também divertir e recrear, em um segundo momento. Identificam-se, desta forma, as convergências e divergências do processo de escolarização da leitura e da escrita e como essas influenciaram a produção e distribuição de livros para crianças, ao mesmo tempo em que esta produção influenciou as prescrições de leitura, criando-se cânones de leitura escolar.
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Na pesquisa foram utilizadas como principais fontes textos oficiais prescritivos de como e de o quê deveria ser lido na escola graduada: discursos políticos, leis, ordens, decretos, instruções, circulares, os programas, os métodos, os exercícios etc. Nos relatórios de inspeção e direção e alguns depoimentos de professoras, de alunos e alunas, existentes na Revista do Ensino, foram encontradas nuances sobre como e o quê se lia, de fato, nas escolas primárias mineiras. Os prefácios dos livros de leitura adotados apontaram os acordos e desacordos do campo editorial. As fontes coletadas foram sendo cruzadas ao longo da pesquisa, a partir de determinadas categorias, algumas das quais definidas a priori (como a de geração) e outras emergentes do contato com o próprio material empírico ou com a bibliografia sobre o tema (como as de escola graduada e escola de um único mestre, espaço e tempo, método da palavra e da sentença, leitura mecânica e corrente, oral e silenciosa, livros para crianças). Os estudos sobre história cultural, da leitura e das disciplinas escolares, as discussões em torno da biblioteca escolar, as pesquisas que se detêm no ensino graduado, na escolarização de saberes, os métodos de ensino, a literatura infantil e os trabalhos referentes à relação entre leitura oral e silenciosa nortearam, teórica e metodologicamente, a investigação. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, composta de dois capítulos, é enfocada a implantação do ensino graduado no Estado de Minas Gerais a partir, principalmente, da análise das determinações oficiais de como ele deveria se estruturar: a busca de uma uniformidade do ensino para todo o Estado, a conformação dos espaços criados para a leitura nos Grupos Escolares e a organização do tempo de ler na escola. Na segunda parte da tese, composta de três capítulos, busca-se conhecer os conflitos internos construídos principalmente no campo educacional, com alguns apontamentos sobre o campo editorial, sobre o quê e como se lia no ensino graduado, através da análise das mudanças e das continuidades do processo de escolarização da leitura e da escrita, das representações de leitura para crianças, de como este modelo escolar construiu seus próprios tipos de ensino da leitura e as habilidades da leitura corrente e de como se buscou atingir as finalidades educacionais, ou seja, porquê a leitura ser escolarizada desta forma. A pesquisa mostra que para atender às finalidades maiores da educação neste período proporcionar uma educação integral de um maior número de crianças, para que toda a população fosse civilizada a fim de se conquistar uma unidade nacional, que encaminhasse o País para o progresso e a modernidade o ensino simultâneo da leitura com a escrita assumiu a função social de preparar as crianças para serem leitoras de bons livros, ou seja, aqueles considerados como capazes de moralizar e instruir, em um primeiro momento, e também divertir e recrear, em um segundo momento. Identificam-se, desta forma, as convergências e divergências do processo de escolarização da leitura e da escrita e como essas influenciaram a produção e distribuição de livros para crianças, ao mesmo tempo em que esta produção influenciou as prescrições de leitura, criando-se cânones de leitura escolar.L´objectif de ce travail est de comprendre la place que la lecture a occupé dans les trois premières décades de l´enseignement gradué à Minas Gerais: de quel façon les formes de lire ont été élaborées dans le projet pédagogique de ce modèle d´enseignement, comment s´est produite une culture scolaire du goût pour la lecture et de quel forme ce procédé de scolarisation a atatteint ou non les finalités les plus hautes de l´éducation. Dans la recherche ont été employées, como des sources principales, des textes officiels prescritifs sur comment et quoi devrait être lû dans la école graduée: des discours politiques, des lois, des ordres, des decrets, des instructions, des circulaires, les programmes, les méthodes, les exercices etc. Dans les rappots d´inspection et direction et dans quelques témoignages de professeurs, d´élèves existants dans la Revista do Ensino, des nuances ont eté trouvées sur comment et quoi était lû, en fait, dans les écoles fondamentales de Minas. Les préfaces des livres de lecture adoptés ont pointé vers les accords et désaccords du champ éditorial. Les sources récueillies ont été croisées tout au long de la recherche, à partir de certaines catégories, quelques-unes définies a priori (comme celles de génération) et d´autres émergeant du contact avec le matériel empirique ou avec la bibliographie sur le thème (comme celles de l´école graduée et de l´école de instituteur, d´espace et temps, la méthode de la parole et de la sentence, lecture mécanique et courante, orale et silencieuse, des livres pour les enfants). Les études sur l´histoire culturelle, sur la lecture et les disciplines scolaires, les discussions autour de la bibliothèque scolaire, les méthodes d´enseignement, la littérature infantine et les travaux se reportant aux relations entre la lecture orale et silencieuse ont conduit la théorie et la métodologie de l´investigation. Le travail est divisé en deux parties. Dans la première, composée de deux chapitres, met l´accent sur l´impantation de l´enseignement gradué dans la province de Minas Gerais à partir , surtout, des analyses des déterminations oficielles à propos du comment il devrait se structurer: la quête d´une uniformité de l´enseignement pour toute la province, la conformation des espaces créés pour la lecture des écoles fondamentales et l´organisation du temps de lire dans l´école. Dans la seconde partie de la thèse, composée de trois chapitres, on cherche à connaître les conflits internes engendrés surtout dans le domaine éducationnel, avec quelques notes sur le champ éditorial, sur quoi et comment on lisait dans l´enseignement gradué, atravers l´analyse des changements et des continuités du procès de scolarisation de la lecture et de l´écriture, des représentations de la lecture pour les enfants, comment ce modèle scolaire a construit ses propres types d´enseignement de la lecture et les habilités de la lecture courante et comment on a éssayé d´atteindre les finalités scolaires, ou bien, pourquoi la scolarizacion de la lecture. La recherche a montré que pour atteindre les finalités primordiales de l´éducation proportionner une éducation intégrale à un numéro le plus grand possible d´enfants, pour que toute la population eût été civilisée afin de conquérir une unité nationale, laquelle eût pu diriger le pays vers le progrès et la modernité la enseignement simultané de la lecture écrite a rempli la fonction sociale de préparer les enfants pour être des lecteurs de bons livres, cést-à-dire, ceux qui sont considérés capables de moraliser et instruire, dans un premier moment, et aussi de divertir et récréer, dans un sécond moment. On identifie, de cette forme, les convergences et le divergences du procès de scolarisation de la lecture et de l´ecriture et comment celles-là ont influencé la production et distribution de livres pour les enfants, en même temps que cette production a influencé les prescriptions de lecture, en créant les canons de lecture scolaire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiblioteca infantilEnsino superior  Leitura  Educação Educação  Historia  Minas Gerais  Sala de aulaLeituraEscolarização da leitura no ensino primário de Minas Gerais (1906-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_karina_kline.pdfapplication/pdf5386443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NSCS-5T6F6P/1/tese_karina_kline.pdfcc99e995ed494c6efa6ec85469192196MD51TEXTtese_karina_kline.pdf.txttese_karina_kline.pdf.txtExtracted texttext/plain571018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NSCS-5T6F6P/2/tese_karina_kline.pdf.txt1e191ead2354b6d6d1172ff5e8a05af1MD521843/NSCS-5T6F6P2019-11-14 10:38:44.045oai:repositorio.ufmg.br:1843/NSCS-5T6F6PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:38:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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