Entre muros: as expectativas e aspirações educacionais em torno de adolescentes em conflito com a lei cumprindo a medida socioeducativa de internação em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zakia Ismail Hachem
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BTHC7
Resumo: O presente trabalho busca captar as aspirações educacionais de adolescentes em conflito com a lei cumprindo medida socioeducativa de internação em Minas Gerais e as expectativas dos profissionais dos centros socioeducativos em torno desses adolescentes. Os conceitos sociológicos sobre a temática expectativas e aspirações foram abordados, assim com a discussão acerca do caráter totalizador dos centros socioeducativos. O marco legal envolvendo os internos em centros de internação foi levantado, assim como estudos já realizados que trataram da escolarização desse público. A partir do levantamento teórico e legal, foram analisadas entrevistas em profundidade coletadas por uma pesquisa desenvolvida pela Fundação João Pinheiro em 2009, tentando articular teoria e prática sobre o problema proposto. De maneira geral, a análise das entrevistas demonstrou que as expectativas de toda a equipe de profissionais estão fortemente associadas à trajetória de vida passada dos internos, marcada por pobreza, abandono escolar e alta defasagem idade-série. Tal verificação é consistente aos achados de Sewell, Haller e Ohrlendorf (1970), que encontraram em seu diagrama grande influência do status socioeconômico de um indivíduo para as expectativas dos outros significantes que os cercam, com consequências diretas na sua performance acadêmica. As entrevistas mostraram que o passado do adolescente tem grande influência na projeção que os profissionais do centro fazem acerca do futuro dos mesmos. Como resultado final, percebeu-se que o maior impeditivo para a materialização das aspirações educacionais dos adolescentes encontra-se fora dos muros.
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