Mecanismos percepto-motores em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade: impacto no desempenho motor e cognitivo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Silva Avelar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BAXJ3Q
Resumo: Os estudos apresentados nesta tese objetivaram investigar alterações nos mecanismos percepto-motores de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) bem como o seu impacto no desempenho de tarefa motora e cognitiva. O primeiro estudo investigou alterações na habilidade perceptual háptica de crianças com TDAH. Especificamente, foi avaliado se estas crianças apresentam diferenças de desempenho em uma tarefa de percepção do comprimento, via tato dinâmico, quando comparadas às crianças com desenvolvimento normal (DN). Em acréscimo, se estas diferenças podem ser explicadas por diferenças nos padrões sutis de flutuações temporais que suportam a extração de informação relevante para o sucesso na percepção de propriedades do objeto, via tato dinâmico. Quarenta e duas crianças (Grupo TDAH: 21; Grupo DN: 21) foram solicitadas a perceber e informar, sem auxílio da visão, o comprimento de hastes que variaram em relação ao tamanho e a magnitude do primeiro momento principal de inércia (I1). Deslocamentos tridimensionais das posições da mão e da haste foram submetidos à Detrended Fluctuation Analysis para estimar as correlações temporais. Modelo de regressão de efeito linear misto foi usado para estimar as contribuições de I1, correlações temporais do movimento exploratório (mão e haste), grupo (TDAH; DN) e as interações entre esses fatores no comprimento percebido (Cp) em cada tentativa da tarefa. Crianças com TDAH apresentaram menor Cp para hastes com maior I1, indicativo de sensibilidade reduzida à informação mecânica que suporta otato dinâmico. Além disso, as correlações temporais moderaram o uso de I1 pelas crianças no Cp. O segundo estudo objetivou investigar o impacto da flexibilidade postural na performance motora e cognitiva de crianças com TDAH. Especificamente, foi avaliado se crianças com TDAH apresentam uma flexibilidade postural reduzida durante a execução de uma tarefa dupla, e ainda, se esta flexibilidade pode explicar as diferenças de performance quando comparadas às crianças com DN. Trinta e quatro crianças (Grupo TDAH: 17; Grupo DN: 17) foram solicitadas a realizar concomitantemente uma tarefa de apontamento recíproco com dois níveis de demanda (menor/maior dificuldade) e a tarefa de 1-back em cima de uma plataforma de força. A trajetória dos deslocamentos do centro de pressão foram submetidas a análise de entropia da amostra em cada condição experimental como operacionalização da flexibilidade postural. Duas análises de regressão testaram separadamente o valor preditivo da flexibilidade postural no desempenho motor e cognitivo dos participantes. Finalmente, análise de cluster agrupou as crianças em relação às variáveis desfecho do presente estudo. Crianças com TDAH apresentaram menor flexibilidade postural e, esta menor flexibilidade, por sua vez, explicou a pior performance motora e cognitiva comparadas às crianças com DN.Além disso, comportamento motor e cognitivo distintos foram verificados nas crianças com TDAH e nas crianças com DN. Os resultados de ambos os estudos indicam que crianças com TDAH apresentam déficits nos mecanismos perceptomotores que suportam a organização da ação, o que auxilia para o entendimento das dificuldades funcionais dessas crianças. Esse conhecimento contribui para ampliar os procedimentos de avaliação e adequar planos de intervenção destinados para essa condição de saúde
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Em acréscimo, se estas diferenças podem ser explicadas por diferenças nos padrões sutis de flutuações temporais que suportam a extração de informação relevante para o sucesso na percepção de propriedades do objeto, via tato dinâmico. Quarenta e duas crianças (Grupo TDAH: 21; Grupo DN: 21) foram solicitadas a perceber e informar, sem auxílio da visão, o comprimento de hastes que variaram em relação ao tamanho e a magnitude do primeiro momento principal de inércia (I1). Deslocamentos tridimensionais das posições da mão e da haste foram submetidos à Detrended Fluctuation Analysis para estimar as correlações temporais. Modelo de regressão de efeito linear misto foi usado para estimar as contribuições de I1, correlações temporais do movimento exploratório (mão e haste), grupo (TDAH; DN) e as interações entre esses fatores no comprimento percebido (Cp) em cada tentativa da tarefa. 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A trajetória dos deslocamentos do centro de pressão foram submetidas a análise de entropia da amostra em cada condição experimental como operacionalização da flexibilidade postural. Duas análises de regressão testaram separadamente o valor preditivo da flexibilidade postural no desempenho motor e cognitivo dos participantes. Finalmente, análise de cluster agrupou as crianças em relação às variáveis desfecho do presente estudo. Crianças com TDAH apresentaram menor flexibilidade postural e, esta menor flexibilidade, por sua vez, explicou a pior performance motora e cognitiva comparadas às crianças com DN.Além disso, comportamento motor e cognitivo distintos foram verificados nas crianças com TDAH e nas crianças com DN. Os resultados de ambos os estudos indicam que crianças com TDAH apresentam déficits nos mecanismos perceptomotores que suportam a organização da ação, o que auxilia para o entendimento das dificuldades funcionais dessas crianças. Esse conhecimento contribui para ampliar os procedimentos de avaliação e adequar planos de intervenção destinados para essa condição de saúdeThe studies presented in this dissertation aimed to investigate deficits in the perceptual-motor mechanisms of children with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) as well as its impact on motor and cognitive task performance. The first study investigated deficits in the perceptual ability of children with ADHD. Specifically, it was evaluated whether these children show differences in performance in perceiving the length by dynamic touch when compared to typical development (TD) children. And yet, if these differences can be explained by differences in the subtle patterns of temporal fluctuations that support the extraction of information relevant to success in the perception of object properties by dynamic touch. Forty-two children (ADHD Group: 21; TD Group: 21) were asked to erceive and inform, without assistance of vision, the length of rods that varied in relation to length and magnitude of the first main moment of inertia (I1). Three-dimensional displacements of hand and rod positions were submitted to Detrended Fluctuation Analysis to estimate trial-by-trial temporal correlations. Linear mixed-effect regression model was used to estimate the contributions of I1, wielding dynamics (fractal scaling of hand and rod), Group (ADHD, TD), and the interactions between these factors to rial-by-trial variations in length reports. Children with ADHD reported shorter length for rods with higher I1, indicative of reduced sensitivity to mechanical information supporting dynamic touch. In addition, temporal correlations in wielding dynamics moderated childrens usage of I1. The second study aimed to investigate the impact of postural flexibility on the motor and cognitive performance of children with ADHD. Specifically, it was evaluated whether children with ADHD had reduced postural flexibility uring the execution of a dual-task, and if this flexibility could explain differences in performance when compared to TD children. Thirty-four children (ADHD group: 17; TD Group: 17) were asked to perform concurrently a reciprocalaiming task with two levels of demand (lower / higher difficulty) and a -back task on a force plate. The displacement of the center of pressure was submitted to Sample Entropy analysis in each experimental condition to measure the postural flexibility. Two linear regression models tested the predictive value of postural flexibility on motor and cognitive performance separately. Finally, cluster analysis characterized the children in relation to the outcome variables of the present study. Children with ADHD had lower postural flexibility, and this lower flexibility, in turn, explained the worse motor and cognitive performance compared to TD children. In addition, different motor and cognitive behaviors were verified in children with ADHD and TD children. The results of both studies indicate that children with ADHD have deficits in the perceptual-motor mechanisms that support the organization of the action, which helps to understand the functional difficulties of these children. This knowledge contributes to broadening the evaluation procedures and adjusting intervention plans for this health condition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeCapacidade motoraCogniçãohápticaTranstorno de déficit de atenção com hiperatividadeFlexibilidade posturalPercepçãoTato dinâmicoDesempenho motorcognitivoDesempenhoMecanismos percepto-motores em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade: impacto no desempenho motor e cognitivo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_bruna_silva_avelar_2019.pdfapplication/pdf5276234https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BAXJ3Q/1/tese_bruna_silva_avelar_2019.pdf29200b532f8b503c577f7b82eea106f1MD51TEXTtese_bruna_silva_avelar_2019.pdf.txttese_bruna_silva_avelar_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain219912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BAXJ3Q/2/tese_bruna_silva_avelar_2019.pdf.txt9368e76a6b401c3970ba4e08d3259d83MD521843/EEFF-BAXJ3Q2019-11-14 10:57:55.612oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BAXJ3QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:57:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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