Sentidos da experiência universitária para jovens bolsistas do ProUni
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96MKCR |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com jovens universitários de camadas populares que se inseriram em uma universidade privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O presente estudo buscou compreender os sentidos dasexperiências universitárias para esses jovens, a partir dos referenciais teóricos da sociologia da juventude e da sociologia da educação. O estudo de cunho qualitativo utilizou como instrumento metodológico as entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados dez estudantes, cinco alunos do curso de psicologia e cinco alunos dos cursos de enge- nharias da PUC Minas, em um espaço temporal de três a seis meses. A escolha metodológica se alicerçou na literatura de Bernard Lahire, em especial, em seu trabalho intitulado Retratos sociológicos. Com o intuito de melhor contextualizar os dados apreendidos, realizou -se uma revisão bibliográfica sobre a escolarização dos jovens, políticas educacionais voltadas para a expansão do ensino médio e superior no Brasil e o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares no ensino superior, bem como análise de dados e documentos provenientes do MEC e IPEA que pudessem contribuir na reflexão sobre os diferentes sentidos atribuídos à experiência universitária. Evidenciou-se que os sentidos da experiência universitária são distintos, variando conforme o sujeito e o contexto. No entanto, as histórias singulares nos permitiram a reflexão a respeito de configurações mais gerais sobre esse novo público que tem se inserido no ensino superior. |
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