Literatura por quê?: os professores e a escolha de livros literários para indicação aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia Mara Pimenta de Almeida Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BADMFK
Resumo: Esta pesquisa, que se situa no campo de estudos da Educação e Linguagem, partiu do objetivo geral de elucidar os critérios pelos quais se orientam professores de Língua Portuguesa atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental ao escolherem títulos literários para a leitura dos seus alunos. Dentre os objetivos específicos, a investigação buscou: conhecer os percursos formativos dos professores participantes como leitores de literatura; investigar a formação acadêmica desses sujeitos, a fim de verificar como/se discussões sobre o ensino de literatura para jovens se fizeram presentes ao longo desse processo; conhecer os contextos de atuação profissional dos investigados, buscando perceber a presença ou não de direcionamentos institucionais para o trabalho com a literatura no 6º ano; identificar os livros e autores que têm sido indicados por esses professores aos estudantes da etapa de escolarização investigada; conhecer modos de circulação do livro literário e práticas escolares promovidas a partir da literatura; investigar práticas de leitura vivenciadas, na atualidade, pelos sujeitos pesquisados. Para atingir os objetivos elencados, realizouse um estudo qualitativo, que, como metodologia de coleta de dados, valeu-se de entrevistas direcionadas por um roteiro semiestruturado. O corpus, composto por um total de onze entrevistas feitas com 9 professores de escolas pertencentes a diferentes redes de ensino de Belo Horizonte, foi analisado à luz da análise de conteúdo, conforme descrita por Bardin (2016). O referencial teórico do estudo é composto, dentre outros autores, por Paulino, Soares, Rosenblatt, Petit, Cosson, Lajolo, Batista e Candido. De modo geral, os resultados apontam para o caráter multifacetado e subjetivo dos processos de escolha de obras literárias investigados. Os dados também revelam que, dentre os critérios pelos quais se orientam os docentes investigados ao escolherem as obras que indicam aos estudantes do 6º ano, destacam-se a adequação ao público leitor e os objetivos de ordem pedagógica, estabelecidos a partir dos currículos escolares. A análise do conjunto de títulos comumente indicados pelos sujeitos ouvidos evidenciou diversas tendências e formas de conceber a literatura juvenil e os seus leitores. Embora, nos discursos obtidos com as entrevistas, a afirmação de que a literatura é, de fato, trabalhada apenas no Ensino Médio (etapa em que ocorre uma sistematização da teoria literária), o estudo demonstrou que diversas propostas de ensino de literatura são, hoje, desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, visando à sedução e à formação de jovens leitores, e sinalizando a necessidade de que o meio acadêmico se dedique, de forma mais enfática, a compreendê-las e discuti-las
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Dentre os objetivos específicos, a investigação buscou: conhecer os percursos formativos dos professores participantes como leitores de literatura; investigar a formação acadêmica desses sujeitos, a fim de verificar como/se discussões sobre o ensino de literatura para jovens se fizeram presentes ao longo desse processo; conhecer os contextos de atuação profissional dos investigados, buscando perceber a presença ou não de direcionamentos institucionais para o trabalho com a literatura no 6º ano; identificar os livros e autores que têm sido indicados por esses professores aos estudantes da etapa de escolarização investigada; conhecer modos de circulação do livro literário e práticas escolares promovidas a partir da literatura; investigar práticas de leitura vivenciadas, na atualidade, pelos sujeitos pesquisados. Para atingir os objetivos elencados, realizouse um estudo qualitativo, que, como metodologia de coleta de dados, valeu-se de entrevistas direcionadas por um roteiro semiestruturado. O corpus, composto por um total de onze entrevistas feitas com 9 professores de escolas pertencentes a diferentes redes de ensino de Belo Horizonte, foi analisado à luz da análise de conteúdo, conforme descrita por Bardin (2016). O referencial teórico do estudo é composto, dentre outros autores, por Paulino, Soares, Rosenblatt, Petit, Cosson, Lajolo, Batista e Candido. De modo geral, os resultados apontam para o caráter multifacetado e subjetivo dos processos de escolha de obras literárias investigados. Os dados também revelam que, dentre os critérios pelos quais se orientam os docentes investigados ao escolherem as obras que indicam aos estudantes do 6º ano, destacam-se a adequação ao público leitor e os objetivos de ordem pedagógica, estabelecidos a partir dos currículos escolares. A análise do conjunto de títulos comumente indicados pelos sujeitos ouvidos evidenciou diversas tendências e formas de conceber a literatura juvenil e os seus leitores. Embora, nos discursos obtidos com as entrevistas, a afirmação de que a literatura é, de fato, trabalhada apenas no Ensino Médio (etapa em que ocorre uma sistematização da teoria literária), o estudo demonstrou que diversas propostas de ensino de literatura são, hoje, desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, visando à sedução e à formação de jovens leitores, e sinalizando a necessidade de que o meio acadêmico se dedique, de forma mais enfática, a compreendê-las e discuti-lasThis research, which is in the field of Education and Language studies, started from the general objective of elucidating the criteria by which acting 6th grade Portuguesespeaking teachers in Middle School guide themselves when selecting literary titles for the reading of their students. Among the specific objectives, the research sought: to know the paths taken by the participating teachers in order to become readers of literature; to investigate the academic background of these subjects, in order to verify how/if discussions about the teaching of literature for the young was present throughout this process; to know the reality of the professional context of the investigated ones, seeking to perceive the presence or not of institutional direction for the work with literature in the 6th grade; to identify the books and authors that have been assigned by these teachers to the students of the studied stage of schooling; to know ways of circulation of the literary book and school activities promoted from the literature; to investigate reading practices that the subjects are currently experiencing. In order to achieve the objectives listed, a qualitative study was carried out, which, as a methodology for data collection, was used for interviews directed by a semistructured script. The corpus, composed of a total of eleven interviews with 9 teachers from schools belonging to different educational networks in Belo Horizonte, was analyzed in light of content analysis, as described by Bardin (2016). The theoretical framework of the study is composed, among other authors, of Paulino, Soares, Rosenblatt, Petit, Cosson, Lajolo, Batista and Candido. In general, the results indicate the multifaceted and subjective character of the processes for choosing literary works investigated. The data also reveal that, among the criteria by which the teachers investigated guide themselves when choosing the works that they assign to the 6th grade, the ones which stand out are: the adequacy to the reading public and the objectives of pedagogical order, established from the school curricula. The analysis of the set of titles commonly used by the subjects heard evidenced several tendencies and ways of conceiving the juvenile literature and its readers. Although, in the speeches collected with the interviews, the statement that literature is, in fact, only worked in High School (the stage in which a systematization of literary theory occurs), the study demonstrated that several proposals of literature teaching are today developed in 6th grade classes in Middle School, aiming at the seduction and the development of young readers, and signaling the need for the academia to dedicate itself more emphatically to understanding and discussing themUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLivros SeleçãoLiteratura infanto-juvenilLetramentoLeitura (Ensino Fundamental)Literatura Estudo e ensino (Ensino Fundamental)Livros e leitura na literaturaLivros AvaliaçãoLivros e leituraLeitura (Ensino Fundamental) Estudo e ensinoLiteratura juvenilCritérios de seleção livrosLeituraEnsino de literaturaEducação literáriaLetramento literárioLiteratura por quê?: os professores e a escolha de livros literários para indicação aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___l_via___revis_o_final.pdfapplication/pdf10835551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADMFK/1/disserta__o___l_via___revis_o_final.pdf12269ed72155555af990141a52d6cc7bMD51TEXTdisserta__o___l_via___revis_o_final.pdf.txtdisserta__o___l_via___revis_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain583211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADMFK/2/disserta__o___l_via___revis_o_final.pdf.txtd13fdd9452a8b39f19b614edd9841fb5MD521843/BUOS-BADMFK2019-11-14 20:50:32.511oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BADMFKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:50:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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