Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilaine Soares Inacio Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAU
Resumo: O objeto desta pesquisa é a relação entre política e educação em Minas Gerais tal como ela é percebida e desenvolvida pelas sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). A multiplicação desses espaços de sociabilidade relaciona-se a dois fenômenos complementares, porém distintos: a difusão do Iluminismo e a configuração de uma esfera pública de poder. A partir de 1831, as agremiações foram mobilizadas pelos liberais moderados, mineiros e brasileiros, tanto para garantir a ordem, a legalidade e o respeito à Constituição quanto para conseguir a adesão ao projeto liberal moderado de Brasil. O engajamento de tais sujeitos no movimento associativo resultou de suas sensibilidades ideológicas e culturais, bem como de encontros anteriores em outros espaços de sociabilidade, tais como as Câmaras Municipais, o Conselho Geral da Província e o jornal O Universal. As associações constituíram-se em importantes espaços de aprendizado político e de formulação e execução de diagnósticos, bem como de projetos individuais e coletivos, que mantiveram uma relação muito próxima com a Constituição do Estado da Nação brasileira. A dinâmica de funcionamento das agremiações e a efetivação de seus projetos político-culturais, entendidos como projetos educativos, apoiaram-se nas bibliotecas, nas festas, nos espetáculos teatrais, na imprensa e na escola. Dentre esses meios mobilizados na execução dos projetos, destacam-se o Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Pública, de Ouro Preto, e a escolarização, que contribuíram ao mesmo tempo para a difusão da Luzes e para a consolidação da monárquica constitucional representativa.
id UFMG_1c742a849ed51c6ab162c537360b38e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NBJAU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoAna Maria de Oliveira GalvaoJosé Gonçalves GondraLuiz Carlos VillaltaMarcilia Rosa PeriottoRosana Areal de CarvalhoMarcilaine Soares Inacio Gomes2019-08-14T05:00:01Z2019-08-14T05:00:01Z2010-05-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAUO objeto desta pesquisa é a relação entre política e educação em Minas Gerais tal como ela é percebida e desenvolvida pelas sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). A multiplicação desses espaços de sociabilidade relaciona-se a dois fenômenos complementares, porém distintos: a difusão do Iluminismo e a configuração de uma esfera pública de poder. A partir de 1831, as agremiações foram mobilizadas pelos liberais moderados, mineiros e brasileiros, tanto para garantir a ordem, a legalidade e o respeito à Constituição quanto para conseguir a adesão ao projeto liberal moderado de Brasil. O engajamento de tais sujeitos no movimento associativo resultou de suas sensibilidades ideológicas e culturais, bem como de encontros anteriores em outros espaços de sociabilidade, tais como as Câmaras Municipais, o Conselho Geral da Província e o jornal O Universal. As associações constituíram-se em importantes espaços de aprendizado político e de formulação e execução de diagnósticos, bem como de projetos individuais e coletivos, que mantiveram uma relação muito próxima com a Constituição do Estado da Nação brasileira. A dinâmica de funcionamento das agremiações e a efetivação de seus projetos político-culturais, entendidos como projetos educativos, apoiaram-se nas bibliotecas, nas festas, nos espetáculos teatrais, na imprensa e na escola. Dentre esses meios mobilizados na execução dos projetos, destacam-se o Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Pública, de Ouro Preto, e a escolarização, que contribuíram ao mesmo tempo para a difusão da Luzes e para a consolidação da monárquica constitucional representativa.Lobject de cette recherche est la relation établie entre la politique et l éducation au Minas Gerais en tenant en compte la façon dont elle est perçue et développée par les societés politiques, littéraires et philanthropiques dans la période de la régence (1831-1840). La multiplication de ces espaces de sociabilité est en rapport avec deux phénomènes complémentaires, mais pour autant différents: la diffusion des Lumières et la configuration d une esphère publique de pouvoir. À partir de 1831 les associations ont été mobilisées par les libérales modérés, mineiros et brésiliens, pour l assurance de lordre, la légalité et le respect à la Constitution aussi bien que pour ladhésion au projet libéral modéré de Brésil. Lengagement de tels sujets au mouvement associatif a été le résultat de leurs sensibilités idéologiques et culturelles aussi bien que des rencontres précédants dans dautres espaces de sociabilités tels que les Chambres Municipales, le Conselho Geral da Província et le journal O Universal. Les associations se sont constituées comme des importantes espaces d apprentissage politique et de la formulation et exécution de diagnostiques, ansi que de projets individuelles et collectifs qui ont conservé une relation bien proche de la Constitution de lÉtat de la Nation Brésilienne. La dynamique de fonctionnement des associations et la mise en oeuvre de leurs projets politiques-culturelles conçus comme des projets éducatifs ont trouvé leur appui sur les bibliothèques, les fêtes, les pièces de théâtre, la presse et lécole. Parmi les moyens mobilisés pour la mise en oeuvre des projets, on peut mettre laccent sur le Jornal da Sociedade Promotora da Instrução Pública, à Ouro Preto, et la scolarisation, qui ont tous contribué, à la fois, pour la diffusion de Lumières et pour la consolidation de la monarchie constitutionnelle représentative.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  Historia  Minas GeraisEducação e estadoEducação  Historia  Sec XIXSociabilidadesHistória da EducaçãoSéculo XIXInstrução públicaEducação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbinder1.pdfapplication/pdf2994213https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBJAU/1/binder1.pdf1924001dbb60e5e2b0d833f2328ad8a6MD51TEXTbinder1.pdf.txtbinder1.pdf.txtExtracted texttext/plain663318https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBJAU/2/binder1.pdf.txt68763ee47ce56d62cf1a58dd3aaa1736MD521843/BUBD-9NBJAU2019-11-14 16:52:02.304oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NBJAURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:52:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
title Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
spellingShingle Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
Marcilaine Soares Inacio Gomes
Sociabilidades
História da Educação
Século XIX
Instrução pública
Educação  Historia  Minas Gerais
Educação e estado
Educação  Historia  Sec XIX
title_short Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
title_full Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
title_fullStr Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
title_full_unstemmed Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
title_sort Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840
author Marcilaine Soares Inacio Gomes
author_facet Marcilaine Soares Inacio Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Gonçalves Gondra
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Carlos Villalta
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcilia Rosa Periotto
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Rosana Areal de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcilaine Soares Inacio Gomes
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Ana Maria de Oliveira Galvao
José Gonçalves Gondra
Luiz Carlos Villalta
Marcilia Rosa Periotto
Rosana Areal de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Sociabilidades
História da Educação
Século XIX
Instrução pública
topic Sociabilidades
História da Educação
Século XIX
Instrução pública
Educação  Historia  Minas Gerais
Educação e estado
Educação  Historia  Sec XIX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação  Historia  Minas Gerais
Educação e estado
Educação  Historia  Sec XIX
description O objeto desta pesquisa é a relação entre política e educação em Minas Gerais tal como ela é percebida e desenvolvida pelas sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). A multiplicação desses espaços de sociabilidade relaciona-se a dois fenômenos complementares, porém distintos: a difusão do Iluminismo e a configuração de uma esfera pública de poder. A partir de 1831, as agremiações foram mobilizadas pelos liberais moderados, mineiros e brasileiros, tanto para garantir a ordem, a legalidade e o respeito à Constituição quanto para conseguir a adesão ao projeto liberal moderado de Brasil. O engajamento de tais sujeitos no movimento associativo resultou de suas sensibilidades ideológicas e culturais, bem como de encontros anteriores em outros espaços de sociabilidade, tais como as Câmaras Municipais, o Conselho Geral da Província e o jornal O Universal. As associações constituíram-se em importantes espaços de aprendizado político e de formulação e execução de diagnósticos, bem como de projetos individuais e coletivos, que mantiveram uma relação muito próxima com a Constituição do Estado da Nação brasileira. A dinâmica de funcionamento das agremiações e a efetivação de seus projetos político-culturais, entendidos como projetos educativos, apoiaram-se nas bibliotecas, nas festas, nos espetáculos teatrais, na imprensa e na escola. Dentre esses meios mobilizados na execução dos projetos, destacam-se o Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Pública, de Ouro Preto, e a escolarização, que contribuíram ao mesmo tempo para a difusão da Luzes e para a consolidação da monárquica constitucional representativa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:00:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAU
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBJAU/1/binder1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBJAU/2/binder1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1924001dbb60e5e2b0d833f2328ad8a6
68763ee47ce56d62cf1a58dd3aaa1736
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589528129110016