Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rachel Tupynambá de Ulhôa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47320
Resumo: O objetivo geral da tese é avaliar a prática musicológica de Francisco Curt Lange (1903-1997) por meio dos seus documentos de pesquisa (bibliografia consultada, correspondência expedida e documentação cartorial), acerca da música em Serro e Diamantina coloniais. O texto está dividido em quatro capítulos independentes, cada um desenvolvendo objetivos específicos, que se articulam progressivamente para chegar à avaliação pretendida. Em cada um dos capítulos são utilizados referenciais pertinentes às questões investigadas, principalmente na perspectiva da musicologia (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), com o auxílio complementar da história, em especial a noção de documento-monumento de Jacques Le Goff (2013) e a escrita de si, desenvolvida por Ângela de Castro Lopes (2004). No primeiro capítulo buscamos compreender a produção bibliográfica acerca da música no período colonial mineiro, entre 1940 e 2021, identificando os principais autores, formatos e categorias. No segundo, visamos reconstruir a cronologia e as especificidades da trajetória de pesquisa de Curt Lange, acerca da prática musical de Serro e Diamantina coloniais, a partir da análise da correspondência entre 1956 e 1986, enviada pelo musicólogo a pessoas diretamente ligadas às referidas localidades, bem como a facilitadores da publicação do resultado de suas pesquisas. No terceiro capítulo buscamos conhecer a bibliografia básica utilizada por Lange, na construção do texto do Livro VIII da Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais dedicado a Vila do Príncipe do Serro Frio e Arraial do Tejuco, destacando os seus principais argumentos, escolhas e ênfases. E, finalmente, no quarto capítulo procuramos atualizar a interpretação dos dados contidos na documentação, referentes à prática musical no Serro e Diamantina coloniais, coletados e acondicionados no Acervo Curt Lange da UFMG - ACL/ UFMG (Série 10 - Subsérie 10.3 - Pastas 10.3.35 e 10.3.39). A tese que adotamos é que Curt Lange escreveu uma história parcial da música em Serro e Diamantina coloniais, focalizando sua interpretação na vida e obra de um único compositor, que considerou comparável aos grandes compositores europeus. Isso limitou a sua visão dos registros das práticas musicais contidas nos documentos cartoriais pesquisados, o que impactou consideravelmente a sua interpretação acerca do lugar social dos músicos “mulatos” do período colonial mineiro. Consideramos que Lobo de Mesquita, sem perda da qualidade estético-musical da sua obra, era um “mulato” que exercia o ofício de músico, estando sujeito ao peso da sua condição de artesão, no contexto da sociedade estamental do período. Em contraposição à visão emancipadora e até glamorosa proposta pelo musicólogo, a reinterpretação dos dados aponta muito mais para uma relação de dependência e subordinação, tanto entre os músicos e as organizações de leigos da época, quanto entre os mesmos e o Senado da Câmara. Adicionalmente, concluímos que a narrativa histórica proposta por Curt Lange não é a única a ser contada, pois encontramos indícios de outras histórias da música em Serro e Diamantina coloniais, que ainda estão por ser investigadas.
id UFMG_1d84ea3204acb5a77a0806fcb8698c03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47320
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edite Maria Oliveira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/5707581316608650Loque Arcanjo JúniorRenato Pereira Torres BorgesPaulo Augusto CastagnaModesto Flávio Chagas Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/3622771587868990Rachel Tupynambá de Ulhôa2022-11-18T18:58:10Z2022-11-18T18:58:10Z2022-06-09http://hdl.handle.net/1843/47320O objetivo geral da tese é avaliar a prática musicológica de Francisco Curt Lange (1903-1997) por meio dos seus documentos de pesquisa (bibliografia consultada, correspondência expedida e documentação cartorial), acerca da música em Serro e Diamantina coloniais. O texto está dividido em quatro capítulos independentes, cada um desenvolvendo objetivos específicos, que se articulam progressivamente para chegar à avaliação pretendida. Em cada um dos capítulos são utilizados referenciais pertinentes às questões investigadas, principalmente na perspectiva da musicologia (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), com o auxílio complementar da história, em especial a noção de documento-monumento de Jacques Le Goff (2013) e a escrita de si, desenvolvida por Ângela de Castro Lopes (2004). No primeiro capítulo buscamos compreender a produção bibliográfica acerca da música no período colonial mineiro, entre 1940 e 2021, identificando os principais autores, formatos e categorias. No segundo, visamos reconstruir a cronologia e as especificidades da trajetória de pesquisa de Curt Lange, acerca da prática musical de Serro e Diamantina coloniais, a partir da análise da correspondência entre 1956 e 1986, enviada pelo musicólogo a pessoas diretamente ligadas às referidas localidades, bem como a facilitadores da publicação do resultado de suas pesquisas. No terceiro capítulo buscamos conhecer a bibliografia básica utilizada por Lange, na construção do texto do Livro VIII da Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais dedicado a Vila do Príncipe do Serro Frio e Arraial do Tejuco, destacando os seus principais argumentos, escolhas e ênfases. E, finalmente, no quarto capítulo procuramos atualizar a interpretação dos dados contidos na documentação, referentes à prática musical no Serro e Diamantina coloniais, coletados e acondicionados no Acervo Curt Lange da UFMG - ACL/ UFMG (Série 10 - Subsérie 10.3 - Pastas 10.3.35 e 10.3.39). A tese que adotamos é que Curt Lange escreveu uma história parcial da música em Serro e Diamantina coloniais, focalizando sua interpretação na vida e obra de um único compositor, que considerou comparável aos grandes compositores europeus. Isso limitou a sua visão dos registros das práticas musicais contidas nos documentos cartoriais pesquisados, o que impactou consideravelmente a sua interpretação acerca do lugar social dos músicos “mulatos” do período colonial mineiro. Consideramos que Lobo de Mesquita, sem perda da qualidade estético-musical da sua obra, era um “mulato” que exercia o ofício de músico, estando sujeito ao peso da sua condição de artesão, no contexto da sociedade estamental do período. Em contraposição à visão emancipadora e até glamorosa proposta pelo musicólogo, a reinterpretação dos dados aponta muito mais para uma relação de dependência e subordinação, tanto entre os músicos e as organizações de leigos da época, quanto entre os mesmos e o Senado da Câmara. Adicionalmente, concluímos que a narrativa histórica proposta por Curt Lange não é a única a ser contada, pois encontramos indícios de outras histórias da música em Serro e Diamantina coloniais, que ainda estão por ser investigadas.The general objective of the dissertation is to evaluate the musicologist practice of Francisco Curt Lange (1903-1997) through his research documents (consulted bibliography, sent correspondence and registry documents), on music in colonial Serro and Diamantina. The text is divided in four independent chapters, so that each chapter develops specific objectives, progressively articulated towards the intended evaluation. Each chapter utilizes references that are pertinent to the matter, mainly on the perspective of musicology (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), with complementary resource of history, especially the concept of monument-document by Jacques Le Goff (2013) and of self-writing, developed by Ângela de Castro Lopes (2004). In the first chapter we seek to understand the bibliography on colonial period Minas music, published between 1940 and 2020, identifying the main authors, formats and categories. In the second chapter, we intend to reconstruct the chronology and specificities of Curt Lange’s research trajectory on musical practice in colonial Serro and Diamantina, based on the analysis of correspondence from 1956 to 1986, sent by the musicologist to people directly connected to the place, as well as facilitators of the publication of his research results. In the third chapter we access the basic bibliography used by Lange when he worked on the text of Book VIII of Collection of History of Music in the General Province of Minas Gerais (Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais) dedicated to Vila do Príncipe do Serro Frio and Arraial do Tejuco, highlighting his main arguments, choices and emphasis. Finally, in the fourth chapter we seek to update the interpretation of data contained in the documents referring to musical practice in colonial Serro and Diamantina, collected and stored in the Curt Lange Archives at UFMG – ACL/UFMG (Series 10 – Subseries 10.3 – Folders 10.3.35 and 10.3.39). The thesis we adopt is that Curt Lange wrote a partial history of music in colonial Serro and Diamantina, while focusing his interpretation on the life and oeuvre of one single compositor, who he considered as comparable to the great European compositors. By doing so, he limited his vision on the register of musical practices contained in the researched registry documents, with considerable impact on his interpretation of the social standing of mixed race musicians in colonial Minas. We consider that Lobo de Mesquita, in no detriment to the aesthetic-musical quality of his oeuvre, was a mixed race person who exerted the office of music, being subjected to the weight of his condition as a craftsman, in the context of class society of the period. Against the emancipating and even glamorous vision proposed by the musicologist, the reinterpretation of data points rather to a relation of dependence and subordination, both among musicians and the layman organizations at the time, as also among the musicians and the Chamber Senate. Furthermore, we conclude that the historical narrative proposed by Curt Lange is not the only one to be told, since we have found indications of other histories of music in colonial Serro and Diamantina, which are still to be investigated.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMusicologiaLange, Francisco Curt, 1903-1997Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de, 1746-1805Serro (MG) - HistóriaDiamantina (MG) - HistóriaMúsica - Minas Gerais - HistóriaMusicologiaMúsica no período colonial mineiroFrancisco Curt LangeJosé Joaquim Emerico Lobo de MesquitaAcervo Curt LangeSerroDiamantinaSerro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt LangeColonial Serro and Diamantina: a review of Curt Lange's musicological practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALSERRO E DIAMANTINA COLONIAIS - UMA RELEITURA DA PRÁTICA MUSICOLÓGICA DE CURT LANGE Rachel Tupynambá de Ulhôa 2022.pdfSERRO E DIAMANTINA COLONIAIS - UMA RELEITURA DA PRÁTICA MUSICOLÓGICA DE CURT LANGE Rachel Tupynambá de Ulhôa 2022.pdfapplication/pdf11345876https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47320/1/SERRO%20E%20DIAMANTINA%20COLONIAIS%20-%20%20UMA%20RELEITURA%20DA%20PR%c3%81TICA%20MUSICOL%c3%93GICA%20DE%20CURT%20LANGE%20Rachel%20Tupynamb%c3%a1%20de%20Ulh%c3%b4a%202022.pdf1c1a7d764214bd9c39d5b6a0aa0251b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47320/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/473202022-11-18 15:58:10.907oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-18T18:58:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Colonial Serro and Diamantina: a review of Curt Lange's musicological practice
title Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
spellingShingle Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
Rachel Tupynambá de Ulhôa
Musicologia
Música no período colonial mineiro
Francisco Curt Lange
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
Acervo Curt Lange
Serro
Diamantina
Musicologia
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de, 1746-1805
Serro (MG) - História
Diamantina (MG) - História
Música - Minas Gerais - História
title_short Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
title_full Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
title_fullStr Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
title_full_unstemmed Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
title_sort Serro e Diamantina coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange
author Rachel Tupynambá de Ulhôa
author_facet Rachel Tupynambá de Ulhôa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edite Maria Oliveira da Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5707581316608650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Loque Arcanjo Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renato Pereira Torres Borges
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paulo Augusto Castagna
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Modesto Flávio Chagas Fonseca
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3622771587868990
dc.contributor.author.fl_str_mv Rachel Tupynambá de Ulhôa
contributor_str_mv Edite Maria Oliveira da Rocha
Loque Arcanjo Júnior
Renato Pereira Torres Borges
Paulo Augusto Castagna
Modesto Flávio Chagas Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Musicologia
Música no período colonial mineiro
Francisco Curt Lange
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
Acervo Curt Lange
Serro
Diamantina
topic Musicologia
Música no período colonial mineiro
Francisco Curt Lange
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita
Acervo Curt Lange
Serro
Diamantina
Musicologia
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de, 1746-1805
Serro (MG) - História
Diamantina (MG) - História
Música - Minas Gerais - História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musicologia
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de, 1746-1805
Serro (MG) - História
Diamantina (MG) - História
Música - Minas Gerais - História
description O objetivo geral da tese é avaliar a prática musicológica de Francisco Curt Lange (1903-1997) por meio dos seus documentos de pesquisa (bibliografia consultada, correspondência expedida e documentação cartorial), acerca da música em Serro e Diamantina coloniais. O texto está dividido em quatro capítulos independentes, cada um desenvolvendo objetivos específicos, que se articulam progressivamente para chegar à avaliação pretendida. Em cada um dos capítulos são utilizados referenciais pertinentes às questões investigadas, principalmente na perspectiva da musicologia (Modesto Flávio Fonseca, 2013 e Paulo Castagna, 2004; 2008a; 2008b), com o auxílio complementar da história, em especial a noção de documento-monumento de Jacques Le Goff (2013) e a escrita de si, desenvolvida por Ângela de Castro Lopes (2004). No primeiro capítulo buscamos compreender a produção bibliográfica acerca da música no período colonial mineiro, entre 1940 e 2021, identificando os principais autores, formatos e categorias. No segundo, visamos reconstruir a cronologia e as especificidades da trajetória de pesquisa de Curt Lange, acerca da prática musical de Serro e Diamantina coloniais, a partir da análise da correspondência entre 1956 e 1986, enviada pelo musicólogo a pessoas diretamente ligadas às referidas localidades, bem como a facilitadores da publicação do resultado de suas pesquisas. No terceiro capítulo buscamos conhecer a bibliografia básica utilizada por Lange, na construção do texto do Livro VIII da Coleção História da música na Capitania Geral de Minas Gerais dedicado a Vila do Príncipe do Serro Frio e Arraial do Tejuco, destacando os seus principais argumentos, escolhas e ênfases. E, finalmente, no quarto capítulo procuramos atualizar a interpretação dos dados contidos na documentação, referentes à prática musical no Serro e Diamantina coloniais, coletados e acondicionados no Acervo Curt Lange da UFMG - ACL/ UFMG (Série 10 - Subsérie 10.3 - Pastas 10.3.35 e 10.3.39). A tese que adotamos é que Curt Lange escreveu uma história parcial da música em Serro e Diamantina coloniais, focalizando sua interpretação na vida e obra de um único compositor, que considerou comparável aos grandes compositores europeus. Isso limitou a sua visão dos registros das práticas musicais contidas nos documentos cartoriais pesquisados, o que impactou consideravelmente a sua interpretação acerca do lugar social dos músicos “mulatos” do período colonial mineiro. Consideramos que Lobo de Mesquita, sem perda da qualidade estético-musical da sua obra, era um “mulato” que exercia o ofício de músico, estando sujeito ao peso da sua condição de artesão, no contexto da sociedade estamental do período. Em contraposição à visão emancipadora e até glamorosa proposta pelo musicólogo, a reinterpretação dos dados aponta muito mais para uma relação de dependência e subordinação, tanto entre os músicos e as organizações de leigos da época, quanto entre os mesmos e o Senado da Câmara. Adicionalmente, concluímos que a narrativa histórica proposta por Curt Lange não é a única a ser contada, pois encontramos indícios de outras histórias da música em Serro e Diamantina coloniais, que ainda estão por ser investigadas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T18:58:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T18:58:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47320
url http://hdl.handle.net/1843/47320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47320/1/SERRO%20E%20DIAMANTINA%20COLONIAIS%20-%20%20UMA%20RELEITURA%20DA%20PR%c3%81TICA%20MUSICOL%c3%93GICA%20DE%20CURT%20LANGE%20Rachel%20Tupynamb%c3%a1%20de%20Ulh%c3%b4a%202022.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47320/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c1a7d764214bd9c39d5b6a0aa0251b6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589147033600000