Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hudson Ditherman Francisco Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/44491
Resumo: Esta pesquisa examina as implicações sociorraciais do termo “mulatismo musical” cunhado pelo musicólogo Francisco Curt Lange. A partir da seleção e análise de algumas de suas publicações (entre os anos 1935 e 1979), abordo quatro importantes concepções que atravessam seu pensamento: cultura, musicologia, raça e colonialismo. Orientado por uma perspectiva anticolonial, o arcabouço teórico deste trabalho inclui diferentes campos do conhecimento, tais como Musicologia, História, Sociologia, Filosofia e trabalhos contemporâneos sobre colonialidade, raça e racismo. O estudo permite uma maior compreensão da noção de “mulatismo musical”, além de demonstrar como a ênfase dada ao termo por mais de meio século de produção e divulgação da obra de Curt Lange contribuiu para sustentar o discurso de miscigenação no Brasil, em especial, no campo dos estudos musicais.
id UFMG_b74505296c5c72d34fa8f496b847946a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44491
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Glaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/5237321219459906Igor Reis ReynerLoque Arcanjo JúniorEduardo Pires Rossehttp://lattes.cnpq.br/0348963376145744Hudson Ditherman Francisco Rosa2022-08-23T16:20:20Z2022-08-23T16:20:20Z2021-12-20http://hdl.handle.net/1843/44491Esta pesquisa examina as implicações sociorraciais do termo “mulatismo musical” cunhado pelo musicólogo Francisco Curt Lange. A partir da seleção e análise de algumas de suas publicações (entre os anos 1935 e 1979), abordo quatro importantes concepções que atravessam seu pensamento: cultura, musicologia, raça e colonialismo. Orientado por uma perspectiva anticolonial, o arcabouço teórico deste trabalho inclui diferentes campos do conhecimento, tais como Musicologia, História, Sociologia, Filosofia e trabalhos contemporâneos sobre colonialidade, raça e racismo. O estudo permite uma maior compreensão da noção de “mulatismo musical”, além de demonstrar como a ênfase dada ao termo por mais de meio século de produção e divulgação da obra de Curt Lange contribuiu para sustentar o discurso de miscigenação no Brasil, em especial, no campo dos estudos musicais.The aim of this research is to investigate the socio-racial implications of the term “mulatismo musical” coined by musicologist Francisco Curt Lange. From the selection and analysis of items of Lange’s publications I broach four important notions pervading his thought: culture, musicology, race and colonialism. Assuming an anticolonial perspective, the theoretical framework includes an array of fields of knowledge, such as Musicology, History, Sociology, Philosophy, and contemporary works on coloniality, race and racism. The study led to a greater understanding of the musicologist’s ideas on “mulatismo musical”. It also showed that the emphasis Curt Lange gave to the term along more than half a century of dissemination of his work contributed to strengthen the discourse on miscegenation in Brazil, especially within the music studies.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLange, Francisco Curt, 1903-1997Racismo na arteMusicologiaCurt LangeMulatismo musicalRaçaRacismoPensamento anticolonialCurt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/2/license_rdf5dda753f5b57b1020a56e348e443aa73MD52ORIGINALCurt Lange dissertação final.pdfCurt Lange dissertação final.pdfapplication/pdf968371https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/4/Curt%20Lange%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf7920e617f0416e30a280f8ca890400ccMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/444912022-08-23 13:20:21.092oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-23T16:20:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
title Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
spellingShingle Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
Hudson Ditherman Francisco Rosa
Curt Lange
Mulatismo musical
Raça
Racismo
Pensamento anticolonial
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Racismo na arte
Musicologia
title_short Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
title_full Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
title_fullStr Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
title_full_unstemmed Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
title_sort Curt Lange: implicações sociorraciais do termo "mulatismo musical"
author Hudson Ditherman Francisco Rosa
author_facet Hudson Ditherman Francisco Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Glaura Lucas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5237321219459906
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Igor Reis Reyner
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Loque Arcanjo Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Pires Rosse
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0348963376145744
dc.contributor.author.fl_str_mv Hudson Ditherman Francisco Rosa
contributor_str_mv Glaura Lucas
Igor Reis Reyner
Loque Arcanjo Júnior
Eduardo Pires Rosse
dc.subject.por.fl_str_mv Curt Lange
Mulatismo musical
Raça
Racismo
Pensamento anticolonial
topic Curt Lange
Mulatismo musical
Raça
Racismo
Pensamento anticolonial
Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Racismo na arte
Musicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lange, Francisco Curt, 1903-1997
Racismo na arte
Musicologia
description Esta pesquisa examina as implicações sociorraciais do termo “mulatismo musical” cunhado pelo musicólogo Francisco Curt Lange. A partir da seleção e análise de algumas de suas publicações (entre os anos 1935 e 1979), abordo quatro importantes concepções que atravessam seu pensamento: cultura, musicologia, raça e colonialismo. Orientado por uma perspectiva anticolonial, o arcabouço teórico deste trabalho inclui diferentes campos do conhecimento, tais como Musicologia, História, Sociologia, Filosofia e trabalhos contemporâneos sobre colonialidade, raça e racismo. O estudo permite uma maior compreensão da noção de “mulatismo musical”, além de demonstrar como a ênfase dada ao termo por mais de meio século de produção e divulgação da obra de Curt Lange contribuiu para sustentar o discurso de miscigenação no Brasil, em especial, no campo dos estudos musicais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T16:20:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T16:20:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/44491
url http://hdl.handle.net/1843/44491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/4/Curt%20Lange%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44491/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dda753f5b57b1020a56e348e443aa73
7920e617f0416e30a280f8ca890400cc
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589336406425600