Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selma Aparecida Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2J8X
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte. Seu objetivo foi propor uma atividade investigativa, relacionada à Dengue, para trabalhar com alunos do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria do seu aprendizado nas aulas de Ciências. A estratégia metodológica desenvolvida propõe um Ensino de Ciências, através de atividades investigativas, como forma de oportunizar ao aluno uma participação ativa em seu processo de aprendizagem. Os resultados, obtidos através da análise organizada de observações e da comparação das respostas dos alunos, realizadas pela professora, antes e depois da atividade, mostraram que houve uma melhoria significativa no aprendizado individual. A maioria dos alunos conseguiram responder as perguntas corretamente e demonstraram habilidades, antes não vistas, após a atividade investigativa. A metodologia usada evidenciou uma contribuição para a melhoria do processo de ensino aprendizagem porque, permitiu que o aluno participasse na construção do próprio aprendizado e, também, o levou a refletir sobre a sua posição como cidadão, fato expressado através das suas ações durante toda a atividade. A resposta dos alunos à atividade proposta, permitiu concluir que, a introdução de conceitos científicos, trabalhados a partir do conhecimento prévio, contribuiu para o enriquecimento do aprendizado desses alunos. A execução dessa proposta mostrou a importância de envolver os alunos em atividades investigativas que, oportunizam situações de aprendizagem marcadas por problemas reais, levando-os a refletir sobre a sua posição e atuação como cidadão em seu meio social.
id UFMG_1da053faf56ee9623423d94f25cebb25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2J8X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heslley Machado SilvaSelma Aparecida Costa2019-08-14T09:57:42Z2019-08-14T09:57:42Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2J8XEste trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte. Seu objetivo foi propor uma atividade investigativa, relacionada à Dengue, para trabalhar com alunos do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria do seu aprendizado nas aulas de Ciências. A estratégia metodológica desenvolvida propõe um Ensino de Ciências, através de atividades investigativas, como forma de oportunizar ao aluno uma participação ativa em seu processo de aprendizagem. Os resultados, obtidos através da análise organizada de observações e da comparação das respostas dos alunos, realizadas pela professora, antes e depois da atividade, mostraram que houve uma melhoria significativa no aprendizado individual. A maioria dos alunos conseguiram responder as perguntas corretamente e demonstraram habilidades, antes não vistas, após a atividade investigativa. A metodologia usada evidenciou uma contribuição para a melhoria do processo de ensino aprendizagem porque, permitiu que o aluno participasse na construção do próprio aprendizado e, também, o levou a refletir sobre a sua posição como cidadão, fato expressado através das suas ações durante toda a atividade. A resposta dos alunos à atividade proposta, permitiu concluir que, a introdução de conceitos científicos, trabalhados a partir do conhecimento prévio, contribuiu para o enriquecimento do aprendizado desses alunos. A execução dessa proposta mostrou a importância de envolver os alunos em atividades investigativas que, oportunizam situações de aprendizagem marcadas por problemas reais, levando-os a refletir sobre a sua posição e atuação como cidadão em seu meio social.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamental  DengueCiências Estudo e ensino Ensino de ciênciasAtividade investigativaDengueAprendizadoDengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_selma.pdfapplication/pdf3400797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2J8X/1/monografia_selma.pdf8623e5ba2ff48e42c444e7c7d01deaabMD51TEXTmonografia_selma.pdf.txtmonografia_selma.pdf.txtExtracted texttext/plain55308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2J8X/2/monografia_selma.pdf.txt9da9d8f49a016722294e53f31515edd9MD521843/BUOS-9Z2J8X2019-11-14 22:55:50.195oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2J8XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:55:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
title Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
spellingShingle Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
Selma Aparecida Costa
Ensino de ciências
Atividade investigativa
Dengue
Aprendizado
Ensino fundamental  
Dengue
Ciências Estudo e ensino 
title_short Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
title_full Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
title_fullStr Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
title_full_unstemmed Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
title_sort Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
author Selma Aparecida Costa
author_facet Selma Aparecida Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heslley Machado Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Selma Aparecida Costa
contributor_str_mv Heslley Machado Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Atividade investigativa
Dengue
Aprendizado
topic Ensino de ciências
Atividade investigativa
Dengue
Aprendizado
Ensino fundamental  
Dengue
Ciências Estudo e ensino 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino fundamental  
Dengue
Ciências Estudo e ensino 
description Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte. Seu objetivo foi propor uma atividade investigativa, relacionada à Dengue, para trabalhar com alunos do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria do seu aprendizado nas aulas de Ciências. A estratégia metodológica desenvolvida propõe um Ensino de Ciências, através de atividades investigativas, como forma de oportunizar ao aluno uma participação ativa em seu processo de aprendizagem. Os resultados, obtidos através da análise organizada de observações e da comparação das respostas dos alunos, realizadas pela professora, antes e depois da atividade, mostraram que houve uma melhoria significativa no aprendizado individual. A maioria dos alunos conseguiram responder as perguntas corretamente e demonstraram habilidades, antes não vistas, após a atividade investigativa. A metodologia usada evidenciou uma contribuição para a melhoria do processo de ensino aprendizagem porque, permitiu que o aluno participasse na construção do próprio aprendizado e, também, o levou a refletir sobre a sua posição como cidadão, fato expressado através das suas ações durante toda a atividade. A resposta dos alunos à atividade proposta, permitiu concluir que, a introdução de conceitos científicos, trabalhados a partir do conhecimento prévio, contribuiu para o enriquecimento do aprendizado desses alunos. A execução dessa proposta mostrou a importância de envolver os alunos em atividades investigativas que, oportunizam situações de aprendizagem marcadas por problemas reais, levando-os a refletir sobre a sua posição e atuação como cidadão em seu meio social.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T09:57:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T09:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2J8X
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2J8X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2J8X/1/monografia_selma.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2J8X/2/monografia_selma.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8623e5ba2ff48e42c444e7c7d01deaab
9da9d8f49a016722294e53f31515edd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232944480256