Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7PD6 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo observar a mudança conceitual dos alunos da séries iniciais do ensino fundamental na fase de alfabetização, a partir de uma atividade investigativa. Para a realização do trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, em que através da problematização dos conhecimentos prévios os alunos reelaborasse, seus conceitos. Mediante as respostas obtidas, foi possível observar que a atividade investigativa envolveu os alunos, levando a desenvolver atitudes, a observar e descrever suas percepções e mudanças ocorridas no experimento. Proporcionando uma nova organização e elaboração gradativa para explicação dos fenômenos |
id |
UFMG_4a7c78a9f2a02c07fd25270c452187bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7PD6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Luiza Rodrigues da Costa NevesHenrique Melo Franco RibeiroKátia Santos Ferreira2019-08-13T02:23:40Z2019-08-13T02:23:40Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7PD6Este trabalho teve como objetivo observar a mudança conceitual dos alunos da séries iniciais do ensino fundamental na fase de alfabetização, a partir de uma atividade investigativa. Para a realização do trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, em que através da problematização dos conhecimentos prévios os alunos reelaborasse, seus conceitos. Mediante as respostas obtidas, foi possível observar que a atividade investigativa envolveu os alunos, levando a desenvolver atitudes, a observar e descrever suas percepções e mudanças ocorridas no experimento. Proporcionando uma nova organização e elaboração gradativa para explicação dos fenômenosUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Atividade investigativaEnsino fundamentalMudança conceitualAtividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALk_tia__santos_ferreira.pdfapplication/pdf2046150https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7PD6/1/k_tia__santos_ferreira.pdfc34f462901d67210f70ecfa8fbcc7c79MD51TEXTk_tia__santos_ferreira.pdf.txtk_tia__santos_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain47123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7PD6/2/k_tia__santos_ferreira.pdf.txt8cd97dedb532e550f5883797a6e5e6e7MD521843/BUBD-AE7PD62019-11-14 20:46:49.609oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7PD6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:46:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
title |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental Kátia Santos Ferreira Atividade investigativa Ensino fundamental Mudança conceitual Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
title_short |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Atividade investigativa com mediação para mudança conceitual de alunos do ensino fundamental |
author |
Kátia Santos Ferreira |
author_facet |
Kátia Santos Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Henrique Melo Franco Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kátia Santos Ferreira |
contributor_str_mv |
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves Henrique Melo Franco Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade investigativa Ensino fundamental Mudança conceitual |
topic |
Atividade investigativa Ensino fundamental Mudança conceitual Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
description |
Este trabalho teve como objetivo observar a mudança conceitual dos alunos da séries iniciais do ensino fundamental na fase de alfabetização, a partir de uma atividade investigativa. Para a realização do trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, em que através da problematização dos conhecimentos prévios os alunos reelaborasse, seus conceitos. Mediante as respostas obtidas, foi possível observar que a atividade investigativa envolveu os alunos, levando a desenvolver atitudes, a observar e descrever suas percepções e mudanças ocorridas no experimento. Proporcionando uma nova organização e elaboração gradativa para explicação dos fenômenos |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:23:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:23:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7PD6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7PD6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7PD6/1/k_tia__santos_ferreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7PD6/2/k_tia__santos_ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c34f462901d67210f70ecfa8fbcc7c79 8cd97dedb532e550f5883797a6e5e6e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589464396660736 |