Estratégias educativas em hospitais para adesão à higienização das mãos pelos profissionais de saúde: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNN6J |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se das estratégias educativas realizadas em hospitais para a adesão a Higienização das mãos (HM) pelos profissionais de saúde. O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias educativas descritas pela literatura que promoveram maior adesão à HM. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, o levantamento bibliográfico foi realizado por meio da Biblioteca Virtual emSaúde (BVS) e abrangeu publicações internacionais, nos períodos de 2005 a 2013, disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS E BDENF. Foram identificados 26 artigos, dos quais 13 compuseram a amostra final dessa pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram apresentados em três Grupos Temáticos, a saber: Grupo 1: Estratégias Educativas utilizadas no ambiente hospitalar sobre HM. Grupo 2:Estratégias Educativas Multifacetadas: promovendo maior adesão à HM pelos profissionais de saúde. Grupo 3: Enfermeiro: agente multiplicador das estratégias para o aumento da adesão à HM. No grupo temático 1 observou-se a importância das práticas educativas para o aumento da HM entre os profissionais de saúde no ambiente hospitalar. Dos 13 artigos 100% deles utilizaram ações de Educação Permanente, sendo considerada uma ferramenta de suma importância para o aumento da adesão ao programa de HM. No grupo temático 2 foi evidenciado que aestratégia multifacetada/multimodal promove uma maior adesão à HM pelos profissionais de saúde no ambiente hospitalar. Dos 13 artigos da pesquisa, 100% utilizaram de alguma ação da Estratégia Multifacetada. No entanto apenas 15,4 % dos artigos aplicaram um conjunto maior de ações da Estratégia Multifacetada segundo a OMS. O resultado foi uma melhora na adesão e uma consistência ao longo do tempo quanto à prática de HM no ambiente hospitalar. A maioria 84,6% dos estudos utilizaram a implantação parcial de ações da estratégia multifacetada etambém observou-se uma melhora de adesão, mas foram menores que as que utilizaram um conjunto maior de ações da estratégia multimodal. No Grupo temático 3 o profissional enfermeiro foi a categoria profissional que mais aderiu a pratica de HM com 44%, seguido dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem com 30% de adesão.Resultados apresentados nessa pesquisa apontam o profissional Enfermeirocomo um agente multiplicador das estratégias educativas para a HM no ambiente hospitalar e contribuiu para o aumento da adesão dos demais membros da equipe de saúde a HM , reforçando a importância de tal medida para a segurança do paciente, para os cuidados assistências de enfermagem e para o controle de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) prestada por esses profissionais .Quanto aos médicos esta taxa é menor ainda, com um total de 26% em relação ao cumprimento de HM. Conclui-se que o presente trabalho de revisãode literatura trouxe considerações relevantes no que se refere às estratégias educativas utilizadas em hospitais para o aumento da adesão a Higienização das Mãos (HM) pelos profissionais de saúde, mostrando que a estratégia multifacetada/multimodal é o caminho para se desenvolver uma nova cultura com foco na prevenção das IRAS e segurança do paciente. |
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Helen Cristiny Teodoro Couto RibeiroRenata Batista de Souza2019-08-12T01:03:19Z2019-08-12T01:03:19Z2014-04-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNN6JEsta pesquisa trata-se das estratégias educativas realizadas em hospitais para a adesão a Higienização das mãos (HM) pelos profissionais de saúde. O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias educativas descritas pela literatura que promoveram maior adesão à HM. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, o levantamento bibliográfico foi realizado por meio da Biblioteca Virtual emSaúde (BVS) e abrangeu publicações internacionais, nos períodos de 2005 a 2013, disponíveis nos bancos de dados MEDLINE, LILACS E BDENF. Foram identificados 26 artigos, dos quais 13 compuseram a amostra final dessa pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram apresentados em três Grupos Temáticos, a saber: Grupo 1: Estratégias Educativas utilizadas no ambiente hospitalar sobre HM. Grupo 2:Estratégias Educativas Multifacetadas: promovendo maior adesão à HM pelos profissionais de saúde. Grupo 3: Enfermeiro: agente multiplicador das estratégias para o aumento da adesão à HM. No grupo temático 1 observou-se a importância das práticas educativas para o aumento da HM entre os profissionais de saúde no ambiente hospitalar. Dos 13 artigos 100% deles utilizaram ações de Educação Permanente, sendo considerada uma ferramenta de suma importância para o aumento da adesão ao programa de HM. No grupo temático 2 foi evidenciado que aestratégia multifacetada/multimodal promove uma maior adesão à HM pelos profissionais de saúde no ambiente hospitalar. Dos 13 artigos da pesquisa, 100% utilizaram de alguma ação da Estratégia Multifacetada. No entanto apenas 15,4 % dos artigos aplicaram um conjunto maior de ações da Estratégia Multifacetada segundo a OMS. O resultado foi uma melhora na adesão e uma consistência ao longo do tempo quanto à prática de HM no ambiente hospitalar. A maioria 84,6% dos estudos utilizaram a implantação parcial de ações da estratégia multifacetada etambém observou-se uma melhora de adesão, mas foram menores que as que utilizaram um conjunto maior de ações da estratégia multimodal. No Grupo temático 3 o profissional enfermeiro foi a categoria profissional que mais aderiu a pratica de HM com 44%, seguido dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem com 30% de adesão.Resultados apresentados nessa pesquisa apontam o profissional Enfermeirocomo um agente multiplicador das estratégias educativas para a HM no ambiente hospitalar e contribuiu para o aumento da adesão dos demais membros da equipe de saúde a HM , reforçando a importância de tal medida para a segurança do paciente, para os cuidados assistências de enfermagem e para o controle de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) prestada por esses profissionais .Quanto aos médicos esta taxa é menor ainda, com um total de 26% em relação ao cumprimento de HM. Conclui-se que o presente trabalho de revisãode literatura trouxe considerações relevantes no que se refere às estratégias educativas utilizadas em hospitais para o aumento da adesão a Higienização das Mãos (HM) pelos profissionais de saúde, mostrando que a estratégia multifacetada/multimodal é o caminho para se desenvolver uma nova cultura com foco na prevenção das IRAS e segurança do paciente.This research is in educational strategies used in hospitals for adherence to hand hygiene (HM) by health professionals. This study aims to analyze educational strategies described in the literature that promoted greater adherence to HM . This is an integrative literature review, the literature survey was conducted by the Virtual Health Library (VHL) and covered international publications, the periods 2005 to2013, available in the MEDLINE, LILACS and BDENF 26 articles, 13 of which comprised the final sample of this research were identified. The results of this research were presented in three thematic groups, namely: Group 1: Educational Strategies used in the hospital environment on HM. Group 2: Educational Strategies multifaceted: promoting greater adherence to HM by health professionals. Professional. Group 3: Nurse: multiplier of strategies to increase adherence to the HM agent. In the thematic group 1 noted the importance of educational practices toincrease the HM between health professionals in the hospital setting. 13 articles of 100 % of shares used for Continuing Education, is considered a very important tool for increasing adherence to the HM program. In thematic group 2 was evidenced that the multifaceted / multi-modal strategy promotes greater adherence to HM by health professionals in the hospital setting. Of the 13 research articles, 100 % used some action Multifaceted Strategy. However only 15.4 % of the articles applied a larger set of actions according to the Multifaceted Strategy OMS.O result was an improvement in adherence and consistency over time as the practice of HM in hospital. The majority 84.6 % of the studies used the partial deployment of shares of multifaceted strategy and also observed an improvement of adhesion, but was lower than those who used a greater number of shares of multimodal strategy. In the Thematic Group 3 the nurse was the professional category that most joined the practice of HM with 44 %, followed by Nursing Assistants and Technicians with 30 % compliance. As for the doctors this rate is even lower, with a total of 26 % in relation to compliance with HM. Results presented in this study indicate that this professional is also a critical factor of educational strategies for HM in hospital and contributed to the increasedparticipation of the other members of the healthcare team HM , reinforcing the importance of such a measure for patient safety for the care and assists nursing for controlling Related Infections at Health care ( IRAS ) provided by these professionals. was concluded that the present review of the literature brought relevant considerations in relation to the educational strategies used in hospitals to increase adherence Hand Hygiene ( HM ) by health professionals , showing that the multifaceted / multi-modal strategy is the way to develop a new culture focusing onprevention of HAIs and patient safetyUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalHigiene das MãosDesinfecção das MãosCapacitação em Serviçocapacitação ProfissionalEstratégias educativas em hospitais para adesão à higienização das mãos pelos profissionais de saúde: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final_renata_batista.pdfapplication/pdf797511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LNN6J/1/tcc_final_renata_batista.pdf2886d0502ce6608c4ce9d7666ac5718eMD51TEXTtcc_final_renata_batista.pdf.txttcc_final_renata_batista.pdf.txtExtracted texttext/plain81763https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LNN6J/2/tcc_final_renata_batista.pdf.txt99c7e7511296645c2d7233ab4bc31164MD521843/BUBD-9LNN6J2019-11-14 06:25:39.84oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LNN6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:25:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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