spelling |
Maria Laura Magalhaes GomesFilipe Santos FernandesFilipe Santos FernandesBruno Alves DassieIsabel Cristina Alves da Silva FradeBrian Diniz Amorim2019-08-11T00:04:31Z2019-08-11T00:04:31Z2018-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TK2JNesta dissertação, relatamos uma investigação sobre as indicações metodológicas para o ensino de Matemática na escola primária, na primeira metade do século XX, utilizando como fonte livros que compõem a Biblioteca Pessoal Alda Lodi (BPAL). A professora mineira Alda Lodi (1898-2002) trabalhou ao longo de 70 anos dedicandose à educação. Foi escolhida, pelo governo de Minas Gerais, como membro da comissão oficial de professores que cursaram, em 1927, especialização no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos. Foi uma das fundadoras da Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, onde lecionou Metodologia da Aritmética, formando professoras para o Ensino Primário. Acumulou, ao longo de sua vida, 1204 livros, dos quais 338 obras versam sobre Matemática, ou sobre o ensino de Matemática. Objetivávamos investigar as indicações metodológicas para o ensino de Matemática na primeira metade do século XX, utilizando como fonte livros que compõem a BPAL. Para atingir esse objetivo, lançamos mão de algumas estratégias, dentre as quais relacionar os livros adquiridos por Alda Lodi ao ideário pedagógico que circulava no período e desprender dos livros do acervo pessoal da professora Alda Lodi as tendências para o ensino de Matemática na escola primária. Tomamos como recorte temporal a primeira metade do século XX, período em que a professora trabalhou de forma mais direta com a formação de professores de Matemática. Empreendemos a análise de duas obras do acervo: The New Methods in Arithmetic, de Edward Lee Thorndike, e A Aritmética da Escola Nova, de Everardo Backheuser. A escolha dessas obras se deu por tratarem diretamente de assuntos ligados à Matemática, por conterem marcas de leitor deixadas pela professora Alda Lodi, por apresentarem registros da forma de aquisição e por apresentarem vinculações a diferentes vertentes pensamentos. Os principais resultados da pesquisa foram a verificação de diferenças entre as ideias do autor norte-americano e do autor brasileiro, ligado a movimentos educacionais católicos, quanto ao papel central da criança no processo de ensino, quanto aos aspectos da vida das crianças considerados no ensino e quanto à coeducação de meninos e meninas.In this dissertation, we report an investigation on the methodological indications for the teaching of Mathematics in primary school, in the first half of the 20th century, using as source books that compose the Alda Lodi Personal Library (BPAL). Alda Lodi (18982002), a teacher from Minas Gerais, worked for 70 years in education. She was chosen by the government of Minas Gerais as a member of the official commission of teachers who attended in 1927 a specialization in Teacher's College, Columbia University, in the United States. She was one of the founders of Escola de Aperfeiçoamento, in Belo Horizonte, where she taught "Methodology of Arithmetic", in order to prepare teachers for Primary Education. During her life she accumulated 1204 books, of which 338 are on Mathematics or on the teaching of Mathematics. We aimed to investigate the methodological indications for the teaching of Mathematics in the first half of the 20th century, using as a source books that make up the BPAL. To reach this goal, we have used some strategies: we related the books acquired by Alda Lodi to the pedagogical ideas that circulated in the period and we studied the tendencies for the teaching of Mathematics in primary school in the books of her personal collection. Our analysis lies in the first half of the twentieth century, when Alda Lodi worked directly with the training of mathematics teachers. We studied specially two works of the collection: The New Methods in Arithmetic, by Edward Lee Thorndike, and The Arithmetic of the New School, by Everardo Backheuser. The choice of these works was due to the fact that they deal directly with subjects related to Mathematics and reveal different educational perspectives. We also considered the presence of reader marks left by Professor Alda Lodi in these books as well as the existence of records about their acquisition in them. The main results of the research were the perception of differences between the ideas of the American writer and the Brazilian author, who participated in Catholic educational movements. Other differences were their views about the central role of the child in the teaching process, the aspects of the life of children that should be considered in teaching, and the coeducation of boys and girls.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensino HistóriaMatematica Formação de professoresEducaçãoBibliotecas particulares ProfessoresBibliotecas particularesMatemática Métodos de ensino HistóriaEscola nova HistóriaEnsino de Matemática na Escola Primária na Primeira Metade do Século XXBibliotecas de ProfessoresEscola NovaAlda LodiIndicações metodológicas para o ensino da Matemática presentes em livros que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da biblioteca pessoal da professora Alda Lodiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_amorim_brian_diniz_2018.pdfapplication/pdf41973343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TK2J/1/disserta__o_amorim_brian_diniz_2018.pdf4de0432bc96120f66a2c441d46d7980fMD51TEXTdisserta__o_amorim_brian_diniz_2018.pdf.txtdisserta__o_amorim_brian_diniz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain258707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TK2J/2/disserta__o_amorim_brian_diniz_2018.pdf.txt91fc40eb6d5432ff37bb0adf3f3d9dc6MD521843/BUOS-B5TK2J2019-11-14 07:51:59.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5TK2JRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:51:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|