O universo feminino à luz de Simone de Beauvoir: vida, ficção e teoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPZH |
Resumo: | O objetivo de nossa pesquisa é mostrar como a ficção de Simone de Beauvoir origina uma perspectiva existencialista feminista que será apresentada, posteriormente, na obra teórica da referida autora. Nessa perspectiva, buscamos demonstrar como o romance L'invitée (1943) dialoga com o ensaio filosófico Le deuxime sexe (1949) no que diz respeito à concepção de feminino cunhada pela escritora francesa. Para tanto, nos apoiaremos nos estudos pertencentes a Análise do Discurso Franco-Brasileira, mais especificamente, na Teoria da Ficcionalidade proposta por Mendes (2004); na Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1983) e na adaptação dessa teoria por Mendes & Machado (2013) no que concerne ao discurso ficcional; nos estudos de Danblon (2013) e Amossy (2013) sobre a argumentação e nas concepções de dialogismo, polifonia e alteridade de Bakhtin e seu Círculo (1992, 2002). Por meio de nossas análises e reflexões, pudemos constatar que, ao apresentar em seu romance uma concepção de feminino pautada nas ideias de liberdade, independência financeira e emancipação social, Beauvoir já sinaliza para o seu leitor qual a construção feminina que será delineada na sua teoria filosófica. Posto isso, a autora supracitada nos revela, tanto em seu discurso ficcional quanto em seu discurso teórico, a importância dos costumes, das ideologias e da sociedade no que se entende socialmente por ser mulher. |
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Emilia Mendes LopesClaudio Humberto LessaHelcira Maria Rodrigues de LimaMaira Guimarães2019-08-11T21:36:43Z2019-08-11T21:36:43Z2015-02-13http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WBPZHO objetivo de nossa pesquisa é mostrar como a ficção de Simone de Beauvoir origina uma perspectiva existencialista feminista que será apresentada, posteriormente, na obra teórica da referida autora. Nessa perspectiva, buscamos demonstrar como o romance L'invitée (1943) dialoga com o ensaio filosófico Le deuxime sexe (1949) no que diz respeito à concepção de feminino cunhada pela escritora francesa. Para tanto, nos apoiaremos nos estudos pertencentes a Análise do Discurso Franco-Brasileira, mais especificamente, na Teoria da Ficcionalidade proposta por Mendes (2004); na Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1983) e na adaptação dessa teoria por Mendes & Machado (2013) no que concerne ao discurso ficcional; nos estudos de Danblon (2013) e Amossy (2013) sobre a argumentação e nas concepções de dialogismo, polifonia e alteridade de Bakhtin e seu Círculo (1992, 2002). Por meio de nossas análises e reflexões, pudemos constatar que, ao apresentar em seu romance uma concepção de feminino pautada nas ideias de liberdade, independência financeira e emancipação social, Beauvoir já sinaliza para o seu leitor qual a construção feminina que será delineada na sua teoria filosófica. Posto isso, a autora supracitada nos revela, tanto em seu discurso ficcional quanto em seu discurso teórico, a importância dos costumes, das ideologias e da sociedade no que se entende socialmente por ser mulher.L'objectif de notre recherche est de montrer comment la fiction de Simone De Beauvoir donne naissance à une perspective existentialiste féministe Qui sera présentée, postérieurement, dans l'oeuvre théorique de cet auteur.Dans cette perspective, nous cherchons à démontrer comment le romanLinvitée (1943) dialogue avec l'essai philosophique Le deuxième sexe([1949]1976) en ce qui concerne la conception féminine forgée parl'écrivain français.Par conséquent, nous appuierons nos études appartenant à l'AnalyseDu Discours Franco--Brésilien, plus particulièrement, sur la ThéorieDe la Fiction proposée par Mendes (2004); sur la Théorie de la Semiolinguistique de Charaudeau (1983) et sur l'adaptation de cette théorie par Mendes & Machado (2013) en ce qui concerne le discours fictionnel; sur les études de Danblon (2013) et Amossy (2013) sur l'argumentation et sur les conceptions de dialogisme,de polyphonie et de l'altérité de Bakhtine (1992, 2002).Au moyen de nos analyses et réflexions, nous pouvons constater qu'enPrésentant dans son roman une conception de la femme axées sur desIdées de liberté, d'indépendance financière et d'émancipation sociale,Beauvoir signale deja à son lecteur quelle construction féminine seraÉbauchée dans sa théorie philosophique. Cela dit, l'auteur précité nousRévèle tant dans son discours fictionnel que dans son discoursThéorique limportance des coutumes, des idéologies et de la sociétéDe qui s'entend socialement pour être une femme.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlteridadeFeminismo na literaturaAnálise do discursoPolifoniaDialogismo (Análise literária)Beauvoir, Simone de , 1908-1986 Invitée Crítica e interpretaçãoDiscurso filosóficoFemininoAnálise do DiscursoDiscurso FilosóficoSimone de BeauvoirO universo feminino à luz de Simone de Beauvoir: vida, ficção e teoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac__a__o_de_mestrado__maira_guimara__es.pdfapplication/pdf5272695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPZH/1/dissertac__a__o_de_mestrado__maira_guimara__es.pdf843313128d2f2068011d94ef3e400782MD51TEXTdissertac__a__o_de_mestrado__maira_guimara__es.pdf.txtdissertac__a__o_de_mestrado__maira_guimara__es.pdf.txtExtracted texttext/plain639786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9WBPZH/2/dissertac__a__o_de_mestrado__maira_guimara__es.pdf.txt0ab169184ecfb81d352d006fc4d4bcb6MD521843/MGSS-9WBPZH2019-11-14 10:08:48.369oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9WBPZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:08:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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