O uso da calculadora nas aulas de matemática

Bibliographic Details
Main Author: Shyrlene Martins de Abreu
Publication Date: 2012
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQM63
Summary: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. Mesmo essa ferramenta sendo acessível à sociedade, ainda é pouco utilizada no ambiente escolar. A análise das atividades aplicadas mostrou que é possível explorar conteúdos matemáticos com a utilização dessa ferramenta. Não devemos abolir o cálculo com papel e lápis, mas ensinar como utilizar a calculadora também é uma função da escola. É possível explorar conceitos matemáticos, regularidades, proporcionar o debate, o pensar e a resolução de problemas.
id UFMG_1f275ddcd9a8cd42481e33c9959df4a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQM63
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Resende AdelinoShyrlene Martins de Abreu2019-08-09T17:38:48Z2019-08-09T17:38:48Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQM63Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. Mesmo essa ferramenta sendo acessível à sociedade, ainda é pouco utilizada no ambiente escolar. A análise das atividades aplicadas mostrou que é possível explorar conteúdos matemáticos com a utilização dessa ferramenta. Não devemos abolir o cálculo com papel e lápis, mas ensinar como utilizar a calculadora também é uma função da escola. É possível explorar conceitos matemáticos, regularidades, proporcionar o debate, o pensar e a resolução de problemas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEducação MatemáticaCalculadoraCálculo MentalO uso da calculadora nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdfapplication/pdf393412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQM63/1/o_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf6427a22576cc79307f0f84173db504f2MD51TEXTo_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txto_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtExtracted texttext/plain58310https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQM63/2/o_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txt840cd1a4daca286b95ae1f37bfa6a3ddMD521843/VRNS-9QQM632019-11-14 06:05:56.06oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQM63Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:05:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da calculadora nas aulas de matemática
title O uso da calculadora nas aulas de matemática
spellingShingle O uso da calculadora nas aulas de matemática
Shyrlene Martins de Abreu
Educação Matemática
Calculadora
Cálculo Mental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
title_short O uso da calculadora nas aulas de matemática
title_full O uso da calculadora nas aulas de matemática
title_fullStr O uso da calculadora nas aulas de matemática
title_full_unstemmed O uso da calculadora nas aulas de matemática
title_sort O uso da calculadora nas aulas de matemática
author Shyrlene Martins de Abreu
author_facet Shyrlene Martins de Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Resende Adelino
dc.contributor.author.fl_str_mv Shyrlene Martins de Abreu
contributor_str_mv Paula Resende Adelino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Calculadora
Cálculo Mental
topic Educação Matemática
Calculadora
Cálculo Mental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
description Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. Mesmo essa ferramenta sendo acessível à sociedade, ainda é pouco utilizada no ambiente escolar. A análise das atividades aplicadas mostrou que é possível explorar conteúdos matemáticos com a utilização dessa ferramenta. Não devemos abolir o cálculo com papel e lápis, mas ensinar como utilizar a calculadora também é uma função da escola. É possível explorar conceitos matemáticos, regularidades, proporcionar o debate, o pensar e a resolução de problemas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T17:38:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T17:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQM63
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQM63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQM63/1/o_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQM63/2/o_uso_da_calculadora_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6427a22576cc79307f0f84173db504f2
840cd1a4daca286b95ae1f37bfa6a3dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970929787076608