O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSHN5 |
Resumo: | O trabalho a seguir trata da utilização do espaço externo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A proposta foi a de fazer o resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais dentro deste espaço e buscar conhecer melhor esta cultura, que é transmitida de geração em geração. Através desta proposta houve a interação da família com a escola. Por considerar que os jogos tradicionais tem fundamental importância para a construção do conhecimento, para as interações sociais e em sua relação com a cultura e aprendizado, este trabalho visou resgatá-lo apoiado na ideia de que a criança é um ser ativo e agente em relação a seus fazeres. |
id |
UFMG_1f5e6d1d79eb82259b30e77d5394fb9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSHN5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogerio Correia da SilvaCecilia Vieira do NascimentoLenita Katia Silva de Oliveira2019-08-11T00:37:47Z2019-08-11T00:37:47Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSHN5O trabalho a seguir trata da utilização do espaço externo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A proposta foi a de fazer o resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais dentro deste espaço e buscar conhecer melhor esta cultura, que é transmitida de geração em geração. Através desta proposta houve a interação da família com a escola. Por considerar que os jogos tradicionais tem fundamental importância para a construção do conhecimento, para as interações sociais e em sua relação com a cultura e aprendizado, este trabalho visou resgatá-lo apoiado na ideia de que a criança é um ser ativo e agente em relação a seus fazeres.The following work deals with the use of the Outer Space of a Municipal Unit Childhood Education (UMEI) of Belo Horizonte. The proposal was to make the rescue of traditional toys and games within this space and look better understand this culture, which is transmitted from generation to generation. With this proposal there was interaction between the family and the school. Considering that traditional games have fundamental importance for the construction of knowledge, for social interactions and their relation to culture and learning, this study aimed to rescue it supported the idea that the child is an active agent and be balanced your doings.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarRecreaçãoBrinquedosBrincadeirasEspaçoEducação InfantilBrinquedos e brincadeiras tradicionaisO resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_monografia__k_tia__v3.pdfapplication/pdf991248https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSHN5/1/tcc_monografia__k_tia__v3.pdf94021b4eb6f85607f445139037761a73MD51TEXTtcc_monografia__k_tia__v3.pdf.txttcc_monografia__k_tia__v3.pdf.txtExtracted texttext/plain82909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSHN5/2/tcc_monografia__k_tia__v3.pdf.txt27d274103364770139ec1185464dbddfMD521843/BUBD-9FSHN52019-11-14 05:16:35.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSHN5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:16:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
title |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
spellingShingle |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte Lenita Katia Silva de Oliveira Espaço Educação Infantil Brinquedos e brincadeiras tradicionais Educação pre-escolar Recreação Brinquedos Brincadeiras |
title_short |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
title_full |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
title_fullStr |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
title_sort |
O resgate de brincadeiras tradicionais no espaço de uma unidade de Educação Infantil de Belo Horizonte |
author |
Lenita Katia Silva de Oliveira |
author_facet |
Lenita Katia Silva de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogerio Correia da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cecilia Vieira do Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenita Katia Silva de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rogerio Correia da Silva Cecilia Vieira do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço Educação Infantil Brinquedos e brincadeiras tradicionais |
topic |
Espaço Educação Infantil Brinquedos e brincadeiras tradicionais Educação pre-escolar Recreação Brinquedos Brincadeiras |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Recreação Brinquedos Brincadeiras |
description |
O trabalho a seguir trata da utilização do espaço externo de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A proposta foi a de fazer o resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais dentro deste espaço e buscar conhecer melhor esta cultura, que é transmitida de geração em geração. Através desta proposta houve a interação da família com a escola. Por considerar que os jogos tradicionais tem fundamental importância para a construção do conhecimento, para as interações sociais e em sua relação com a cultura e aprendizado, este trabalho visou resgatá-lo apoiado na ideia de que a criança é um ser ativo e agente em relação a seus fazeres. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T00:37:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T00:37:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSHN5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSHN5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSHN5/1/tcc_monografia__k_tia__v3.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSHN5/2/tcc_monografia__k_tia__v3.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94021b4eb6f85607f445139037761a73 27d274103364770139ec1185464dbddf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589437308796928 |