Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como proposta analisar o livro 'Aveux non avenus' (1930), de Claude Cahun, cujo caráter paradoxal pode ser notado já a partir do título: são confissões improcedentes. O livro é composto por uma multiplicidade de gêneros que constituem a parte textual, tais como relatos oníricos, diálogos dramatizados e aforismos que possuem como tema a própria Claude Cahun. Uma parte visual, constituída por fotocolagens, complementa o jogo de velar / desvelar da artista. Partimos da hipótese que os recursos textuais e visuais utilizados pela autora são uma forma de criar um sujeito polimorfo, constantemente reinventado, recursos que foram analisados a partir de seu diálogo com dois gêneros: a autobiografia e o autorretrato. Apresentamos a biografia da autora e sua entrada na vida literária. Discutimos as teorias autobiográficas com o intuito de verificar as particularidades de Aveux non avenus com relação ao gênero. Discutimos a fotocolagem e a maneira pela qual Claude Cahun fizera uso desse procedimento. Analisamos o autorretrato como um espaço de indefinições gerado a partir de elementos associados ao polimorfismo. Em 'Aveux non avenus', a artista se coloca como objeto de perplexidade, em constante metamorfose, e nesse processo de autoinvenção procede a uma contínua subversão de sua própria representação |
id |
UFMG_1f8f9a7f4d24720dce1f0673738f36b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9U5HTQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcia Maria Valle ArbexSilvana Maria Pessoa de OliveiraPaula Glenadel LealLuci Maria Dias CollinTeodoro Renno AssuncaoHenrique do Nascimento Gambi2019-08-12T16:02:22Z2019-08-12T16:02:22Z2015-02-27http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQEsta pesquisa tem como proposta analisar o livro 'Aveux non avenus' (1930), de Claude Cahun, cujo caráter paradoxal pode ser notado já a partir do título: são confissões improcedentes. O livro é composto por uma multiplicidade de gêneros que constituem a parte textual, tais como relatos oníricos, diálogos dramatizados e aforismos que possuem como tema a própria Claude Cahun. Uma parte visual, constituída por fotocolagens, complementa o jogo de velar / desvelar da artista. Partimos da hipótese que os recursos textuais e visuais utilizados pela autora são uma forma de criar um sujeito polimorfo, constantemente reinventado, recursos que foram analisados a partir de seu diálogo com dois gêneros: a autobiografia e o autorretrato. Apresentamos a biografia da autora e sua entrada na vida literária. Discutimos as teorias autobiográficas com o intuito de verificar as particularidades de Aveux non avenus com relação ao gênero. Discutimos a fotocolagem e a maneira pela qual Claude Cahun fizera uso desse procedimento. Analisamos o autorretrato como um espaço de indefinições gerado a partir de elementos associados ao polimorfismo. Em 'Aveux non avenus', a artista se coloca como objeto de perplexidade, em constante metamorfose, e nesse processo de autoinvenção procede a uma contínua subversão de sua própria representaçãoThis research aims to analyze Claude Cahun's novel 'Aveux Non Avenus' (1930), whose paradoxical character can be noticed in its title: unfounded confessions. The novel consists of a multiplicity of genres that make up the textual part, such as dreamlike accounts, dramatized dialogues and aphorisms, having its theme as Claude Cahun herself. A visual part, made up of photocollages, complements the veil/unveil game of the artist. It is hypothesized that the textual and visual resources used by the author are a way of creating a continuously reinvented multiform subject. These resources were analyzed from her dialogue with two genres: the autobiography and the self-portrait. The biography of the author and her entry into the literary life are presented. Autobiographical theories are discussed in order to verify the peculiarities of 'Aveux Non Avenus' in relation to the genre. Photocollages and the way Claude Cahun made use of this procedure are discussed. The self-portrait as a space of no definition generated from elements associated to multi-forms is analyzed. The artist positions herself as an object of perplexity, in constant metamorphosis, and in this process of self-invention she brings about a continuous subversion of her own representationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCahun, Claude , 1894-1954 Aveux non avenus Crítica e intepretaçãoColagemAutobiografiaArte e literaturaImagem na literaturaAutobiografiaAutorretratoClaude CahunEntre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahuninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdfapplication/pdf4211694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9U5HTQ/1/8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdffd30723ddf0525a5138b634edccbe2d5MD51TEXT8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf.txt8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain446761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9U5HTQ/2/8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf.txt5091acea93de1b5fb2e6beb1a94d1f09MD521843/ECAP-9U5HTQ2019-11-14 18:28:31.467oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9U5HTQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
title |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
spellingShingle |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun Henrique do Nascimento Gambi Autobiografia Autorretrato Claude Cahun Cahun, Claude , 1894-1954 Aveux non avenus Crítica e intepretação Colagem Autobiografia Arte e literatura Imagem na literatura |
title_short |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
title_full |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
title_fullStr |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
title_full_unstemmed |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
title_sort |
Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun |
author |
Henrique do Nascimento Gambi |
author_facet |
Henrique do Nascimento Gambi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silvana Maria Pessoa de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paula Glenadel Leal |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luci Maria Dias Collin |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Teodoro Renno Assuncao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique do Nascimento Gambi |
contributor_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex Silvana Maria Pessoa de Oliveira Paula Glenadel Leal Luci Maria Dias Collin Teodoro Renno Assuncao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Autorretrato Claude Cahun |
topic |
Autobiografia Autorretrato Claude Cahun Cahun, Claude , 1894-1954 Aveux non avenus Crítica e intepretação Colagem Autobiografia Arte e literatura Imagem na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cahun, Claude , 1894-1954 Aveux non avenus Crítica e intepretação Colagem Autobiografia Arte e literatura Imagem na literatura |
description |
Esta pesquisa tem como proposta analisar o livro 'Aveux non avenus' (1930), de Claude Cahun, cujo caráter paradoxal pode ser notado já a partir do título: são confissões improcedentes. O livro é composto por uma multiplicidade de gêneros que constituem a parte textual, tais como relatos oníricos, diálogos dramatizados e aforismos que possuem como tema a própria Claude Cahun. Uma parte visual, constituída por fotocolagens, complementa o jogo de velar / desvelar da artista. Partimos da hipótese que os recursos textuais e visuais utilizados pela autora são uma forma de criar um sujeito polimorfo, constantemente reinventado, recursos que foram analisados a partir de seu diálogo com dois gêneros: a autobiografia e o autorretrato. Apresentamos a biografia da autora e sua entrada na vida literária. Discutimos as teorias autobiográficas com o intuito de verificar as particularidades de Aveux non avenus com relação ao gênero. Discutimos a fotocolagem e a maneira pela qual Claude Cahun fizera uso desse procedimento. Analisamos o autorretrato como um espaço de indefinições gerado a partir de elementos associados ao polimorfismo. Em 'Aveux non avenus', a artista se coloca como objeto de perplexidade, em constante metamorfose, e nesse processo de autoinvenção procede a uma contínua subversão de sua própria representação |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T16:02:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T16:02:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9U5HTQ/1/8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9U5HTQ/2/8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd30723ddf0525a5138b634edccbe2d5 5091acea93de1b5fb2e6beb1a94d1f09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589156163551232 |