Redes de universidades: novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana de Fatima Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEFWN
Resumo: Esta dissertação investiga a emergência de consórcios de universidades federais como novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira. Seu objeto empírico é a proposição do Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais iniciativa em construção desde 2010, com anuência do Ministério da Educação e dos Conselhos Universitários das sete instituições envolvidas. Trata-se de uma rede que poderá inaugurar mudanças acadêmicas e administrativas, bem como mudanças nos modos de regulação das futuras consorciadas. A concretizar-se como um convênio de abrangência inédita, o Consórcio promoverá uma desburocratização sem precedentes no desenvolvimento de projetos compartilhados entre as instituições federais de educação superior, com a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão e também de procedimentos de gestão. Além disso, a pesquisa apontou que o empreendimento em construção tem contribuído para a disseminação de uma nova concepção de universidade: mais dinâmica, mais integrada, porém também mais alinhada às necessidades externas (do governo, do mercado ou da sociedade em geral). O estudo tem como referência para o mapeamento do contexto de influência da constituição do Consórcio: i) literatura sobre as transformações tecnológicas, políticas e econômicas das últimas três décadas que demonstram uma tendência à organização social na morfologia das redes em todos os campos da atividade humana, inclusive o universitário; e ii) literatura sobre a multirregulação dos sistemas educacionais, nos quais cada vez mais as redes sobressaem como fontes regulatórias. Buscou-se ainda, a partir da caracterização de redes universitárias de grande repercussão no espaço global, verificar as proximidades e distanciamentos entre a proposição do Consórcio e algumas ideias e práticas que circulam internacionalmente, como o Espaço Europeu de Educação Superior; o Grupo das Oito (consórcio das melhores universidades australianas); e o Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. Verificou-se em grande medida a convergência entre as pautas das diferentes iniciativas. Contudo, as justificativas subjacentes são distintas: ora concernentes a um projeto de Estado que ressalta a importância da educação como insumo produtivo e elemento para ampliar a sua competitividade; ora consonante a um projeto de nação no qual prepondera a perspectiva da educação como direito social indispensável ao desenvolvimento humano; ou ainda correspondendo a um discurso imbricado entre a educação como mercadoria ou bem público. A investigação apresenta também um breve contexto do sistema brasileiro de educação superior, seu desenvolvimento entre o público e o privado, e alguns resultados de redes nacionais que se destacam na defesa dos interesses da universidade pública: a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e o Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. A metodologia inclui análise documental e entrevistas com reitores de universidades integrantes da proposta do Consórcio.
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O estudo tem como referência para o mapeamento do contexto de influência da constituição do Consórcio: i) literatura sobre as transformações tecnológicas, políticas e econômicas das últimas três décadas que demonstram uma tendência à organização social na morfologia das redes em todos os campos da atividade humana, inclusive o universitário; e ii) literatura sobre a multirregulação dos sistemas educacionais, nos quais cada vez mais as redes sobressaem como fontes regulatórias. Buscou-se ainda, a partir da caracterização de redes universitárias de grande repercussão no espaço global, verificar as proximidades e distanciamentos entre a proposição do Consórcio e algumas ideias e práticas que circulam internacionalmente, como o Espaço Europeu de Educação Superior; o Grupo das Oito (consórcio das melhores universidades australianas); e o Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. Verificou-se em grande medida a convergência entre as pautas das diferentes iniciativas. Contudo, as justificativas subjacentes são distintas: ora concernentes a um projeto de Estado que ressalta a importância da educação como insumo produtivo e elemento para ampliar a sua competitividade; ora consonante a um projeto de nação no qual prepondera a perspectiva da educação como direito social indispensável ao desenvolvimento humano; ou ainda correspondendo a um discurso imbricado entre a educação como mercadoria ou bem público. A investigação apresenta também um breve contexto do sistema brasileiro de educação superior, seu desenvolvimento entre o público e o privado, e alguns resultados de redes nacionais que se destacam na defesa dos interesses da universidade pública: a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e o Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. A metodologia inclui análise documental e entrevistas com reitores de universidades integrantes da proposta do Consórcio.This dissertation investigates the emergence of consortiums of federal universities as new spaces of articulation and/or decision in the field of Brazilian public higher education. The empirical object of this research is the proposition of the Consortium of Federal Universities from South and Southeast of Minas Gerais initiative under construction since 2010, with the consent of the Ministry of Education and the Universities Councils of seven institutions involved. This network should inaugurate academic and administrative changes in the future affiliated, as well as in its modes of regulation. To be materialized as a covenant of unprecedented scope, the Consortium will promote an unprecedented reduction of bureaucracy in the development of projects shared between federal institutions of higher education, with the integration of teaching, research and extension activities and of management procedures. In addition, the survey found that the project under construction has contributed to the spread of a new conception of university: more dynamic, more integrated, but also more aligned to external needs (from the Government, the market or the society in general). The study has as reference for mapping the context of influence of the constitution of the Consortium: i) literature about technological, political and economic transformations on the last three decades that demonstrate a tendency to social organization in the morphology of networks in all fields of human activity, including in the academic field; ii) literature about the multiregulation of educational systems, where increasingly the networks emerges as regulatory sources. We also sought to check, from the characterization of universities networks of great repercussion in the global space, the proximity and the distances between the proposition of the Consortium and some ideas and practices which are circulating internationally, such as the European Higher Education Area; the Group of Eight (Consortium of the best Australian universities); and the Latin American and Caribbean Meeting Area for Higher Education. It was found, in great measure, a convergence between the agenda of different initiatives. However, the underlying justifications are distinct: it may be regarding to a project of state that highlights the importance of education as a productive input and as element to broaden its competitiveness; or it may be regarding to a project of nation in which overcomes the prospect of education as a social right, essential to human development; or corresponding to a overlapped speech between education as a product or as public good. The research also presents a brief background of the Brazilian system of higher education, its development between the public and private sectors, and some results of national networks that stand out in defense of the interests of the public university: the National Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education and the Forum of Leaders of Public Institutions of Higher Education of Minas Gerais. The methodology includes documentary analysis and interviews with deans of universities that integrate the proposal of the Consortium.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCooperação universitária BrasilEnsino superiorUniversidades e faculdades públicas  Educação superiorRegulação educacionalRedes de universidadesRedes de universidades: novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacaojulianasouza_redesdeuniversidades_ufmg_2013.pdfapplication/pdf1150044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEFWN/1/dissertacaojulianasouza_redesdeuniversidades_ufmg_2013.pdffb171c9ad03fa5f25f00691878b7699fMD51TEXTdissertacaojulianasouza_redesdeuniversidades_ufmg_2013.pdf.txtdissertacaojulianasouza_redesdeuniversidades_ufmg_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain370786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEFWN/2/dissertacaojulianasouza_redesdeuniversidades_ufmg_2013.pdf.txt219c588cbd9bbe8f07945d549d8bf66cMD521843/BUBD-9HEFWN2019-11-14 14:38:40.243oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEFWNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:38:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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