Invenções: o que são?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clenice Griffo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martha Lourenço Vieira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/55249
Resumo: Este artigo descreve uma prática de aprendizagem de vocabulário e de aprimoramento da capacidade de leitura. Tal prática tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade de definir palavras e compreender os aspectos metalinguísticos implicados ao se realizar uma definição. O objetivo principal deste artigo é apresentar algumas possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras em crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência aqui descrita está sendo desenvolvida junto a duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental e envolve as disciplinas Língua Portuguesa e Orientação de Estudos. Buscando envolver as crianças no estudo do tema “Invenções”, bem como suas relações com a vida cotidiana da sociedade. A maior motivação surgiu do interesse das crianças pelos inventos, tecnologias que utilizam, seus inventores, de onde e como chegaram a ser como são. Além de visar ao desenvolvimento do vocabulário relacionado ao tema, o trabalho também é orientado pela necessidade de desenvolver nas crianças noções relacionadas a processos de desenvolvimento dos objetos que hoje são de determinada forma, mas que já foram diferentes e que se modificaram devido a necessidades humanas e também em decorrência dos avanços da ciência. Partindo de tais noções pretende-se desenvolver noções históricas, científicas e cronológicas. Nossos principais objetivos com o desenvolvimento deste trabalho são: desenvolver capacidades de leitura: fluência e interpretação de textos de diversos gêneros; identificar diferentes gêneros textuais; produzir textos orais e escritos, principalmente textos explicativos, de definição de termos; desenvolver a escrita de textos com a estrutura próxima a dos verbetes dos dicionários e enciclopédias; relacionar conhecimentos prévios com informações apresentadas nos textos; trabalhar as questões ortográficas apresentadas, a partir de textos produzidos em atividades do projeto; conhecer a história de algumas grandes invenções; proporcionar a vivência com diversas tecnologias, desenvolvendo a expressividade das crianças durante as leituras, as fotografias, as discussões, as situações de escrita; utilizar diferentes fontes de informação (livros, enciclopédias, dicionários, revistas informativas, revistas científicas, folhetos, sites, revistas eletrônicas, etc.) e saber utilizá-las.
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A maior motivação surgiu do interesse das crianças pelos inventos, tecnologias que utilizam, seus inventores, de onde e como chegaram a ser como são. Além de visar ao desenvolvimento do vocabulário relacionado ao tema, o trabalho também é orientado pela necessidade de desenvolver nas crianças noções relacionadas a processos de desenvolvimento dos objetos que hoje são de determinada forma, mas que já foram diferentes e que se modificaram devido a necessidades humanas e também em decorrência dos avanços da ciência. Partindo de tais noções pretende-se desenvolver noções históricas, científicas e cronológicas. Nossos principais objetivos com o desenvolvimento deste trabalho são: desenvolver capacidades de leitura: fluência e interpretação de textos de diversos gêneros; identificar diferentes gêneros textuais; produzir textos orais e escritos, principalmente textos explicativos, de definição de termos; desenvolver a escrita de textos com a estrutura próxima a dos verbetes dos dicionários e enciclopédias; relacionar conhecimentos prévios com informações apresentadas nos textos; trabalhar as questões ortográficas apresentadas, a partir de textos produzidos em atividades do projeto; conhecer a história de algumas grandes invenções; proporcionar a vivência com diversas tecnologias, desenvolvendo a expressividade das crianças durante as leituras, as fotografias, as discussões, as situações de escrita; utilizar diferentes fontes de informação (livros, enciclopédias, dicionários, revistas informativas, revistas científicas, folhetos, sites, revistas eletrônicas, etc.) e saber utilizá-las.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas TécnicasLíngua portuguesaLexicografiaCompreensão na leituraLéxicoDefinição de palavraCompreensão leitoraInvençõesInvenções: o que são?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/Clenice GriffoMartha Lourenço Vieiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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