Discriminações sociais, o que a ciência pode fazer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Teresa Mendes Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ana Cristina Ribeiro Vaz, Nathan Henrique da Silva, Pedro Henrique do Carmo Souza, Samuel Ferreira Gil
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46772
https://orcid.org/0000-0003-2560-1091
Resumo: O presente Projeto de Pesquisa está sendo desenvolvido por um grupo de alunos do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) participantes da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Clube de Ciências, todos do Terceiro Ciclo de Formação Humana. Sob a orientação da monitora do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Maria Teresa Mendes Pereira (graduanda do Curso de Ciências Biológicas), e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz, o Clube de Ciências é um GTD pensado para formar pesquisadores, trabalhando para o letramento científico. O tema do projeto foi pensado pelos estudantes em confluência com o tema da 6ª FEBRAT – Ciências para redução das desigualdades, com objetivo de pesquisar como diferenças físicas e comportamentais levam a desigualdades sociais. Como ações para alcançar o objetivo foi elaborado e aplicado um questionário a alunos e professores do CP/EBAP/UFMG. Através dos dados obtidos espera-se perceber com o público alvo se comporta em relação às minorias sociais, se possuem comportamentos sexistas, LGBTfóbicos, racistas, gordofóbicos, de intolerância religiosa, entre outros. Os dados obtidos serão divulgados no colégio, juntamente com uma campanha em luta contra esses preconceitos, incentivando que a comunidade da escola respeite as diferenças. A análise inicial dos dados já mostra que, infelizmente, parte significativa dos membros do Terceiro Ciclo possui e/ou pratica preconceitos em diversas esferas sociais. Essa amostragem inicial, apesar de negativa, nos mostra a importância dessa pesquisa estar sendo realizada na escola e a necessidade urgente de uma intervenção que realmente atinja essas pessoas. Durante a apresentação no evento os proponentes irão fazer um experimento para introduzir o tema, mostrando as diferenças entre elementos químicos que não se misturam, por exemplo, água e óleo, mas que, ao adicionar detergente, o óleo e a água se “misturam”, de modo a fazer os visitantes da feira, associar isso às diferenças e desigualdades sociais e demonstraremos como podemos mudar isso na química e na nossa sociedade.
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O tema do projeto foi pensado pelos estudantes em confluência com o tema da 6ª FEBRAT – Ciências para redução das desigualdades, com objetivo de pesquisar como diferenças físicas e comportamentais levam a desigualdades sociais. Como ações para alcançar o objetivo foi elaborado e aplicado um questionário a alunos e professores do CP/EBAP/UFMG. Através dos dados obtidos espera-se perceber com o público alvo se comporta em relação às minorias sociais, se possuem comportamentos sexistas, LGBTfóbicos, racistas, gordofóbicos, de intolerância religiosa, entre outros. Os dados obtidos serão divulgados no colégio, juntamente com uma campanha em luta contra esses preconceitos, incentivando que a comunidade da escola respeite as diferenças. A análise inicial dos dados já mostra que, infelizmente, parte significativa dos membros do Terceiro Ciclo possui e/ou pratica preconceitos em diversas esferas sociais. 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