O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bárbara Caroline Diasfaria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Clésio Gontijo do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/58377
Resumo: Introdução:O modelo tradicional de ensino médico possui uma ideia biocêntrica dos problemas de saúde, hipervalorizando os aspectos biológicos do paciente, sem considerar os demais aspectos envolvidos no processo saúde-doença. Esse método é centrado no professor, e o aluno atua como receptor passivo do conhecimento. Em contrapartida, nas metodologias ativas, o estudante possui papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, construindo um conhecimento crítico e reflexivo. Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar a importância das metodologias ativas no ensino de Pediatria I do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e propor adaptações que permitam a aplicação dessas metodologias no período de ensino remoto emergencial (ERE).Método:Trata-se de uma revisão narrativa, com dados obtidos de forma independente pelos autores, por meio de busca abrangente e não sistemática no PubMed e na SciELO. Primeiro, realizaram-se a busca e a análise de dados das principais metodologias ativas, e, posteriormente, os achados foram aplicados à disciplina de Pediatria I do curso de Medicina da UFMG, incluindo suas adaptações para a implementação no ERE. Resultados: Analisaram-se a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e o fishbowl como recursos didáticos das metodologias ativas. Esses métodos reforçam a curiosidade, a autonomia, a motivação e as capacidades crítica e reflexiva do aluno. Ademais, promovem integração entre teoria e prática, incentivo do trabalho em equipe e estímulo para o estudante se conscientizar sobre os problemas sociais existentes.Conclusão:Assim, o uso das metodologias ativas no ensino em Pediatria I possibilita alcançar os objetivos da disciplina, tanto no modo presencial quanto no ERE, e atingir as expectativas das diretrizes brasileiras sobre a formação médica.
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Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar a importância das metodologias ativas no ensino de Pediatria I do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e propor adaptações que permitam a aplicação dessas metodologias no período de ensino remoto emergencial (ERE).Método:Trata-se de uma revisão narrativa, com dados obtidos de forma independente pelos autores, por meio de busca abrangente e não sistemática no PubMed e na SciELO. Primeiro, realizaram-se a busca e a análise de dados das principais metodologias ativas, e, posteriormente, os achados foram aplicados à disciplina de Pediatria I do curso de Medicina da UFMG, incluindo suas adaptações para a implementação no ERE. Resultados: Analisaram-se a problematização, a aprendizagem baseada em problemas e o fishbowl como recursos didáticos das metodologias ativas. Esses métodos reforçam a curiosidade, a autonomia, a motivação e as capacidades crítica e reflexiva do aluno. 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