Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304 |
Resumo: | O feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras. |
id |
UNESP-8_18b8eab99823a7d41d2f4d4ea242e4d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000100304 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literaturaFeedback formativoPediatriaEstudantes de MedicinaEducação médicaAprendizagemO feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210059info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Mylena Maria Guedes deAmaral,Clésio Gontijo dopor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100304Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
title |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
spellingShingle |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura Almeida,Mylena Maria Guedes de Feedback formativo Pediatria Estudantes de Medicina Educação médica Aprendizagem |
title_short |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
title_full |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
title_fullStr |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
title_sort |
Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura |
author |
Almeida,Mylena Maria Guedes de |
author_facet |
Almeida,Mylena Maria Guedes de Amaral,Clésio Gontijo do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral,Clésio Gontijo do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Mylena Maria Guedes de Amaral,Clésio Gontijo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback formativo Pediatria Estudantes de Medicina Educação médica Aprendizagem |
topic |
Feedback formativo Pediatria Estudantes de Medicina Educação médica Aprendizagem |
description |
O feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524975611904 |