Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Mylena Maria Guedes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amaral,Clésio Gontijo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304
Resumo: O feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras.
id UNESP-8_18b8eab99823a7d41d2f4d4ea242e4d8
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100304
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literaturaFeedback formativoPediatriaEstudantes de MedicinaEducação médicaAprendizagemO feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210059info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Mylena Maria Guedes deAmaral,Clésio Gontijo dopor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100304Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
title Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
spellingShingle Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
Almeida,Mylena Maria Guedes de
Feedback formativo
Pediatria
Estudantes de Medicina
Educação médica
Aprendizagem
title_short Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
title_full Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
title_fullStr Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
title_full_unstemmed Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
title_sort Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura
author Almeida,Mylena Maria Guedes de
author_facet Almeida,Mylena Maria Guedes de
Amaral,Clésio Gontijo do
author_role author
author2 Amaral,Clésio Gontijo do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Mylena Maria Guedes de
Amaral,Clésio Gontijo do
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback formativo
Pediatria
Estudantes de Medicina
Educação médica
Aprendizagem
topic Feedback formativo
Pediatria
Estudantes de Medicina
Educação médica
Aprendizagem
description O feedback formativo é central na educação médica. Contudo, estudos sobre a aplicação da estratégia na Pediatria são escassos. Objetivando compreender como o feedback pode ser incorporado ao aprendizado do estudante de Medicina no contexto pediátrico, conduziu-se uma revisão narrativa da literatura. A partir da consulta às bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Embase e Scopus e Web of Science, selecionaram-se 13 artigos, publicados entre 1986 e 2020, focados em feedback de alunos de Pediatria na graduação. A análise da literatura evidenciou a utilidade do feedback de múltiplas fontes e a importância de ferramentas como formulários e cartões de encontro clínico para fornecer feedback quanto às habilidades necessárias ao bom exercício da Pediatria. Os trabalhos pouco exploraram o feedback com auxílio da internet, o que deve ser tema de pesquisas futuras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524975611904