A pintura mural decorativa no interior de casas da capital mineira: mestres artistas e os diversos modos de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Duarte Penna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39307
https://orcid.org/0000-0001-8063-8546
Resumo: Esta tese trata das pinturas murais decorativas encontradas nos interiores das edificações particulares e públicas na cidade de Belo Horizonte, desde sua fundação, em 1896, até 1940, quando predomina na arquitetura da cidade o estilo eclético. A cidade, que já nasce moderna, sofre transformações até hoje, sendo suas edificações demolidas e/ou substituídas a gosto e a moda, provocando a perda significativa de parte dessa produção artística, ou seja, as pinturas murais decorativas. Ausentes das políticas de preservação do patrimônio, mantiveram-se ocultas e longe dos olhos daqueles que deveriam zelar por sua preservação. A abordagem utilizada para se aproximar desse bem integrado passou por sua trajetória ao longo da história da cidade e de sua própria história. Procuramos identificar seus valores encarnados e dar visibilidade a essa produção artística por meio dos mestres artistas que aqui chegaram e da identificação das técnicas utilizadas e das tipologias de ornamentações aplicadas nas paredes internas e nas paredes das varandas e alpendres das edificações selecionadas. Identificamos sua função inicial, que era rememorar cenários de terras natais e, embelezar e valorizar as edificações, aproximando-se do gosto europeu até então utilizado nas edificações públicas. Percebemos que os usos e funções das pinturas decorativas foram se modificando ao longo de sua história, assim como os valores, influenciados pelo cenário político e econômico de cada época e pelas políticas de preservação do patrimônio. Construiu-se aqui uma narrativa através da arquitetura, da teoria da restauração e da teoria dos valores: a arquitetura como pedra fundante da pintura mural decorativa, aquela que acolhe e protege a decoração pictórica; a teoria do restauro como suporte para entender como foi a evolução dos valores do patrimônio, desde a antiguidade até a contemporaneidade; e a teoria dos valores, que permitiu analisar e discutir os valores no passado e no presente. A escolha das edificações privadas baseou-se nos trabalhos realizados enquanto restauradora de bens integrados em edificações públicas e privadas. Os dossiês de tombamentos analisados e arquivados na Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte, além de pesquisas de diversos autores sobre as pinturas decorativas da capital mineira, permitiram o rastreamento das edificações privadas portadoras de pinturas murais decorativas em seu interior. As edificações públicas serviram como base de comparação às edificações privadas no que se refere aos artistas, às tipologias de ornamentos e às técnicas utilizadas. Sugere-se alguns protocolos de acesso e fruição desse bem integrado para que ele passe a ser visto, valorado e, consequentemente, integrado às políticas de preservação do patrimônio. Escondidas entre quatro paredes, ausentes dos dossiês de tombamentos arquitetônicos, escassamente documentadas ou com sua documentação descentralizada, as pinturas murais decorativas, muitas vezes não reconhecidas como produtos artísticos, ficaram esquecidas, abandonadas e consequentemente condenadas ao desaparecimento. Devido a isso, esta tese tem como objetivo restituir as pinturas murais decorativas ao seu lugar na história e memória de Belo Horizonte.
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A abordagem utilizada para se aproximar desse bem integrado passou por sua trajetória ao longo da história da cidade e de sua própria história. Procuramos identificar seus valores encarnados e dar visibilidade a essa produção artística por meio dos mestres artistas que aqui chegaram e da identificação das técnicas utilizadas e das tipologias de ornamentações aplicadas nas paredes internas e nas paredes das varandas e alpendres das edificações selecionadas. Identificamos sua função inicial, que era rememorar cenários de terras natais e, embelezar e valorizar as edificações, aproximando-se do gosto europeu até então utilizado nas edificações públicas. Percebemos que os usos e funções das pinturas decorativas foram se modificando ao longo de sua história, assim como os valores, influenciados pelo cenário político e econômico de cada época e pelas políticas de preservação do patrimônio. Construiu-se aqui uma narrativa através da arquitetura, da teoria da restauração e da teoria dos valores: a arquitetura como pedra fundante da pintura mural decorativa, aquela que acolhe e protege a decoração pictórica; a teoria do restauro como suporte para entender como foi a evolução dos valores do patrimônio, desde a antiguidade até a contemporaneidade; e a teoria dos valores, que permitiu analisar e discutir os valores no passado e no presente. A escolha das edificações privadas baseou-se nos trabalhos realizados enquanto restauradora de bens integrados em edificações públicas e privadas. Os dossiês de tombamentos analisados e arquivados na Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte, além de pesquisas de diversos autores sobre as pinturas decorativas da capital mineira, permitiram o rastreamento das edificações privadas portadoras de pinturas murais decorativas em seu interior. As edificações públicas serviram como base de comparação às edificações privadas no que se refere aos artistas, às tipologias de ornamentos e às técnicas utilizadas. Sugere-se alguns protocolos de acesso e fruição desse bem integrado para que ele passe a ser visto, valorado e, consequentemente, integrado às políticas de preservação do patrimônio. Escondidas entre quatro paredes, ausentes dos dossiês de tombamentos arquitetônicos, escassamente documentadas ou com sua documentação descentralizada, as pinturas murais decorativas, muitas vezes não reconhecidas como produtos artísticos, ficaram esquecidas, abandonadas e consequentemente condenadas ao desaparecimento. Devido a isso, esta tese tem como objetivo restituir as pinturas murais decorativas ao seu lugar na história e memória de Belo Horizonte.This thesis addresses of decorative murals found inside private and public buildings in the city of Belo Horizonte, Brazil, from its foundation in 1896 up to 1940, when an eclectic style prevailed across the city’s architecture. Modern from its birth, the city still undergoes transformations to this day, with its buildings being demolished and/or replaced with constructions of varying tastes and trends, leading to a significant loss of decorative murals as an art form. Overlooked by heritage preservation policies, these murals have remained hidden and tucked away from the eyes of those who should ensure their preservation. The approach used to study these heritage assets involved salvaging their trajectory through the cities and their own history. We sought to identify the values they embody and give visibility to this art form by looking into the master artists who came to this city and by identifying the techniques used and the types of ornamentation applied to the walls on the inside and on the balconies and porches of the selected buildings. We established that their initial function was to evoke scenes from the homelands left behind in the pursuit of new, modern horizons, and to enhance the beauty and value of the buildings in accordance with the European taste, which had so far been the norm for public constructions. We noticed that not only the uses and functions, but also the values of decorative paintings shifted throughout history, influenced by the varying political and economic contexts and by heritage preservation policies. Hence, a narrative was constructed by combining architecture, restoration theory and value theory; with architecture being the foundation stone of decorative mural painting – providing shelter for and protecting this type of pictorial decoration – restoration theory being the framework that helps us understand how the values of heritage evolved from ancient to contemporary times, and value theory being the tool that enabled us to analyze and discuss past and present values. The choice of private buildings was based on the work I have carried out as a restorer of heritage assets. The analysis of heritage registers held by the Directorate of Cultural Heritage and Public Archive of Belo Horizonte, along with research into publications by several authors on the city’s decorative paintings, made it possible to track private buildings containing interior decorative murals. Public buildings served as a basis for comparison for private constructions as regards the artists, the types of ornamentation and the techniques used. We also suggest a few protocols for accessing and enjoying these heritage assets so they can be seen, valued and thereby incorporated into heritage preservation policies. Hidden between four walls, absent from architectural heritage registers, poorly documented or done so in a decentralized manner, decorative mural paintings – which are often not recognized as an art form – have been forgotten, abandoned and inevitably doomed to fade into nothingness. In light of this, the objective of this thesis to restore the decorative murals paintings to their place of memory and history of Belo Horizonte.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPintura e decoração mural - Belo Horizonte (MG)Pintura e decoração mural - Séc. XIXPintura e decoração mural - Séc. XXPintura e decoração mural - Conservação e restauraçãoPatrimônio cultural - ProteçãoPatrimônio histórico - Belo Horizonte (MG)Arte e arquiteturaArtistas e arquitetosPintores na artePintura mural decorativaMestres artistasValores e preservação do patrimônioA pintura mural decorativa no interior de casas da capital mineira: mestres artistas e os diversos modos de fazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE_ARQUIVO-FINAL_Tatiana Penna_corrigido_DIGITAL.pdfTESE_ARQUIVO-FINAL_Tatiana Penna_corrigido_DIGITAL.pdfapplication/pdf32893022https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39307/1/TESE_ARQUIVO-FINAL_Tatiana%20Penna_corrigido_DIGITAL.pdfe6c20a377ffa5da0287f11ee4c12e0a3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39307/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/393072022-02-08 14:55:18.835oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-08T17:55:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Tatiana Duarte Penna
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Mestres artistas
Valores e preservação do patrimônio
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Patrimônio cultural - Proteção
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Arte e arquitetura
Artistas e arquitetos
Pintores na arte
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