O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maschio, Michelle, 1977-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72527
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes Frighetto
id UFPR_041436ab19d6a02e763476487d204d83
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72527
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maschio, Michelle, 1977-Fernandes, Fátima Regina, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2021-11-30T12:11:56Z2021-11-30T12:11:56Z2021https://hdl.handle.net/1884/72527Orientadora: Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes FrighettoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 02/08/2021Inclui referências: p. 101-106Resumo: Considera-se que pode ser ultrapassada a ideia de que Enrico Scrovegni mandou construir e decorar com afrescos, entre 1303 e 1305, a Cappella degli Scrovegni em Pádua, apenas por uma questão expiatória. Foi cristalizada a idéia de que Enrico financiou a capela para salvar a alma de seu pai Reginaldo, um conhecido usurário e que supostamente estaria sofrendo no Purgatório. De fato, a família Scrovegni enriqueceu e ganhou má fama com a prática da usura, sendo que o próprio Reginaldo encontra-se citado no Inferno de Dante Alighieri, contudo, ainda no século XIII, houve um relaxamento da Igreja sobre essa atividade. Reginaldo não se encontra representado na iconografia da capela, ao contrário do filho, que está retratado no Paraíso no afresco do Juízo Final. O motivo que levou Enrico a construir a capela não é o objetivo da presente pesquisa, no entanto, considera-se que foi um projeto próprio e desvinculado de seu pai. Giotto di Bondone foi o escolhido para executar o ciclo de afrescos que garantiram ao seu patrono uma posição de destaque, uma vez que, Enrico Scrovegni era possivelmente o homem mais rico de Pádua e, pode-se supor que almejasse ser sua maior autoridade. Nesse sentido, a principal questão da presente análise refere-se como os afrescos de Giotto foram utilizados em prol dos planos de projeção social e política do seu doador. O patronato de Enrico mostra-se singular em alguns aspectos, entre eles, o fato de que a capela tinha um status privado e era anexa à sua residência. Considera-se que a intenção do patrono era criar uma nova imagem para si, desvinculada da atividade econômica da família, nesse sentido, ele próprio se encontra retratado entre os eleitos, ao passo que, os usurários estão representados sofrendo no Inferno. Para a análise de fontes visuais, o conceito de representação de Chartier mostra-se bastante pertinente, visto que nenhuma representação corresponde exatamente à realidade, mas, sobretudo, é uma ausência que permite ser preenchida por toda uma gama de simbolismos. Do mesmo modo, o conceito de imagem de Schmitt revela-se indispensável para tratar da especificidade desses objetos medievais, em especial, no que tange ao lugar e aos usos que se faziam deles.Abstract: It is considered that the idea that Enrico Scrovegni had the Cappella degli Scrovegni in Padua built and decorated with frescoes, between 1303 and 1305, in Padua, just for expiatory reasons, can be overcome. The idea was crystallized that Enrico financed the chapel to save the soul of his father Reginaldo, a known usurer who was supposedly suffering in Purgatory. In fact, the Scrovegni family got rich and got a bad reputation with the practice of usury, and Reginaldo himself is mentioned in Dante Alighieri's Inferno, however, even in the 13th century, there was a relaxation of the Church about this activity. Reginaldo is not represented in the chapel's iconography, unlike his son, who is portrayed in Paradise in the fresco of the Last Judgment. The reason that led Enrico to build the chapel is not the objective of this research, however, it is considered that it was a project of his own and unrelated to his father. Giotto di Bondone was chosen to carry out the fresco cycle that guaranteed his patron a prominent position, since Enrico Srovegni was possibly the richest man in Padua and, it can be assumed, he aimed to be its greatest authority. In this sense, the main issue of the present analysis refers to how Giotto's frescoes were used in favor of his donor's plans for social and political projection. Enrico's patronage is unique in some respects, including the fact that the chapel had a private status and was attached to his residence. It is considered that the patron's intention was to create a new image for himself, disconnected from the family's economic activity, in this sense, he is himself portrayed among the chosen ones, while the usurers are represented suffering in Hell. For the analysis of visual sources, Chartier's concept of representation proves to be quite pertinent, since no representation exactly corresponds to reality, but, above all, it is an absence that allows it to be filled with a whole range of symbolisms. Likewise, Schmitt's concept of image proves to be indispensable to address the specificity of these medieval objects, especially with regard to their place and uses.1 arquivo (106 p.) : il. (algumas color.).application/pdfArte - MecenatoArte medievalPintura e decoração mural - ItáliaHistóriaO patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELLE MASCHIO.pdfapplication/pdf4652725https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72527/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20MASCHIO.pdfbcfa00d8da2c76936d94d11c4e89f813MD51open access1884/725272021-11-30 09:11:56.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72527Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-30T12:11:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
title O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
spellingShingle O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
Maschio, Michelle, 1977-
Arte - Mecenato
Arte medieval
Pintura e decoração mural - Itália
História
title_short O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
title_full O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
title_fullStr O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
title_full_unstemmed O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
title_sort O patronato de Enrico : Giotto e os afrescos da Cappella degli Scrovegni a serviço de uma nova imagem social e política (Itália – séc.XIV)
author Maschio, Michelle, 1977-
author_facet Maschio, Michelle, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fernandes, Fátima Regina, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Maschio, Michelle, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Mecenato
Arte medieval
Pintura e decoração mural - Itália
História
topic Arte - Mecenato
Arte medieval
Pintura e decoração mural - Itália
História
description Orientadora: Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes Frighetto
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-30T12:11:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-30T12:11:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72527
url https://hdl.handle.net/1884/72527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (106 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72527/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20MASCHIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bcfa00d8da2c76936d94d11c4e89f813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860647127875584