Fatores que influenciam as atitudes ambientais dos estudantes de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poliana Moreira de Andrade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Eduardo Mendes Nascimento
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016
http://hdl.handle.net/1843/60024
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar quais eram as variáveis que influenciavam a consciência ecológica dos estudantes na área de negócios em duas instituições educacionais. Com fins de se atingir os objetivos, foi feito uma pesquisa descritiva, utilizando-se de um levantamento como estratégia para coleta de dados, com abordagem quantitativa para sua análise. Este levantamento foi feito com 257 graduandos que responderam a um questionário contendo 35 questões. O questionário foi estruturado em 2 partes, sendo a primeira constituída de variáveis que tiveram o objetivo de descrever a amostra e a segunda parte com objetivo de levantar o grau de consciência ambiental apresentado pelos respondentes. Os dados que foram obtidos através dos questionários foram tabulados em pacote estatístico (Stata), no qual foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial (regressão linear). Assim, foram identificadas as variáveis que influenciam a consciência ecológica dos graduandos dos citados cursos, bem como quais as variáveis se apresentam com mais ou menos relevâncias nas atitudes ambientalmente desejadas em relação ao meio ambiente. Os resultados demonstraram que a família é estatisticamente significativa na aquisição de hábitos ambientalmente corretos, além dela, idade, curso e instituição que frequenta e possuir filhos, também o são. Além dessas, a autoimagem em relação à prática de atitudes que minimizem a dilapidação do meio ambiente se demonstrou relevante para que os indivíduos tenham atitudes ambientalmente corretas. Finalmente, de par dos resultados deste trabalho, espera-se que, ao saber o que influencia as atitudes dos indivíduos, possa haver a estruturação de políticas educacionais e empresariais de modo a promover o uso consciente e racional dos recursos naturais.
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Os dados que foram obtidos através dos questionários foram tabulados em pacote estatístico (Stata), no qual foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial (regressão linear). Assim, foram identificadas as variáveis que influenciam a consciência ecológica dos graduandos dos citados cursos, bem como quais as variáveis se apresentam com mais ou menos relevâncias nas atitudes ambientalmente desejadas em relação ao meio ambiente. Os resultados demonstraram que a família é estatisticamente significativa na aquisição de hábitos ambientalmente corretos, além dela, idade, curso e instituição que frequenta e possuir filhos, também o são. Além dessas, a autoimagem em relação à prática de atitudes que minimizem a dilapidação do meio ambiente se demonstrou relevante para que os indivíduos tenham atitudes ambientalmente corretas. Finalmente, de par dos resultados deste trabalho, espera-se que, ao saber o que influencia as atitudes dos indivíduos, possa haver a estruturação de políticas educacionais e empresariais de modo a promover o uso consciente e racional dos recursos naturais.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISCongresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdContEducação ambientalNegóciosConsciência EcológicaEducação AmbientalEstudantes de NegóciosFatores que influenciam as atitudes ambientais dos estudantes de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPoliana Moreira de AndradeEduardo Mendes Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60024/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFatores que Influenciam as Atitudes Ambientais dos Estudantes de Negócios.pdfFatores que Influenciam as Atitudes Ambientais dos Estudantes de Negócios.pdfapplication/pdf233604https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60024/2/Fatores%20que%20Influenciam%20as%20Atitudes%20Ambientais%20dos%20Estudantes%20de%20Neg%c3%b3cios.pdfad80782aacc7cb0ffeb06531c188bc1aMD521843/600242023-10-25 16:03:35.231oai:repositorio.ufmg.br:1843/60024TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-25T19:03:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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