O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Lopes Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.
id UFMG_24d7d9327079287c4710c5faeccbe1cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUQGH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Dias CirinoDavid B. BakerBernardo Jefferson de OliveiraRegina Helena de Freitas CamposFrancisco Teixeira PortugalCathy FayeRodrigo Lopes Miranda2019-08-13T18:49:55Z2019-08-13T18:49:55Z2014-03-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGHO objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.This dissertation aims to describe and analyze the laboratory of psychology at the Belo Horizonte Teachers College during the time it was in operation, 1929 to 1946, using both primary print and photographic documents. Analyses indicate that several people attended this lab, such as politicians, European psychologists and students. The laboratory held 60 different devices, including brass and glass pieces as well as psychological tests. Our results have pointed out that this lab was an important tool for teaching and researching in psychology, as it was prominent in the development of psychological studies that contributedto the training of public elementary school teachers. This practical training enabled the learning of psychological knowledge about the school, the Brazilian childhood and the elementary school teacher. We conclude that the laboratory of psychology at the Belo Horizonte Teachers College contributed to the organization and circulation of psychology in the first decades of the 20th century in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  Historia  Minas GeraisProfessores  FormaçãoPsicologia HistóriaHistória da psicologiaInstrumentos de laboratórioHistória da formação de professoresEscola de aperfeiçoamento de Professores de Belo HorizonteLaboratório de psicologia experimentalO Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rodrigomiranda.pdfapplication/pdf36574752https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/1/tese_rodrigomiranda.pdf054596a0e4d09be91e4d2f01b98783edMD51TEXTtese_rodrigomiranda.pdf.txttese_rodrigomiranda.pdf.txtExtracted texttext/plain292649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/2/tese_rodrigomiranda.pdf.txt07127a9d5934ba9bf2728584395f440aMD521843/BUOS-9LUQGH2019-11-14 12:21:29.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUQGHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:21:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
title O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
spellingShingle O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
Rodrigo Lopes Miranda
História da psicologia
Instrumentos de laboratório
História da formação de professores
Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte
Laboratório de psicologia experimental
Educação  Historia  Minas Gerais
Professores  Formação
Psicologia História
title_short O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
title_full O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
title_fullStr O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
title_full_unstemmed O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
title_sort O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
author Rodrigo Lopes Miranda
author_facet Rodrigo Lopes Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Dias Cirino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv David B. Baker
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo Jefferson de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Regina Helena de Freitas Campos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisco Teixeira Portugal
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cathy Faye
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Lopes Miranda
contributor_str_mv Sergio Dias Cirino
David B. Baker
Bernardo Jefferson de Oliveira
Regina Helena de Freitas Campos
Francisco Teixeira Portugal
Cathy Faye
dc.subject.por.fl_str_mv História da psicologia
Instrumentos de laboratório
História da formação de professores
Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte
Laboratório de psicologia experimental
topic História da psicologia
Instrumentos de laboratório
História da formação de professores
Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte
Laboratório de psicologia experimental
Educação  Historia  Minas Gerais
Professores  Formação
Psicologia História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação  Historia  Minas Gerais
Professores  Formação
Psicologia História
description O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:49:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/1/tese_rodrigomiranda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/2/tese_rodrigomiranda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 054596a0e4d09be91e4d2f01b98783ed
07127a9d5934ba9bf2728584395f440a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676904688779264