O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil. |
id |
UFMG_24d7d9327079287c4710c5faeccbe1cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUQGH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sergio Dias CirinoDavid B. BakerBernardo Jefferson de OliveiraRegina Helena de Freitas CamposFrancisco Teixeira PortugalCathy FayeRodrigo Lopes Miranda2019-08-13T18:49:55Z2019-08-13T18:49:55Z2014-03-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGHO objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.This dissertation aims to describe and analyze the laboratory of psychology at the Belo Horizonte Teachers College during the time it was in operation, 1929 to 1946, using both primary print and photographic documents. Analyses indicate that several people attended this lab, such as politicians, European psychologists and students. The laboratory held 60 different devices, including brass and glass pieces as well as psychological tests. Our results have pointed out that this lab was an important tool for teaching and researching in psychology, as it was prominent in the development of psychological studies that contributedto the training of public elementary school teachers. This practical training enabled the learning of psychological knowledge about the school, the Brazilian childhood and the elementary school teacher. We conclude that the laboratory of psychology at the Belo Horizonte Teachers College contributed to the organization and circulation of psychology in the first decades of the 20th century in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Historia Minas GeraisProfessores FormaçãoPsicologia HistóriaHistória da psicologiaInstrumentos de laboratórioHistória da formação de professoresEscola de aperfeiçoamento de Professores de Belo HorizonteLaboratório de psicologia experimentalO Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rodrigomiranda.pdfapplication/pdf36574752https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/1/tese_rodrigomiranda.pdf054596a0e4d09be91e4d2f01b98783edMD51TEXTtese_rodrigomiranda.pdf.txttese_rodrigomiranda.pdf.txtExtracted texttext/plain292649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/2/tese_rodrigomiranda.pdf.txt07127a9d5934ba9bf2728584395f440aMD521843/BUOS-9LUQGH2019-11-14 12:21:29.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUQGHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:21:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
title |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
spellingShingle |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) Rodrigo Lopes Miranda História da psicologia Instrumentos de laboratório História da formação de professores Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte Laboratório de psicologia experimental Educação Historia Minas Gerais Professores Formação Psicologia História |
title_short |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
title_full |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
title_fullStr |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
title_full_unstemmed |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
title_sort |
O Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte: diálogos entre Psicologia e Educação (1929-1946) |
author |
Rodrigo Lopes Miranda |
author_facet |
Rodrigo Lopes Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sergio Dias Cirino |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
David B. Baker |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bernardo Jefferson de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Regina Helena de Freitas Campos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Francisco Teixeira Portugal |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cathy Faye |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Lopes Miranda |
contributor_str_mv |
Sergio Dias Cirino David B. Baker Bernardo Jefferson de Oliveira Regina Helena de Freitas Campos Francisco Teixeira Portugal Cathy Faye |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da psicologia Instrumentos de laboratório História da formação de professores Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte Laboratório de psicologia experimental |
topic |
História da psicologia Instrumentos de laboratório História da formação de professores Escola de aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte Laboratório de psicologia experimental Educação Historia Minas Gerais Professores Formação Psicologia História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Historia Minas Gerais Professores Formação Psicologia História |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T18:49:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T18:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUQGH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/1/tese_rodrigomiranda.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUQGH/2/tese_rodrigomiranda.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
054596a0e4d09be91e4d2f01b98783ed 07127a9d5934ba9bf2728584395f440a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589408513851392 |