As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarina Barbosa Torres Gomes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URCY
Resumo: Esta pesquisa investiga as condições sociais de produção do processo de reestruturação das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implementado após a publicação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, fundamentadas pelas Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. A problemática de pesquisa consistiu em investigar o referido processo a partir do seu contexto social de produção, fundamentado sob a perspectiva da sociologia dos campos simbólicos de Pierre Bourdieu. O campo universitário da UFOP foi analisado com base na obra de Bourdieu e, principalmente, no livro Homo academicus, por meio do qual a universidade é entendida como um espaço social de constantes disputas por posições e poderes. Para esta pesquisa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. O processo de reestruturação das Licenciaturas foi concebido como um jogo, mostrando que a formação docente tornou-se o principal objeto de disputa entre três grupos distintos: a Pró-Reitoria de Graduação (a PROGRAD), o Departamento de Educação (o DEEDU) e o grupo de sete Licenciaturas. Nesse jogo, há manifestação do habitus e das lutas concorrenciais entre os jogadores que exercem poder simbólico sob a forma de poder universitário, concorrendo principalmente pela posse de dois tipos de capitais: o capital específico que é a concepção de formação docente em disputa e o capital universitário que garante melhores posições e mais poderes simbólicos nesse contexto.
id UFMG_257920bcda5bb6af364e63a16d890908
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83URCY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Julio Emilio Diniz PereiraCélia Maria Fernandes NunesJoao Valdir Alves de SouzaCatarina Barbosa Torres Gomes2019-08-12T21:05:59Z2019-08-12T21:05:59Z2009-08-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URCYEsta pesquisa investiga as condições sociais de produção do processo de reestruturação das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implementado após a publicação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, fundamentadas pelas Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. A problemática de pesquisa consistiu em investigar o referido processo a partir do seu contexto social de produção, fundamentado sob a perspectiva da sociologia dos campos simbólicos de Pierre Bourdieu. O campo universitário da UFOP foi analisado com base na obra de Bourdieu e, principalmente, no livro Homo academicus, por meio do qual a universidade é entendida como um espaço social de constantes disputas por posições e poderes. Para esta pesquisa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. O processo de reestruturação das Licenciaturas foi concebido como um jogo, mostrando que a formação docente tornou-se o principal objeto de disputa entre três grupos distintos: a Pró-Reitoria de Graduação (a PROGRAD), o Departamento de Educação (o DEEDU) e o grupo de sete Licenciaturas. Nesse jogo, há manifestação do habitus e das lutas concorrenciais entre os jogadores que exercem poder simbólico sob a forma de poder universitário, concorrendo principalmente pela posse de dois tipos de capitais: o capital específico que é a concepção de formação docente em disputa e o capital universitário que garante melhores posições e mais poderes simbólicos nesse contexto.The current research investigates the social conditions of the reformulation on teachers formation of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), adopted after the publication of Curricular Lines Curriculum Guidelines for teachers education in de basic education based in CNE/CP nº 01 resolutions on 18th of February, 2002. The importance of this research consisted in investigate the mentioned process - social context of production, based on the perspective of sociology symbols of Pierre Bourdieu. The UFOPs campus was analyzed using Bourdieu's works as a basis, considering his main work entitled Homo academicus in which, the university is seen as a social sphere for disputes for position and powers. For this research, methodological procedures to the documental analysis and the semi- structuralized interview were adopted. The process of reformulation of the courses of teachers formation was seen as a game, showing that the position of professor would became the main object of dispute between three distinct groups: Graduation Pro-Rectory - PROGRAD, Department of Education (DEEDU) and another group of seven courses of teachers formation. In this game, there is the habitus manifestation as well a battle between those who has sort of symbolic influence in the university field, defending mainly for the possession of two capitals: the specific ones, which is the professor conception in dispute and the universitys capital, which guarantees better positions and more symbolic powers in this context.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPoder (Filosofia) Reforma do ensino Brasil  Ensino superior Minas Gerais Aspectos sociais  Professores universitarios FormaçãoCapital universitárioCampoFormação docentePoder simbólicoAs condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_definitiva.pdfapplication/pdf1095344https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83URCY/1/disserta_ao_definitiva.pdfb66fc2ff954f6765a52fcf0656780580MD51TEXTdisserta_ao_definitiva.pdf.txtdisserta_ao_definitiva.pdf.txtExtracted texttext/plain519664https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83URCY/2/disserta_ao_definitiva.pdf.txtcd56b59366b9a9c902e5a60d80bbeec1MD521843/FAEC-83URCY2019-11-14 19:54:15.725oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83URCYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:54:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
title As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
spellingShingle As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Catarina Barbosa Torres Gomes
Capital universitário
Campo
Formação docente
Poder simbólico
Educação
Poder (Filosofia) 
Reforma do ensino Brasil  
Ensino superior Minas Gerais Aspectos sociais  
Professores universitarios Formação
title_short As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
title_full As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
title_fullStr As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
title_full_unstemmed As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
title_sort As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura nocampo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
author Catarina Barbosa Torres Gomes
author_facet Catarina Barbosa Torres Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Célia Maria Fernandes Nunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarina Barbosa Torres Gomes
contributor_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
Célia Maria Fernandes Nunes
Joao Valdir Alves de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Capital universitário
Campo
Formação docente
Poder simbólico
topic Capital universitário
Campo
Formação docente
Poder simbólico
Educação
Poder (Filosofia) 
Reforma do ensino Brasil  
Ensino superior Minas Gerais Aspectos sociais  
Professores universitarios Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Poder (Filosofia) 
Reforma do ensino Brasil  
Ensino superior Minas Gerais Aspectos sociais  
Professores universitarios Formação
description Esta pesquisa investiga as condições sociais de produção do processo de reestruturação das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implementado após a publicação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, fundamentadas pelas Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. A problemática de pesquisa consistiu em investigar o referido processo a partir do seu contexto social de produção, fundamentado sob a perspectiva da sociologia dos campos simbólicos de Pierre Bourdieu. O campo universitário da UFOP foi analisado com base na obra de Bourdieu e, principalmente, no livro Homo academicus, por meio do qual a universidade é entendida como um espaço social de constantes disputas por posições e poderes. Para esta pesquisa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. O processo de reestruturação das Licenciaturas foi concebido como um jogo, mostrando que a formação docente tornou-se o principal objeto de disputa entre três grupos distintos: a Pró-Reitoria de Graduação (a PROGRAD), o Departamento de Educação (o DEEDU) e o grupo de sete Licenciaturas. Nesse jogo, há manifestação do habitus e das lutas concorrenciais entre os jogadores que exercem poder simbólico sob a forma de poder universitário, concorrendo principalmente pela posse de dois tipos de capitais: o capital específico que é a concepção de formação docente em disputa e o capital universitário que garante melhores posições e mais poderes simbólicos nesse contexto.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T21:05:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T21:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URCY
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83URCY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83URCY/1/disserta_ao_definitiva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83URCY/2/disserta_ao_definitiva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b66fc2ff954f6765a52fcf0656780580
cd56b59366b9a9c902e5a60d80bbeec1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589418953474048