As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555 |
Resumo: | A partir da definição por Bertram Raven, em 1999, das onze bases do poder social, este estudo, com 448 alunos universitários, procurou determinar sua importância para explicar a adoção de comportamentos destes alunos por solicitação e influência de seu professor. Os resultados demonstraram que nenhuma das bases do poder influenciava significativamente o comportamento adotado pelos alunos e que professores que utilizam mais a recompensa pessoal, referência, especialização e informação apresentam comportamentos exatamente opostos àqueles que utilizam a recompensa impessoal, coerção pessoal e coerção impessoal, sendo os primeiros percebidos como mais apoiadores, cooperativos, comprometidos e competentes. Palavras-chave: Poder Social, Professor universitário, Percepções. Abstract: Based on the definitions of Bertram Raven, in 1999, for the eleven bases of social power, this study, with 448 university students, aimed to determinate their importance to the explanation of behaviors by those students due to being asked and influenced by their professors. The results showed that none of the bases of power demonstrate significantly influence on the student' s behavior, and that professors Who use more the personal reward, reference, expertise and information show completely opposite behaviors in relation to those Who use the impersonal reward, personal coercion and impersonal coercion, being the first perceived as more supportive, cooperative, committed and competent. Keywords: Social power; University professor; Perception. |
id |
UFU-2_ead4942b5544a73667fdaffcc34336ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/555 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aulaPoder SocialProfessor universitárioPercepções.A partir da definição por Bertram Raven, em 1999, das onze bases do poder social, este estudo, com 448 alunos universitários, procurou determinar sua importância para explicar a adoção de comportamentos destes alunos por solicitação e influência de seu professor. Os resultados demonstraram que nenhuma das bases do poder influenciava significativamente o comportamento adotado pelos alunos e que professores que utilizam mais a recompensa pessoal, referência, especialização e informação apresentam comportamentos exatamente opostos àqueles que utilizam a recompensa impessoal, coerção pessoal e coerção impessoal, sendo os primeiros percebidos como mais apoiadores, cooperativos, comprometidos e competentes. Palavras-chave: Poder Social, Professor universitário, Percepções. Abstract: Based on the definitions of Bertram Raven, in 1999, for the eleven bases of social power, this study, with 448 university students, aimed to determinate their importance to the explanation of behaviors by those students due to being asked and influenced by their professors. The results showed that none of the bases of power demonstrate significantly influence on the student' s behavior, and that professors Who use more the personal reward, reference, expertise and information show completely opposite behaviors in relation to those Who use the impersonal reward, personal coercion and impersonal coercion, being the first perceived as more supportive, cooperative, committed and competent. Keywords: Social power; University professor; Perception.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55510.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-555Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 17-421982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555/499Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Mariza Rocha Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColeta, José Augusto DelaColeta, Marília Ferreira DelaGuimarães, Mariza Rocha2023-07-28T18:49:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/555Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T18:49:15Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
title |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
spellingShingle |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula Coleta, José Augusto Dela Poder Social Professor universitário Percepções. |
title_short |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
title_full |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
title_fullStr |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
title_full_unstemmed |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
title_sort |
As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula |
author |
Coleta, José Augusto Dela |
author_facet |
Coleta, José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Guimarães, Mariza Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Coleta, Marília Ferreira Dela Guimarães, Mariza Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coleta, José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Guimarães, Mariza Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poder Social Professor universitário Percepções. |
topic |
Poder Social Professor universitário Percepções. |
description |
A partir da definição por Bertram Raven, em 1999, das onze bases do poder social, este estudo, com 448 alunos universitários, procurou determinar sua importância para explicar a adoção de comportamentos destes alunos por solicitação e influência de seu professor. Os resultados demonstraram que nenhuma das bases do poder influenciava significativamente o comportamento adotado pelos alunos e que professores que utilizam mais a recompensa pessoal, referência, especialização e informação apresentam comportamentos exatamente opostos àqueles que utilizam a recompensa impessoal, coerção pessoal e coerção impessoal, sendo os primeiros percebidos como mais apoiadores, cooperativos, comprometidos e competentes. Palavras-chave: Poder Social, Professor universitário, Percepções. Abstract: Based on the definitions of Bertram Raven, in 1999, for the eleven bases of social power, this study, with 448 university students, aimed to determinate their importance to the explanation of behaviors by those students due to being asked and influenced by their professors. The results showed that none of the bases of power demonstrate significantly influence on the student' s behavior, and that professors Who use more the personal reward, reference, expertise and information show completely opposite behaviors in relation to those Who use the impersonal reward, personal coercion and impersonal coercion, being the first perceived as more supportive, cooperative, committed and competent. Keywords: Social power; University professor; Perception. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-555 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555/499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Mariza Rocha Guimarães http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Mariza Rocha Guimarães http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 17-42 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231043764224 |