As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coleta, José Augusto Dela
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coleta, Marília Ferreira Dela, Guimarães, Mariza Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/555
Resumo: A partir da definição por Bertram Raven, em 1999, das onze bases do poder social, este estudo, com 448 alunos universitários, procurou determinar sua importância para explicar a adoção de comportamentos destes alunos por solicitação e influência de seu professor. Os resultados demonstraram que nenhuma das bases do poder influenciava significativamente o comportamento adotado pelos alunos e que professores que utilizam mais a recompensa pessoal, referência, especialização e informação apresentam comportamentos exatamente opostos àqueles que utilizam a recompensa impessoal, coerção pessoal e coerção impessoal, sendo os primeiros percebidos como mais apoiadores, cooperativos, comprometidos e competentes. Palavras-chave: Poder Social, Professor universitário, Percepções.   Abstract: Based on the definitions of Bertram Raven, in 1999, for the eleven bases of social power, this study, with 448 university students, aimed to determinate their importance to the explanation of behaviors by those students due to being asked and influenced by their professors. The results showed that none of the bases of power demonstrate significantly influence on the student' s behavior, and that professors Who use more the personal reward, reference, expertise and information show completely opposite behaviors in relation to those Who use the impersonal reward, personal coercion and impersonal coercion, being the first perceived as more supportive, cooperative, committed and competent. Keywords: Social power; University professor; Perception.
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