Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43167 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro. |
id |
UFMG_25f0b93844a2d7b566bd6aa797e5c41d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43167 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalíticaEducaçãoAdolescênciaCiberespaçoConversaçãoEsta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-07-12T00:41:25Z2022-07-12T00:41:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf0101-4838http://hdl.handle.net/1843/43167porTempo psicanalíticoNatália Fernandes KellesNádia Laguárdia de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-12T00:41:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43167Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-12T00:41:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
title |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
spellingShingle |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica Natália Fernandes Kelles Educação Adolescência Ciberespaço Conversação |
title_short |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
title_full |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
title_fullStr |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
title_full_unstemmed |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
title_sort |
Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica |
author |
Natália Fernandes Kelles |
author_facet |
Natália Fernandes Kelles Nádia Laguárdia de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Nádia Laguárdia de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natália Fernandes Kelles Nádia Laguárdia de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Adolescência Ciberespaço Conversação |
topic |
Educação Adolescência Ciberespaço Conversação |
description |
Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-07-12T00:41:25Z 2022-07-12T00:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
0101-4838 http://hdl.handle.net/1843/43167 |
identifier_str_mv |
0101-4838 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tempo psicanalítico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829918162452480 |