Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália Fernandes Kelles
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nádia Laguárdia de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43167
Resumo: Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.
id UFMG_25f0b93844a2d7b566bd6aa797e5c41d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43167
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalíticaEducaçãoAdolescênciaCiberespaçoConversaçãoEsta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-07-12T00:41:25Z2022-07-12T00:41:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf0101-4838http://hdl.handle.net/1843/43167porTempo psicanalíticoNatália Fernandes KellesNádia Laguárdia de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-12T00:41:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43167Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-12T00:41:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
title Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
spellingShingle Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
Natália Fernandes Kelles
Educação
Adolescência
Ciberespaço
Conversação
title_short Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
title_full Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
title_fullStr Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
title_full_unstemmed Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
title_sort Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica
author Natália Fernandes Kelles
author_facet Natália Fernandes Kelles
Nádia Laguárdia de Lima
author_role author
author2 Nádia Laguárdia de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natália Fernandes Kelles
Nádia Laguárdia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescência
Ciberespaço
Conversação
topic Educação
Adolescência
Ciberespaço
Conversação
description Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-07-12T00:41:25Z
2022-07-12T00:41:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 0101-4838
http://hdl.handle.net/1843/43167
identifier_str_mv 0101-4838
url http://hdl.handle.net/1843/43167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tempo psicanalítico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829918162452480