Estiramentos musculares em bailarinos: etiologia e prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbara Passali Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAGLE
Resumo: O estiramento é resultado do alongamento excessivo das fibras musculares quando a força de tensão ultrapassa a capacidade de resistência ao alongamento da musculatura acionada. Os estiramentos representam a maior ocorrência das lesões musculares. São agravados por fatores de risco, como flexibilidade inadequada, falta de força, aquecimento insuficiente, fadiga e alto nível de estresse pessoal. Apesar de ser um importante fator de queda de rendimento em todas modalidades, para algumas, como o ballet, existem ainda poucos estudos sobre lesões por estiramento. O presente estudo objetivou identificar, os principais fatores de risco e as estratégias de prevenção de estiramentos, e analisá-los no contexto da prática do ballet. Para isso foi realizada uma revisão da literatura relacionada a estiramentos musculares por meio dos portais ScieELO, Pubmed, Medline e Capes. Selecionou-se apenas trabalhos publicados a partir de1980, utilizando as palavras-chave: lesão, lesão muscular, lesão em bailarinos, estiramentos, alongamento, flexibilidade, bailarinos e suas respectivas traduções para o inglês. Dentre os fatores de risco para a ocorrência de estiramentos apontados nos estudos destacam-se: a força, a flexibilidade, o aquecimento e a fadiga. Bailarinos costumam trabalhar exercícios de alongamento e não de fortalecimento, a fim de em manter a massa corporal baixa evitando o aumento da circunferência dos membros, sem rigidez muscular suficiente não são capazes de absorver a energia potencial dos movimentos como forma de proteção às lesões musculares. O índice médio de flexibilidade foi superior aos padrões de referência, mas não se encaixam no nível de hipermobilidade. O ballet exige posturas sustentadas em posições de equilíbrio e movimentos repetitivos de grande amplitude articular, sendo distensões, luxações, tendinopatias e contusões, as lesões mais frequentes em bailarinos. Nos homens são comuns lesões ligamentares, enquanto nas mulheres musculares. Esses atletas apresentam limiar de dor elevado, pois se submetem a limites de exploração física extremos. Além dos exercícios de alongamento realizam exercícios balísticos impostos pelos próprios movimentos em passos como grand battement, arabesque e grand jetés, mesmo com os músculos fadigados, não deixam de realizá-los. Conclui-se que, para evitar o risco de estiramentos e lesões musculares, por necessitarem de capacidades físicas extremas para a realização de seus movimentos específicos, bailarinos devem trabalhar a força e a flexibilidade conjuntamente, necessitam de treinos com devida periodização, recuperação, aquecimento e tratamento das lesões enquanto ainda são agudas.
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Para isso foi realizada uma revisão da literatura relacionada a estiramentos musculares por meio dos portais ScieELO, Pubmed, Medline e Capes. Selecionou-se apenas trabalhos publicados a partir de1980, utilizando as palavras-chave: lesão, lesão muscular, lesão em bailarinos, estiramentos, alongamento, flexibilidade, bailarinos e suas respectivas traduções para o inglês. Dentre os fatores de risco para a ocorrência de estiramentos apontados nos estudos destacam-se: a força, a flexibilidade, o aquecimento e a fadiga. Bailarinos costumam trabalhar exercícios de alongamento e não de fortalecimento, a fim de em manter a massa corporal baixa evitando o aumento da circunferência dos membros, sem rigidez muscular suficiente não são capazes de absorver a energia potencial dos movimentos como forma de proteção às lesões musculares. O índice médio de flexibilidade foi superior aos padrões de referência, mas não se encaixam no nível de hipermobilidade. O ballet exige posturas sustentadas em posições de equilíbrio e movimentos repetitivos de grande amplitude articular, sendo distensões, luxações, tendinopatias e contusões, as lesões mais frequentes em bailarinos. Nos homens são comuns lesões ligamentares, enquanto nas mulheres musculares. Esses atletas apresentam limiar de dor elevado, pois se submetem a limites de exploração física extremos. Além dos exercícios de alongamento realizam exercícios balísticos impostos pelos próprios movimentos em passos como grand battement, arabesque e grand jetés, mesmo com os músculos fadigados, não deixam de realizá-los. Conclui-se que, para evitar o risco de estiramentos e lesões musculares, por necessitarem de capacidades físicas extremas para a realização de seus movimentos específicos, bailarinos devem trabalhar a força e a flexibilidade conjuntamente, necessitam de treinos com devida periodização, recuperação, aquecimento e tratamento das lesões enquanto ainda são agudas.The stretching is a result of excessive stretching of muscle fibers when the tension force exceeds the capacity of resistance of elongation of muscles engaged. Stretches represent a higher incidence of muscle injuries. Are exarcebated by risk factors such as inadequate flexibility, lack of strenght, insuficiente heating, fatigue and high level of personal stress. Despite being an important factor in the fall in all forms of income, for some, like ballet, there are few studies on stretch injuries. This study aimed to identify the main risk factors and prevention strategies fos stretches, and analyze them in the context of the practice of ballet. For this we conducted a literature review related to muscular strains through the portals ScieELO, Pumed, Medline and Capes. Are selected only papers published from1980, using the keywords: injury, muscle injury, inury in dancers, stretches, stretching, flexibility, dancers and theirs translations into Portuguese. Among the risck factors for the occurrence of stretches mentioned in the study include: strength, flexibility, heat and fatigue. Dancers often work stretching exercises and not muscle strength in order to mantain a low body mass preventing the increase of circumference of the member, without sufficient stiffnes are not able to absorb the potential energy of movements as a way of protection to muscle injuries. The average flexibility was greater than benchmarks, but not fit the level of hypermobility. The ballet requires sustained postures in equilibrium positions and repetitive movements of large amplitude articulate. Sprains, dislocantions, contusions and tendinopaty are the commonest injuries in dancers. These athletes have high pain threshold, because they undergo extreme physical boundaries of exploration. In addition to stretching exercises perform ballistic exercises imposes by the movements in steps as grand battement, arabesque and grand jetes, even with fatigued muscle, they still carry them. It is concluded that, to avoid the risk of strains and muscle injuries, because they require extreme physical capabilities to perform their specific movements, dancers must work together strenght and flexibility, require training with proper periodization, recovery, heating and treatment while lesions are still sharp.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrevenção de acidentesBailarinos Ferimentos e lesõesMusculos Ferimentos e lesõesBalé (Dança)Treinamento esportivoEstiramentos musculares em bailarinos: etiologia e prevençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__barbara.pdfapplication/pdf317226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAGLE/1/tcc__barbara.pdfab56a7a14d7fbd89d89079f99ce32023MD51TEXTtcc__barbara.pdf.txttcc__barbara.pdf.txtExtracted texttext/plain60157https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAGLE/2/tcc__barbara.pdf.txte7dd69de9ab0fcd3e9850979f8c97fbeMD521843/BUBD-9EAGLE2019-11-14 04:59:35.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAGLERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:59:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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