A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlos Augusto de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2A
Resumo: Este trabalho estuda a crônica de futebol no Brasil, através de uma relação entre a história da crônica jornalística e a trajetória desse esporte no país. A crônica se desenvolveu como um gênero voltado para um conjunto mais amplo de leitores, aproximando-se da linguagem e da cultura das classes populares e tomando como tema fatos ligados à atualidade, exigindo do escritor uma participação direta no dia-a-dia e na realidade social. O futebol, por sua vez, chegou ao país como um esporte elitista, mas se tornou extremamente popular, envolvido por um complexo fenômeno de comunicação de massas, que apresenta uma intensa produção de discursos. Combinados, esses dois processos deram origem à crônica de futebol, gênero de grande alcance popular e praticado por grandes escritores, como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Mário Filho. Propõe-se, portanto, que a crônica de futebol pode ser utilizada em sala de aula, tanto para o desenvolvimento da percepção dos alunos em relação aos recursos textuais utilizados para a recriação dos acontecimentos esportivos quanto para a discussão de temas transversais importantes, relacionados a disciplinas como a História, a Geografia e a Sociologia, tornando-se assim um instrumento para o estímulo do interesse dos estudantes pela leitura e sua formação como cidadãos e leitores críticos.
id UFMG_266e46b440b7d195479af3542b8dc533
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYQ2A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcelino Rodrigues da SilvaMarlos Augusto de Souza2019-08-11T17:41:10Z2019-08-11T17:41:10Z2013-01-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2AEste trabalho estuda a crônica de futebol no Brasil, através de uma relação entre a história da crônica jornalística e a trajetória desse esporte no país. A crônica se desenvolveu como um gênero voltado para um conjunto mais amplo de leitores, aproximando-se da linguagem e da cultura das classes populares e tomando como tema fatos ligados à atualidade, exigindo do escritor uma participação direta no dia-a-dia e na realidade social. O futebol, por sua vez, chegou ao país como um esporte elitista, mas se tornou extremamente popular, envolvido por um complexo fenômeno de comunicação de massas, que apresenta uma intensa produção de discursos. Combinados, esses dois processos deram origem à crônica de futebol, gênero de grande alcance popular e praticado por grandes escritores, como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Mário Filho. Propõe-se, portanto, que a crônica de futebol pode ser utilizada em sala de aula, tanto para o desenvolvimento da percepção dos alunos em relação aos recursos textuais utilizados para a recriação dos acontecimentos esportivos quanto para a discussão de temas transversais importantes, relacionados a disciplinas como a História, a Geografia e a Sociologia, tornando-se assim um instrumento para o estímulo do interesse dos estudantes pela leitura e sua formação como cidadãos e leitores críticos.This work studies soccer chronicles in Brazil, through a relation between the history of journalistic chronicles and the trajectory of this sport in the country. Chronicles have developed as a genre aimed at a wider set of readers, approaching the language and culture of the popular classes and, taking as topic, facts related to current events, demanding from the writer a direct participation in the daily routine and social reality. Soccer, for its turn, arrived in the country as an elitist sport, but became extremely popular, wrapped by a complex mass communication phenomenon, which presents an intense production of speeches. Combined, these two processes gave rise to the origin of soccer chronicles, a genre of great popular reach and practiced by great writers, such as Nelson Rodrigues, Armando Nogueira and Mário Filho. It is proposed, therefore, that soccer chronicles can be used in the classroom, as much for the development of the students perception regarding the textual resources used for the recreation of sport events, as for the discussion of important transverse themes, related to subjects such as History, Geography and Sociology, thus becoming an instrument for the stimulation of the students interest in reading and their formation as citizens and critical readers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraFutebol na literaturaLíngua portuguesa Estudo e ensinoleiturafutebolcrônicaA crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_do_marlos_vers_o_final.pdfapplication/pdf195960https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ2A/1/monografia_do_marlos_vers_o_final.pdf823aa0297bfd78feabb2a9aa4fd1a869MD51TEXTmonografia_do_marlos_vers_o_final.pdf.txtmonografia_do_marlos_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain79542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ2A/2/monografia_do_marlos_vers_o_final.pdf.txt558f56d00270a01c5f0f1473ee13c267MD521843/BUBD-9GYQ2A2019-11-14 05:03:40.578oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYQ2ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:03:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
title A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
spellingShingle A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
Marlos Augusto de Souza
leitura
futebol
crônica
Leitura
Futebol na literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
title_short A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
title_full A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
title_fullStr A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
title_full_unstemmed A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
title_sort A crônica de futebol: o gênero, sua história e seu uso em sala de aula
author Marlos Augusto de Souza
author_facet Marlos Augusto de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcelino Rodrigues da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Marlos Augusto de Souza
contributor_str_mv Marcelino Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
futebol
crônica
topic leitura
futebol
crônica
Leitura
Futebol na literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Futebol na literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
description Este trabalho estuda a crônica de futebol no Brasil, através de uma relação entre a história da crônica jornalística e a trajetória desse esporte no país. A crônica se desenvolveu como um gênero voltado para um conjunto mais amplo de leitores, aproximando-se da linguagem e da cultura das classes populares e tomando como tema fatos ligados à atualidade, exigindo do escritor uma participação direta no dia-a-dia e na realidade social. O futebol, por sua vez, chegou ao país como um esporte elitista, mas se tornou extremamente popular, envolvido por um complexo fenômeno de comunicação de massas, que apresenta uma intensa produção de discursos. Combinados, esses dois processos deram origem à crônica de futebol, gênero de grande alcance popular e praticado por grandes escritores, como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Mário Filho. Propõe-se, portanto, que a crônica de futebol pode ser utilizada em sala de aula, tanto para o desenvolvimento da percepção dos alunos em relação aos recursos textuais utilizados para a recriação dos acontecimentos esportivos quanto para a discussão de temas transversais importantes, relacionados a disciplinas como a História, a Geografia e a Sociologia, tornando-se assim um instrumento para o estímulo do interesse dos estudantes pela leitura e sua formação como cidadãos e leitores críticos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T17:41:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T17:41:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2A
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYQ2A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ2A/1/monografia_do_marlos_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYQ2A/2/monografia_do_marlos_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 823aa0297bfd78feabb2a9aa4fd1a869
558f56d00270a01c5f0f1473ee13c267
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589495997595648