Teatralidades do real: significados e práticas na cena contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8T2Q97 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a investigar alguns significados circunscritos na exploração do real no teatro deste início de século. O estudo parte de um levantamento bibliográfico com ênfase em publicações recentes sobre o tema, passa por um mapeamento dos formatos mais recorrentes de aparição do real na esfera cênica e artística da atualidade e termina por realizar um estudo de caso sobre o espetáculo Esta Noite Mãe Coragem, do grupo belo-horizontino ZAP 18. Ao longo do trabalho, é tecida uma discussão sobre os sentidos da crescente exploração do real nos espetáculos teatrais contemporâneos, no intuito de problematizar alguns aspectos: de que forma o real é incorporado pelo teatro hoje? Quais são as potencialidades dessa estratégia representativa? Que tipo de questões ela elabora? Quais os efeitos suscitados no espectador? Assim, por meio deste estudo, é possível inferir que a presença do real na cena artística deste início de século aponta tanto para o redimensionamento do lugar da representação na arte contemporânea quanto para a reflexão sobre uma possível dimensão política do teatro atual. |
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Maurilio Andrade RochaAntonio Barreto HildebrandoSara Del Carmen Rojo de La RosaJulia Guimar?es Mendes2019-08-13T05:38:16Z2019-08-13T05:38:16Z2011-10-14http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8T2Q97Esta dissertação se propõe a investigar alguns significados circunscritos na exploração do real no teatro deste início de século. O estudo parte de um levantamento bibliográfico com ênfase em publicações recentes sobre o tema, passa por um mapeamento dos formatos mais recorrentes de aparição do real na esfera cênica e artística da atualidade e termina por realizar um estudo de caso sobre o espetáculo Esta Noite Mãe Coragem, do grupo belo-horizontino ZAP 18. Ao longo do trabalho, é tecida uma discussão sobre os sentidos da crescente exploração do real nos espetáculos teatrais contemporâneos, no intuito de problematizar alguns aspectos: de que forma o real é incorporado pelo teatro hoje? Quais são as potencialidades dessa estratégia representativa? Que tipo de questões ela elabora? Quais os efeitos suscitados no espectador? Assim, por meio deste estudo, é possível inferir que a presença do real na cena artística deste início de século aponta tanto para o redimensionamento do lugar da representação na arte contemporânea quanto para a reflexão sobre uma possível dimensão política do teatro atual.The goal of this dissertation is to investigate some of the meanings circumscribed in the ways the idea of reality has been explored in theater at the beginning of the current century. The research departs from a bibliographic survey focused in recent publications on the theme, goes through the mapping of the most recurrent appearances of the real at the contemporary scenic and artistic sphere and is concluded with a case study of the play Esta Noite Mãe Coragem (Tonight Mother Courage), by the group ZAP 18 from Belo Horizonte, Minas Gerais. Throughout the work a discussion on the meanings of the growing presence of reality on contemporary theatrical presentation is developed, aiming to focus on a few aspects: In which ways is the real absorbed by theater today? What are the potentialities of such representative strategies? What kinds of questions are elaborated? What reactions are provoked on the spectators? Thus, through this study, it is possible to infer that the presence of the real in the current artistic scenario points both to a new organization of the place of representation in contemporary art as to the reflection about a possible political dimension of theater nowadays.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Aspectos políticosRepresentação teatralTeatro Séc XXI História e críticaTeatralidades do realTeatro contemporâneoRepresentaçãoTeatralidades do real: significados e práticas na cena contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_julia_versao_finalissima.pdfapplication/pdf3011036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8T2Q97/1/dissertacao_julia_versao_finalissima.pdfd7ad12d9a5e0d9ccc645e08396eae962MD51TEXTdissertacao_julia_versao_finalissima.pdf.txtdissertacao_julia_versao_finalissima.pdf.txtExtracted texttext/plain235307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8T2Q97/2/dissertacao_julia_versao_finalissima.pdf.txtb40916389b58e766ea1a38f5cbc160bcMD521843/JSSS-8T2Q972019-11-14 21:22:07.475oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8T2Q97Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:22:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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