O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R |
Resumo: | Pretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho. |
id |
UFMG_5368faafc59001b631ab0bebc726b3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHH7R |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Barreto HildebrandoNara Waldemar KeisermanInes Alcaraz MaroccoLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaSara Del Carmen Rojo de La RosaDaniel Furtado Simoes da Silva2019-08-11T03:08:06Z2019-08-11T03:08:06Z2013-09-16http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7RPretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho.We intend to investigate the ramifications that the contemporary scene puts for the actor in his work, within the framework of post-dramatic or performative theater. We start with a brief recollection of the development of the concept of character as it was thought throughout the history of theater, until we get to the practice of creators who destabilizedand surpassed this concept. Discussing the theatrical framework and the oscillation between the planes of representation and presence, we look at how the actor behaves in a context in which proliferate: the use of the actor's personal stuff, culminating in the autobiographical testimony; performing actions with a character no more dramatic, buteminently performative; using personas of the actor, the creation of games and several ways to propose interactions with the audience. There are processes that approaching the actor, his method of work, to the performer and its procedures. Teetering from acting notacting,the actor moves between various performance records, having to recreate their work methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Séc XX-XXIPerformance (Arte)Representação teatralArtesO ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___vers_o_cd.pdfapplication/pdf4191267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/1/tese___vers_o_cd.pdf59d13cfcb81b431324136826da04c96aMD51TEXTtese___vers_o_cd.pdf.txttese___vers_o_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain674519https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/2/tese___vers_o_cd.pdf.txtd9035d7d824a63524ae9623563864620MD521843/JSSS-9EHH7R2019-11-14 05:52:17.507oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHH7RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:52:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
title |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
spellingShingle |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo Daniel Furtado Simoes da Silva Artes Teatro Séc XX-XXI Performance (Arte) Representação teatral |
title_short |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
title_full |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
title_fullStr |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
title_full_unstemmed |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
title_sort |
O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo |
author |
Daniel Furtado Simoes da Silva |
author_facet |
Daniel Furtado Simoes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Barreto Hildebrando |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nara Waldemar Keiserman |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ines Alcaraz Marocco |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Furtado Simoes da Silva |
contributor_str_mv |
Antonio Barreto Hildebrando Nara Waldemar Keiserman Ines Alcaraz Marocco Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes |
topic |
Artes Teatro Séc XX-XXI Performance (Arte) Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro Séc XX-XXI Performance (Arte) Representação teatral |
description |
Pretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T03:08:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T03:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/1/tese___vers_o_cd.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/2/tese___vers_o_cd.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59d13cfcb81b431324136826da04c96a d9035d7d824a63524ae9623563864620 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589269321678848 |