O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Furtado Simoes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R
Resumo: Pretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho.
id UFMG_5368faafc59001b631ab0bebc726b3fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHH7R
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Barreto HildebrandoNara Waldemar KeisermanInes Alcaraz MaroccoLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaSara Del Carmen Rojo de La RosaDaniel Furtado Simoes da Silva2019-08-11T03:08:06Z2019-08-11T03:08:06Z2013-09-16http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7RPretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho.We intend to investigate the ramifications that the contemporary scene puts for the actor in his work, within the framework of post-dramatic or performative theater. We start with a brief recollection of the development of the concept of character as it was thought throughout the history of theater, until we get to the practice of creators who destabilizedand surpassed this concept. Discussing the theatrical framework and the oscillation between the planes of representation and presence, we look at how the actor behaves in a context in which proliferate: the use of the actor's personal stuff, culminating in the autobiographical testimony; performing actions with a character no more dramatic, buteminently performative; using personas of the actor, the creation of games and several ways to propose interactions with the audience. There are processes that approaching the actor, his method of work, to the performer and its procedures. Teetering from acting notacting,the actor moves between various performance records, having to recreate their work methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Séc XX-XXIPerformance (Arte)Representação teatralArtesO ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___vers_o_cd.pdfapplication/pdf4191267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/1/tese___vers_o_cd.pdf59d13cfcb81b431324136826da04c96aMD51TEXTtese___vers_o_cd.pdf.txttese___vers_o_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain674519https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/2/tese___vers_o_cd.pdf.txtd9035d7d824a63524ae9623563864620MD521843/JSSS-9EHH7R2019-11-14 05:52:17.507oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHH7RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:52:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
title O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
spellingShingle O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
Daniel Furtado Simoes da Silva
Artes
Teatro Séc XX-XXI
Performance (Arte)
Representação teatral
title_short O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
title_full O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
title_fullStr O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
title_full_unstemmed O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
title_sort O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo
author Daniel Furtado Simoes da Silva
author_facet Daniel Furtado Simoes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nara Waldemar Keiserman
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ines Alcaraz Marocco
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Furtado Simoes da Silva
contributor_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
Nara Waldemar Keiserman
Ines Alcaraz Marocco
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
topic Artes
Teatro Séc XX-XXI
Performance (Arte)
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro Séc XX-XXI
Performance (Arte)
Representação teatral
description Pretendemos aqui investigar os desdobramentos que a cena contemporânea coloca para o ator no seu trabalho, dentro do quadro do teatro pós-dramático ou performativo. Partimos de uma breve rememoração do desenvolvimento do conceito de personagem, da forma como ele foi pensado ao longo da história do teatro, até chegarmos à prática de criadores que desestabilizaram e ultrapassaram esse conceito. Discutindo o enquadramento teatral e aoscilação entre os planos da representação e da presença, observaremos como o ator se comporta num contexto em que proliferam: a utilização de material pessoal do ator, queculmina no depoimento autobiográfico; a execução de ações com um caráter não mais dramático, mas eminentemente performativo; a utilização de personas do ator; a criação de jogos e de diversas maneiras de propor interações com a plateia. São processos queaproximam o ator, seu método de trabalho, do performer e de seus procedimentos. Oscilando da representação à não-representação, o ator transita entre diversos registros de atuação, tendo de recriar sua metodologia de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T03:08:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T03:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHH7R
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/1/tese___vers_o_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHH7R/2/tese___vers_o_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59d13cfcb81b431324136826da04c96a
d9035d7d824a63524ae9623563864620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589269321678848