Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tânia Valéria Lucas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGX8
Resumo: Este trabalho é o resultado da proposta de intervenção que será aplicada no Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás - CEP - Saúde, com o objetivo de criar um instrumento que será transformado em referencial para os alunos dos cursos do CEP Saúde informando dados sobre o funcionamento da instituição, a metodologia utilizada nos cursos, os direitos e deveres dos alunos, bem como o processo de avaliação aplicada para o desenvolvimento de todos os cursos, discentes e docentes. Utilizou-se como base um estudo bibliográfico e documental por meio de materiais impressos, eletrônicos e nas mais variadas fontes, inclusive na participação do coletivo que foram organizados para essa tarefa, estabelecendo uma relação de confiabilidade nas informações obtidas. Dentre o material documental e bibliográfico encontramos elementos, que subtraídos, contribuirão para a elaboração do Projeto de Intervenção de como criar um Guia do Aluno. As Rodas de Conversas realizadas entre os atores da Escola contribuíram intensamente para subsidiar a escolha do tema Guia do Aluno, pois o Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás não possui um instrumento de referencia que oriente os alunos/trabalhadores de saúde que ingressam nos cursos oferecidos. A decisão adotada foi fundamentada pela necessidade reconhecida pela própria direção e equipe técnica da instituição, assim como a comunidade escolar que está inserida nesse processo de ensino aprendizagem. A proposta de intervenção de criar o Guia do Aluno irá contribuir para auxiliar o aluno na compreensão da normatização e nos procedimentos pedagógicos adotados no processo de educação em saúde, contribuindo assim para o fortalecimento do CEP Saúde.
id UFMG_280575a98b66c057f6f50c668cfbe875
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKGX8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Simone Dutra LucasJoao Henrique Lara do AmaralTânia Valéria Lucas2019-08-11T05:46:01Z2019-08-11T05:46:01Z2013-08-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGX8Este trabalho é o resultado da proposta de intervenção que será aplicada no Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás - CEP - Saúde, com o objetivo de criar um instrumento que será transformado em referencial para os alunos dos cursos do CEP Saúde informando dados sobre o funcionamento da instituição, a metodologia utilizada nos cursos, os direitos e deveres dos alunos, bem como o processo de avaliação aplicada para o desenvolvimento de todos os cursos, discentes e docentes. Utilizou-se como base um estudo bibliográfico e documental por meio de materiais impressos, eletrônicos e nas mais variadas fontes, inclusive na participação do coletivo que foram organizados para essa tarefa, estabelecendo uma relação de confiabilidade nas informações obtidas. Dentre o material documental e bibliográfico encontramos elementos, que subtraídos, contribuirão para a elaboração do Projeto de Intervenção de como criar um Guia do Aluno. As Rodas de Conversas realizadas entre os atores da Escola contribuíram intensamente para subsidiar a escolha do tema Guia do Aluno, pois o Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás não possui um instrumento de referencia que oriente os alunos/trabalhadores de saúde que ingressam nos cursos oferecidos. A decisão adotada foi fundamentada pela necessidade reconhecida pela própria direção e equipe técnica da instituição, assim como a comunidade escolar que está inserida nesse processo de ensino aprendizagem. A proposta de intervenção de criar o Guia do Aluno irá contribuir para auxiliar o aluno na compreensão da normatização e nos procedimentos pedagógicos adotados no processo de educação em saúde, contribuindo assim para o fortalecimento do CEP Saúde.This work is the result of the proposed intervention will be applied in Vocational Education Center of Health of the State of Goiás - CEP - Health, with the goal of creating a tool that will become a reference for students of CEP courses - Health informing data on the functioning of the institution, the methodology used for the courses, the rights and duties of pupils, as well as the evaluation process applied to the development of all courses, students and teachers. It was used as basic bibliographic and documentary materials through print, electronic and on a variety of sources, including the participation of the collective was organized for this task, establishing a relationship of reliability of the information obtained. Among the material found documentary and bibliographic elements, which subtracted, contribute to the drafting of the Intervention of creating a Student Guide. The wheels Conversations held between actors School contributed heavily to subsidize the choice of topic Student Guide, as the Vocational Education Center of Health of the State of Goiás not have an instrument of reference to guide students / health workers who enter in their courses. The decision taken was justified by the need recognized by own direction and technical staff of the institution, as well as the school community that is part of this learning process. The proposed intervention in creating the Student Guide will help to assist the student in understanding the norms and procedures adopted in the process of teaching health education, thus contributing to the strengthening of the CEP - Health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemGuia do alunoEscolas técnicas de saúdeAluno/trabalhador de saúdeProposta de intervençãoElaboração do guia do aluno do CEP - Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALt_nia_val_ria_lucas_1.pdfapplication/pdf362678https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGX8/1/t_nia_val_ria_lucas_1.pdfa54526b62b1bdaaf885bfbc22605de0dMD51TEXTt_nia_val_ria_lucas_1.pdf.txtt_nia_val_ria_lucas_1.pdf.txtExtracted texttext/plain62210https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGX8/2/t_nia_val_ria_lucas_1.pdf.txt5a0441aafaec69441061bfb05009c659MD521843/BUOS-9NKGX82019-11-14 08:01:17.507oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKGX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:01:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
title Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
spellingShingle Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
Tânia Valéria Lucas
Guia do aluno
Escolas técnicas de saúde
Aluno/trabalhador de saúde
Proposta de intervenção
Educação em Enfermagem
title_short Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
title_full Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
title_fullStr Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
title_full_unstemmed Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
title_sort Elaboração do guia do aluno do CEP - Saúde
author Tânia Valéria Lucas
author_facet Tânia Valéria Lucas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simone Dutra Lucas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joao Henrique Lara do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Tânia Valéria Lucas
contributor_str_mv Simone Dutra Lucas
Joao Henrique Lara do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Guia do aluno
Escolas técnicas de saúde
Aluno/trabalhador de saúde
Proposta de intervenção
topic Guia do aluno
Escolas técnicas de saúde
Aluno/trabalhador de saúde
Proposta de intervenção
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este trabalho é o resultado da proposta de intervenção que será aplicada no Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás - CEP - Saúde, com o objetivo de criar um instrumento que será transformado em referencial para os alunos dos cursos do CEP Saúde informando dados sobre o funcionamento da instituição, a metodologia utilizada nos cursos, os direitos e deveres dos alunos, bem como o processo de avaliação aplicada para o desenvolvimento de todos os cursos, discentes e docentes. Utilizou-se como base um estudo bibliográfico e documental por meio de materiais impressos, eletrônicos e nas mais variadas fontes, inclusive na participação do coletivo que foram organizados para essa tarefa, estabelecendo uma relação de confiabilidade nas informações obtidas. Dentre o material documental e bibliográfico encontramos elementos, que subtraídos, contribuirão para a elaboração do Projeto de Intervenção de como criar um Guia do Aluno. As Rodas de Conversas realizadas entre os atores da Escola contribuíram intensamente para subsidiar a escolha do tema Guia do Aluno, pois o Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás não possui um instrumento de referencia que oriente os alunos/trabalhadores de saúde que ingressam nos cursos oferecidos. A decisão adotada foi fundamentada pela necessidade reconhecida pela própria direção e equipe técnica da instituição, assim como a comunidade escolar que está inserida nesse processo de ensino aprendizagem. A proposta de intervenção de criar o Guia do Aluno irá contribuir para auxiliar o aluno na compreensão da normatização e nos procedimentos pedagógicos adotados no processo de educação em saúde, contribuindo assim para o fortalecimento do CEP Saúde.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T05:46:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T05:46:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGX8
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGX8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGX8/1/t_nia_val_ria_lucas_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGX8/2/t_nia_val_ria_lucas_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a54526b62b1bdaaf885bfbc22605de0d
5a0441aafaec69441061bfb05009c659
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589562167984128