Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Assis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roberto Célio Valadão, Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/74869
Resumo: In this article, we will seek, through documentary research, to compare the understandings of Spatial Thinking, present in Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), with national research dedicated to identifying the intellectual components and movements involved in Geographic Reasoning. By identifying similarities, differences, and disagreements between the works analyzed, we seek an outline, albeit incipient, of what we understand as Geographic Reasoning. We consider such reasoning to be necessary for the study of the spatiality of a given phenomenon and, consequently, for the understanding of Spatial Practices.
id UFMG_28115aecf20ffb5acae251234b87ab58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/74869
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)For a construction of geographical reasoning beyond spatial thinkingGeografiaLógicaGeografiaLógicaIn this article, we will seek, through documentary research, to compare the understandings of Spatial Thinking, present in Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), with national research dedicated to identifying the intellectual components and movements involved in Geographic Reasoning. By identifying similarities, differences, and disagreements between the works analyzed, we seek an outline, albeit incipient, of what we understand as Geographic Reasoning. We consider such reasoning to be necessary for the study of the spatiality of a given phenomenon and, consequently, for the understanding of Spatial Practices.Neste artigo procuraremos, através de uma pesquisa documental, cotejar as compreensões sobre Pensamento Espacial, presentes no Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), às pesquisas nacionais dedicadas a identificação dos componentes e movimentos intelectuais envolvidos num Raciocínio Geográfico. Através da identificação de aproximações, distanciamentos e discordâncias entre os trabalhos analisados, buscamos um delineamento, ainda que incipiente, daquilo por nós compreendido como Raciocínio Geográfico. Tal raciocínio é por nós tomado como necessário ao estudo da espacialidade de um dado fenômeno e, em decorrência, à compreensão de Práticas Espaciais.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIAUFMG2024-08-23T20:59:22Z2024-08-23T20:59:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf00http://hdl.handle.net/1843/74869porColóquio Internacional da Rede Latino Americana de Didática de GeografiaPatrícia AssisRoberto Célio ValadãoValéria de Oliveira Roque Ascençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-23T20:59:23Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/74869Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-23T20:59:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
For a construction of geographical reasoning beyond spatial thinking
title Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
spellingShingle Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
Patrícia Assis
Geografia
Lógica
Geografia
Lógica
title_short Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
title_full Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
title_fullStr Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
title_full_unstemmed Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
title_sort Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking)
author Patrícia Assis
author_facet Patrícia Assis
Roberto Célio Valadão
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
author_role author
author2 Roberto Célio Valadão
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Assis
Roberto Célio Valadão
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Lógica
Geografia
Lógica
topic Geografia
Lógica
Geografia
Lógica
description In this article, we will seek, through documentary research, to compare the understandings of Spatial Thinking, present in Learning to Think Spatially: GIS as a Support System in the K-12 Curriculum (NRC, 2006), with national research dedicated to identifying the intellectual components and movements involved in Geographic Reasoning. By identifying similarities, differences, and disagreements between the works analyzed, we seek an outline, albeit incipient, of what we understand as Geographic Reasoning. We consider such reasoning to be necessary for the study of the spatiality of a given phenomenon and, consequently, for the understanding of Spatial Practices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-23T20:59:22Z
2024-08-23T20:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 00
http://hdl.handle.net/1843/74869
identifier_str_mv 00
url http://hdl.handle.net/1843/74869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Colóquio Internacional da Rede Latino Americana de Didática de Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829679654404096